É seguro viajar para o México? Entenda mais sobre o quadro do coronavírus e a reabertura do país

Troca de informações sobre destinos no México.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Mai 16, 2020 5:58 pm
Imagem

A grande diferença da pandemia da COVID-19 para a de H1N1, em 2009, é o impacto social no dia a dia de cidadãos de todas as partes do mundo. Em 2009, apesar da doença ser extremamente séria e letal, não houve uma paralisação quase integral como vemos hoje, e um dos principais setores afetados com o coronavírus é o de turismo. Agora que todos estão se acostumando com as mudanças desse período difícil, acreditamos que seja uma boa hora para começar a olhar para o futuro.

A indicação absoluta neste momento é a de ficar em casa. Porém, é possível projetar que destinos menos afetados sejam normalizados antes do que os epicentros, como o Estados Unidos. O México é um dos destinos de verão mais procurados do mundo e planeja a reabertura para junho.

Leia também: É seguro viajar para Argentina? Entenda mais sobre o quadro do coronavírus e a reabertura do país

Quando começaram os casos no México?

O primeiro caso oficialmente registrado no México foi no dia 28 de fevereiro de 2020 - "importado" da Itália. Porém, no mundo todo estima-se que os casos começaram antes do que os registros oficiais.

O panorama do coronavírus no México

O melhor meio para consultar os dados oficiais é no portal do governo federal do México. O site tem uma aba exclusiva para dados da pandemia no país, que você pode conferir clicando aqui.

No fechamento desta matéria, no dia 16/05, o número de casos ativos é de 9.378 e 4.220 mortes.

Assim como no Brasil, o panorama do coronavírus no México tem sido conturbado. A imprensa local chama atenção para a subnotificação de casos e até ocultamento por parte do governo dos reais números. O argumento é sustentado pelo baixo número de testes feitos.

O México declarou o estado de emergência sanitária, mas não implementou a nível federal uma quarentena obrigatória. Existe uma campanha de isolamento social, com redução de atividades, mas não é um lockdown.

O início da retomada no México

O projeto de retomada das atividades no México enfrenta forte oposição nacional e internacional. O país foi dividido em um sistema de quatro cores que determinam as regras regionais para a reabertura gradual. As cores das regiões devem ser atualizadas semanalmente de acordo com os resultados registrados. Apesar das regras divulgadas, ainda não foi mostrado um infográfico com esta separação do país por cores.

Regiões vermelhas permanecem com isolamento social, com apenas comércio essencial aberto. Entretanto, o governo federal incluiu os setores de mineração, construção civil e indústria automobilística na lista de atividades essenciais, que inicialmente contemplavam apenas saúde e alimentação. Ou seja, é um falso isolamento, pois uma grande parcela de mexicanos vai voltar a trabalhar.

Regiões laranjas vão poder abrir mais indústrias, ainda a serem anunciadas. Nas áreas amarelas haverá a reabertura quase total do comércio não-essencial, com exceção de atividades consideradas recreativas e escolas. Já nas regiões verdes, a retomada será integral, como na vida normal.

As fronteiras do México estão abertas?

O México fechou apenas parte das fronteiras - apenas com os Estados Unidos e Guatemala.

A Aeromexico continua com os voos de/para o Brasil?

A Aeromexico opera voos diários de São Paulo (GRU) para a Cidade do México (MEX). Os voos estão temporariamente suspensos e a previsão é retornar no dia 2 de junho de 2020.

Existe previsão de abertura para o turismo de lazer?

Esta não é uma resposta fácil de ser dada. Teoricamente, com as fronteiras abertas, o "sinal verde" pode significar a abertura do turismo de lazer. Entretanto, como foi exposto, a situação do México está caótica e incerta. Cancún, por exemplo, já está preparando a retomada para junho. Infelizmente, não seria surpresa observar um aumento de casos após o processo de reabertura. Não deixe de sonhar com suas viagens futuras, mas por ora, fique em casa.

Matérias do FDV sobre o México

- Viagem para o México: Los Cabos ou Cancún?

- 15 curiosidades sobre o México que você provavelmente não sabia

- Entenda a crise de brasileiros sendo barrados pela imigração do México

- Sargaço em Quintana Roo, no México: tudo que você precisa saber antes de viajar para Cancún e região

- 10 atrações para você conhecer na Cidade do México

Boa viagem - em breve!

E você, está com planos de viajar para o México em 2020? Ou preferiu deixar para 2021? Qual será o seu roteiro de viagem? Conte para nós os seus planos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 18, 2020 9:17 am
O México em vários aspectos se assemelha ao Brasil. Torcendo para dar tudo certo.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Mai 19, 2020 1:41 pm
Todo cuidado é pouco e o caminho é gradativo e longo. Desejo sucesso e que em breve eu possa visitá-los hehe

feliperasia Mensagens: 25
Qui Mai 20, 2021 3:50 pm
Senhores, olhei os tópicos sobre o México e achei esse o mais adequado para dirimir minha dúvida.

Os Brasileiros que estiverem em seu próprio país apenas podem entrar ao México via voos diretos do Brasil? Estamos proibidos de fazer conexão em cidades como Lima e Santiago pra chegar nos aeroportos Mexicanos por conta das restrições impostas pelo Coronavírus?

ludodiniz Mensagens: 1012
Qui Mai 20, 2021 5:48 pm
Reabertura?
A região de Cancun nunca fechou. Basta ver as redes sociais dos brasileiros e dos "influenciadores" que lotaram lá na virada do ano e desde o mês passado, quando foram fazer a quarentena para entrar nos EUA e se vacinarem.

@feliperasia
Os brasileiros podem entrar em conexões. A grande maioria vai via Panamá, de Copa. A Latam vai iniciar um voo direto de São Paulo para Cancun.

feliperasia Mensagens: 25
Qui Mai 20, 2021 8:50 pm
@ludodiniz, obrigado pela ajuda. 😊

Tava receoso em conectar via Lima ou Santiago e ter problemas. Os voos diretos estão bem caros.





Booking.com

Voltar para “México”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio