Zócalo: um passeio pela principal praça da Cidade do México
- falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
O Zócalo é ponto de encontro desde o tempo dos Astecas.
Visão geral
Utilizado com ponto de encontro desde muito tempo antes da chegada dos espanhóis ao México, o Zócalo, como é conhecida a praça principal da Cidade do México, exala história em todos os seus cantos. Na época pré-colonial, os Astecas utilizavam o local para realizar suas principais cerimônias e rituais. Naquela época, a cidade se chamava Tenochtitlán e o Zócalo era um imenso espaço aberto margeado pelas casas dos imperadores. Atualmente, o Zócalo cobre uma área de mais de 52 mil quilômetros quadrados, sendo a quarta maior praça do mundo, e já foi testemunha de importantes fatos da história mexicana.
Nos dias de hoje, o Zócalo é delimitado pela Catedral, pelo Palácio Nacional e por diversos prédios administrativos. A poucos metros, ao lado da catedral fica um importante sítio arqueológico que guarda ruínas da Cidade de Tenochtitlán, capital do Império Asteca.
Leia também: Pirâmides de Teotihuacán | A maior atração turística da Cidade do México
Como já deu para perceber, o Zócalo é um daqueles passeios imperdíveis para quem visita a capital mexicana. Para quem quer experimentar o Zócalo com máxima lotação sugerimos os dias 1 e 2 de novembro, quando os mexicanos celebram o dia dos mortos. Prepare-se para muita gente, música e animação. A cena inicial do filme 007 Spectre dá uma ideia bem real do que esperar.
Leia também: Cidade do México | Comemoração do Dia dos Mortos
Visitar o Zócalo é como viajar no tempo e o fato de combinar muito da história pré-colonial, como as ruínas astecas, a catedral, e as histórias da revolução, cria um ambiente excelente para quem aprecia história. Portanto, uma boa ideia é fazer um dos passeios guiados pelo local. Além disso, a Secretaria de Educação Pública, onde estão alguns dos principais murais de Diego Rivera (marido de Frida Kahlo), fica bem perto de lá e vale muito a visita.
O Palácio de Belas Artes é outro ponto que merece uma visita.
A Catedral, uma das construções que delimita o Zócalo.
Nas ruínas de Tenochtitlán existe uma maquete que dá ideia da grandiosidade atingida pela civilização Asteca.
Como era o Zócalo na época pré-colonial. A pirâmide ao fundo e a direita representa o Templo Maior.
A Catedral fica exatamente ao lado das ruínas de Tenochtitlán.
O pátio da Secretaria de Educação Pública.
Um dos murais de Diego Rivera que mostra o Templo Maior Asteca.
O principal mural de Diego Rivera, onde ela conta a sua versão da formação do México, desde de muito antes da chegada dos espanhóis.
A riqueza de detalhes dos murais. O cachorro à esquerda tem os traços das raças originárias da América Latina, já o da direita foi representa os trazidos pelos espanhóis e mostra a tensão entre os dois povos.
A marca do artista.
Como chegar
O Zócalo está localizado no centro da Cidade do México. Se você planeja a visita durante a semana, prepare-se para pegar muito trânsito. Por isso, o ideal é visitar durante o final de semana, especialmente aos domingos pela manhã, quando é bem mais fácil transitar e aproveitar o passeio.
É possível chegar de transporte público, como ônibus e metrô. A Estação Zócalo, como o nome indica, fica a poucos passos da praça. Fizemos a visita guiada com um guia privado, que nos levou de van até lá, o que facilitou muito a locomoção, pois o motorista nos deixou por lá e retornou ao final da manhã, sem ter que perder tempo procurando onde estacionar. O trânsito na Cidade do México é bem complicado e não recomendamos alugar um carro quando visitando a cidade. Você também pode ir de táxi ou Uber (melhor opção).
Quanto custa
Não há cobrança de entrada para visitar o Zócalo ou a Catedral. No entanto, para visitar o Templo Maior nas ruínas de Tenochtitlán, o valor do ingresso é de 51 pesos mexicanos (US$3). A visita aos murais de Diego Rivera na Secretaria de Educação Pública é gratuita.
Conclusão
Visitar o Zócalo é um passeio que vale muito a pena. Prepare-se para encontrar um local riquíssimo em história e cultura. As ruínas do Templo Maior, lado a lado com a catedral, e ainda diversos outros pontos de interesse como o Museu Nacional de Arte, o Palácio Nacional e Palácio de Belas Artes, todos a distância de uma curta caminhada. Por fim, visitar os murais de Diego Rivera fecha com chave de ouro o passeio por esse local tão especial.
Bom passeio!
Texto e fotos: Emanuel Couto.
E você, já se visitou o Zócalo? Gostou? Fez algum mergulho? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
- GabrielDias Mensagens: 41747
A história e cultura mexicana é incrível. Preciso conhecer a Cidade do México!
- Emanuel Mensagens: 369
A Cidade do México é fascinante! Cultura e gastronomia de primeira qualidade!
Booking.com
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante