Entenda a crise de brasileiros sendo barrados pela imigração do México

Troca de informações sobre destinos no México.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jan 07, 2020 7:39 pm
Imagem

Você planeja a viagem ou até a lua de mel dos sonhos para o México, e com tudo pago, é barrado na imigração e precisa voltar para casa. Infelizmente, esta tem sido a história de terror de muitos brasileiros nos últimos meses. Instalou-se uma verdadeira crise de brasileiros barrados pela imigração mexicana que você precisa saber caso esteja pensando em viajar para lá. Continue lendo para entender mais detalhes.

Leia também: 15 curiosidades sobre o México que você provavelmente não sabia

Por que brasileiros estão sendo barrados?

Há poucas informações concretas sobre os motivos que têm resultado em tantas inadmissões. As principais fontes são os próprios relatos de viajantes brasileiros que foram barrados. Os casos em massa começaram a ganhar repercussão em 2019.

Muitos assumem que esta seria uma tentativa do México de firmar o compromisso com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump contra a imigração ilegal de latinos. A grande questão do porquê os casos de brasileiros barrados tornaram-se escandalosos foi a ausência de critério por parte da imigração mexicana.

Os depoimentos mostram que os agentes da imigração implicam com detalhes bastante específicos. A viajante Elisângela Cavalcante conta: ''Eu e minha família quase fomos barrados por conta do vencimento da identidade militar do meu marido, já estava em pânico. Acho que eles só liberaram quando ligaram pra o adido da Marinha no México para confirmar que ele estava de férias''.

Posicionamento oficial do Consulado-Geral do Brasil no México e Itamaraty

Na data de fechamento desta matéria (07/01), a página oficial da entidade no Facebook tem uma publicação fixada que chama a atenção dos turistas brasileiros para as inadmissões. Você pode conferir a postagem clicando aqui.

Imagem

A imagem de pessoas deitadas no chão sugere que estes são brasileiros que tiveram sua entrada no México negada. A legenda alerta que viajantes provenientes do Brasil precisam saber da possibilidade de inadmissão e as devidas consequências ao decidirem fazer esta viagem. Um texto quase idêntico também foi publicado na aba de 'Alertas' do site oficial do Itamaraty. Confira clicando aqui. Confira a parte do comunicado que detalha as condições que brasileiros barrados são submetidos:
- Número considerável de brasileiros que vêm ao México como visitantes têm sua entrada negada e são obrigados a esperar seu retorno ao Brasil, por horas ou dias, detidos em salas dos aeroportos internacionais mexicanos em condições equivalentes a reclusórios.

- Não há qualquer previsão de reembolso, no México ou no Brasil, de despesas realizadas com passagens, hospedagens e demais gastos.

- Não há necessidade de vistos prévio para cidadãos brasileiros que visitam o México, mas isso não significa que os viajantes terão sua entrada no país permitida, mesmo que cumpram com todos os requisitos migratórios (como apresentação de reserva de hotel, passagem de retorno e dinheiro ou cartões de crédito).

- Não há garantia de que comida e/ou água serão fornecidos regularmente aos passageiros detidos. Homens e mulheres são separados e não há previsão de que famílias (inclusive com crianças) aguardem seu retorno ao Brasil juntos.

- Os brasileiros inadmitidos têm todos os seus pertences apreendidos, inclusive telefones celulares, e devem dividir alojamento com outros migrantes detidos, além de dormir em colchonetes plásticos ou bancos de concreto.

- Os viajantes somente têm direito a realizar uma chamada telefônica, a este Consulado-Geral (+52 55 3455 3991 - plantão consular 24 horas), prerrogativa que muitas vezes não é atendida. Não há serviço de interpretação, informações são prestadas apenas em espanhol.

- Caso seu ingresso ao México seja recusado, é importante saber que, devido a proibições da lei mexicana e à soberania do país, o Governo brasileiro, por meio do Consulado-Geral, infelizmente não poderá intervir em favor de sua entrada e tampouco poderá fornecer alimentos ou água.
O outro lado da moeda: brasileiros que não tiveram problemas para entrar no México

A situação é grave e merece toda a atenção e cautela. Entretanto, o caos não é regra. Como foi dito anteriormente, há uma escassez de dados oficiais sobre a crise. Portanto, não se sabe exatamente a porcentagem de brasileiros que são deportados e admitidos.

Novamente, a partir de relatos de viajantes, é possível entender que há sim brasileiros que conseguiram viajar para o México nos últimos meses sem quaisquer problemas na imigração. Quando se trata de casos tão sensíveis como este, é preciso evidenciar que nada é 100% garantido. Mas para quem é experiente no mundo das viagens, como a equipe do Falando de Viagem, fica claro que a melhor postura é se precaver e imprimir - sim, mesmo na era digital, o peso do papel ainda é outro - absolutamente todos os documentos e comprovantes da sua viagem. Passagem de volta e conexões, reserva da hospedagem, carta de recomendação caso alguém vá te receber, reservas dos passeios, seguro de viagem... a lista pode ser extensa. Além de outras regras gerais para qualquer imigração do mundo, como sempre falar a verdade absoluta e comprovar o seu vínculo com o Brasil - com matrícula em universidade e carteira de trabalho assinada, por exemplo.

Os depoimentos confirmam. O viajante Talles Figueiredo conta: "Fui ao México em outubro de 2019, eu tinha lido umas notícias dessas e fiquei meio com medo. Mas foi super tranquilo, levei todos os documentos necessários, carta de convite de uma amiga mexicana, todos os comprovantes dos passeios que fui fazer e passagens aéreas dentro do país. Eles só olharam a carta da minha amiga".

Nossa experiência

O Gabriel Dias esteve no México em 2019, voando Aeromexico, realizando a imigração na Cidade do México. Tudo ocorreu de forma tranquila e sem questionamentos. Ele relata que, como sempre, repara as pessoas na fila a sua frente, e não percebeu nenhum caso de brasileiros com problemas.

Devo arriscar viajar para o México?

Não há uma resposta certa para esta pergunta, mas é preciso ponderar. Como foi mencionado acima, é preciso lembrar que, além do estresse psicológico, nenhum custo será ressarcido. Não dá para saber ao certo o motivo dos brasileiros barrados e, como se sabe, muitos brasileiros viajam para ficar ilegalmente em outros países. Por isso, a princípio, não vemos motivos para maiores preocupações, mas os cuidados devem ser redobrados.

Leia também: Sargaço em Quintana Roo, no México | Tudo que você precisa saber antes de viajar para Cancún e região

Grupo de WhatsApp sobre Cancún

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos dois grupos, com capacidade para 257 pessoas cada um:
- Cancún G1: https://chat.whatsapp.com/Buv1ZTKZmJc9dRWfkKKzDk
- Cancún G2: https://chat.whatsapp.com/K8VvTnjctfZKX5I5UUybOa

Entre apenas no G1 ou no G2. Não permitimos que você entre em ambos.

Também temos um grupo sobre o México, para falar de qualquer destino: https://chat.whatsapp.com/KVQ5hNr0ehXEPVu11fUGV8

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa sorte e boa viagem!

E você, viajou recentemente para o México? Onde fez a imigração? Deu tudo certo? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Jan 07, 2020 8:11 pm
Coisa hedionda que a forma de tratamento de pessoas cuja entrada fora negada seja pior do que a que a lei internacional garante até em cenários de guerra.

Em 2016 tivemos algo assim com a Espanha e lembro que a postura do governo brasileiro foi a de tratar com reciprocidade os espanhóis que vinham ao Brasil e com isso a "crise" não durou muito.

Avatar do usuário
regsteixeira Mensagens: 1194
Ter Jan 07, 2020 9:56 pm
Um lixo de pais desse fazendo essa graça!!!Tem é que levantar as mãos para o céu que o brasileiro está indo lá aquecer a economia deles. “É muita barata voadora se sentindo borboleta”.

Abraço

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 08, 2020 2:42 am
Aqui eh o contrario. Ir de San Diego para Tijuana eh mole. Nao leva nem 5 minutos. Mas a fila para voltar pode demorar 2 horas.

Adriana Mensagens: 2231
Qua Jan 08, 2020 12:20 pm
Bem, em destinos com problemas assim, eu geralmente pulo e passo para o próximo da Wish List (visto que cada dia ela está maior) nao tenho problema em escolher outro :)

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Jan 08, 2020 7:36 pm
Uma coisa é combater a ilegalidade, outra é ''atirar pra todos os lados''. O que era pra ser responsável virou irresponsável.

jpaulo604 Mensagens: 52
Qua Jan 08, 2020 7:55 pm
Há muitos anos existia o visto mexicano e eu tirei um por volta de 2002 ou algo assim.

Depois sei que passaram a aceitar o visto americano e o mexicano foi abolido.

Agora não exigem nada ou os brasileiros estão chegando no México sem visto americano?

JP

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Jan 08, 2020 8:29 pm
Olá jpaulo604,

Agora não exigem nada - só o passaporte.

rogeriocardoso Mensagens: 455
Qua Jan 08, 2020 8:38 pm
Não sei se é geral m as dos relatos que li na internet sobre as deportações todas elas foram por falta de documentação como passagem de volta impressa, comprovante de hospedagem.
Quando o destino não exige visto ou não é conhecido por ter imigração muito rígida, os passageiros costumam ser mais descuidados quanto a documentação. Sem querer comparar destinos, não vejo gente indo para a Europa e não levando a famosa pastinha consigo.
A situação é complicada mesmo e todos estamos sucetíveis mas pode servir de aviso. Eu sempre viajo com toda documentação impressa e comprovantes de passeios, hospedagem e tals seja aqui para a América do Sul ou para o outro lado do mundo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 08, 2020 8:41 pm
Eu viajo sem nada impresso. Nada. Nos últimos anos, só tive problemas em Montreal, no Canadá, que fui para a segunda inspeção. Quando viram no celular a reserva do The Ritz-Carlton me liberaram.





Booking.com

Voltar para “México”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio