Discuti com o taxista, desci do táxi e chamei a polícia em Santiago do Chile

Troca de informações sobre transporte em Santiago do Chile.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 10, 2017 5:25 pm
Imagem

Que atire a primeira pedra quem nunca teve problemas com um taxista durante a viagem. No Brasil sabemos que o serviço é problemático. Na Argentina sabemos que há vários golpes. Em Santiago do Chile, na primeira vez que fui para lá (2015), usei poucas vezes e não tive problemas. Agora em 2017 tive um grave problema e precisei acionar a polícia.

Para começar, vou explicar: usei o táxi algumas vezes apenas para ter a experiência e poder comparar com o Uber/Cabify, mostrando os prós e contras de cada opção.

Leia também: Vale a pena andar de táxi em Santiago do Chile?

Fui jantar no Grand Hyatt Santiago, no excelente Senso, e na saída pedi ao funcionário um táxi. Ele perguntou se eu desejava um táxi do hotel, mas obviamente respondi que não, pois são mais caros. Ele veio com o papo de que era mais seguro e bla bla bla, mas ignorei e disse que queria um táxi comum. Ele me pediu o endereço para onde iria e foi procurar um táxi. Enquanto isso, vi no Uber que o trajeto daria em torno de 4 mil pesos chilenos (em torno de 23 reais).

O táxi chegou, entramos e fiquei brincando com meu filho. No meio do trajeto notei que o taxímetro estava desligado e o sinal de alerta ligou. Como era à noite, decidi não confrontar o taxista no meio do caminho, e orientei minha esposa que ao chegar ao nosso hotel ela deveria entrar logo com meu filho.

Leia também: Como se locomover em Santiago do Chile

Chegamos e o taxista vira para mim e diz: "São 12 mil pesos chilenos". Discordei dele na hora, dizendo que esse não era o valor, e ele argumentou que era um táxi especial (mentira). Disse que não pagaria e iria chamar a polícia, saindo imediatamente do táxi e indo para a recepção do hotel (visando minha segurança).

Avisei a recepção que o taxista estava tentando me roubar. Ele esperou uns 3 minutos e entrou no hotel. Nisso, eu já estava com 3 mil pesos chilenos na mão, dizendo que era apenas o que eu pagaria (joguei o valor para baixo, para pagar no máximo 4 mil pesos chilenos). O pessoal do próprio hotel disse que o trajeto, no táxi especial deles, sairia 6 mil pesos chilenos, portanto os 12 mil pesos chilenos cobrados pelo taxista era um valor abusivo. Nessa hora ele caiu o valor para 7 mil pesos chilenos. Eu, falando bem alto, disse: "Viu como ele está me roubando? Caiu de 12 para 7. Só vou pagar 3".

O taxista disse que não aceitaria. Aí eu perguntei: "Você é chileno? Porque está parecendo argentino roubando turistas". Mandei chamar a polícia e a recepcionista do hotel fez a ligação. Ao término, disse a ela que iria esperar a polícia chegar no meu quarto, e que ela me avisasse para eu descer.

Fui andando em direção ao elevador para ir embora e o taxista veio atrás de mim pedindo os 3 mil pesos chilenos e foi embora. Disse que não iria perder tempo esperando, hahahaha. Faz-me rir, né?

Uma hora depois a polícia chegou e eu desci até o lobby. Expliquei o que havia acontecido, disse que não havia anotado os dados do táxi, e eles foram embora.

Conclusão: alguns taxistas se aproveitam dos turistas para extorquir dinheiro. Esse se deu mal, porque eu fui firme, e me resguardei no hotel. Alguém menos experimente, e sem saber o valor médio do trajeto, teria caído no golpe.

Claro que ele não iria esperar a polícia, pois sabia que estava errado, e além disso o tempo esperando faria ele perder dinheiro ao invés de transportar mais passageiros. Por isso, o ideal é sempre usar o Uber e Cabify, onde você nunca terá problemas como esse, além de andar em carros mais novos e com motoristas honestos. A única vantagem dos táxis é poder usar as faixas exclusivas nos horários de rush, fazendo ganhar tempo.

Na temporada de inverno os golpes são mais comuns, pois há milhares de brasileiros na cidade, e infelizmente há pessoas que querem se dar bem de qualquer maneira. Por isso, se você está viajando para lá, recomendo usar a mesma empresa que usei, e que cuidou de mim nos traslados, passeios e hospedagem. Envie um e-mail para [email protected] que coloco você em contato com eles.

Tome cuidado, pois apesar dos chilenos gostarem dos brasileiros, sempre há uma minoria problemática.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já teve problema com taxista no Chile? Como foi? E como resolveu? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 10, 2017 6:01 pm
GabrielDias escreveu:O taxista disse que não aceitaria. Aí eu perguntei: "Você é chileno? Porque está parecendo argentino roubando turistas".
Aí você arriscou sua vida. :lol:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 10, 2017 6:05 pm
Sim, mas estava com uns 8 funcionários do hotel ao meu lado! hahahahaha

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Ter Jul 11, 2017 1:22 am
Aconteceu o mesmo comigo há uns 3 anos atrás. Paguei para não brigar.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Jul 11, 2017 4:29 am
Realmente taxi é algo que temos que cuidar no mundo inteiro.
Felizmente você estava em um hotel, imagina se você estava por exemplo em um apartamento alugado, ou coisa assim, não teria o respaldo do pessoal e realmente teria sido perigoso.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jul 11, 2017 4:36 am
Essa sensação de que tão te enganando (e nesse caso roubando também) é horrível!
Em Taxi isso é muito fácil de acontecer, por isso muitas vezes ligo o Waze (com volume) para ele ver que estou acompanhando!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jul 11, 2017 7:33 am
Viajar para mim é exceção, para o Gabriel, é regra...então, é claro que, a probabilidade dele ter problemas com taxistas é maior que a minha...
Mas, nunca tive problemas com taxistas...
Uma coisa que eu faço é, como não conheço o local onde estou, perguntar ao hotel, restaurante, etc, quanto dá, +-, o taxi até o destino que vou...
Quanto entro no taxi, já vou falando:"... o cara do hotel disse que a corrida deve dar +- uns XXX... é isso mesmo ???"
A maioria confirma, e alguns apenas informam que depende do trânsito...
E nunca tive problemas com taxistas... mesmo em Buenos Aires.... uma vez, por lá, um motorista "bateu com os ombros e apontou para o taxímetro.. e não respondeu..."; mandei ele ir embora e peguei outro...
Se pego um engarrafamento no caminho, já sei que o valor vai aumentar no final.. isto é normal...
Mas, confesso que taxi não é tão barato quanto Uber e/ou Cabify...só percebo isto pela fatura do meu cartão, no adicional de minha filha, que usa Uber direto... eu já falei pra ela não usar mais e se ela continuar insistindo, vou travar o cartão dela...
Perto do nosso prédio, tem dois pontos de taxis... já disse para ela usar os carros ali, porque os motoristas que fazem ponto ali são todos conhecidos...e ela não tem enviado a placa do carro Uber, conforme tínhamos combinado...
Hoje, da forma como o Uber está procedendo para cadastrar motoristas, eu tenho restrições quanto ao uso...prefiro pagar um pouco mais (na verdade, o dobro) e que ela pegue um taxi de motoristas conhecidos...
Mas, se for para pegar taxi que está na rua, aí, Uber, Cabify ou taxi dá tudo na mesma.. e é melhor pegar o que for mais prático/barato mesmo....

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 11, 2017 8:50 am
Zardox, aqui em BH o Cabify tem prestado um bom serviço.
O Uber X é inconstante, tendo alguns motoristas abaixo da média.
O Uber Select está razoável, mas um pouco inferior ao Cabify.
O Uber Black normalmente não decepciona, mas cobra mais por isso.
Já os taxistas melhoraram muito e está até mesmo oferecendo descontos. De vez em quando opto por eles.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Ter Jul 11, 2017 9:43 am
Caraca, que loucura!! Ainda bem que você foi super firme! Já aconteceu de um taxista fazer a mesma coisa com o meu pai, mas ele estava cansado e não tava afim de brigar kk (é o que deve acontecer na maioria dos casos)

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
SaraMeirinho Mensagens: 11
Ter Jul 11, 2017 9:47 am
Passei por isso cerca de 2 anos e meio atrás também em Santiago. Mas já era tarde, estava chovendo e eu grávida. Tive que aceitar o prejuízo. Se houver uma próxima vez vou bater o pé também, rs!





Booking.com

Voltar para “Como se locomover em Santiago do Chile”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio