Como funcionam as gorjetas nos cruzeiros da Disney

Troca de informações sobre o Disney Dream.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Out 03, 2017 12:31 pm
Como funcionam as gorjetas nos cruzeiros da Disney

Imagem

Nos Estados Unidos a gorjeta é vista de forma muito diferente da forma como estamos acostumados no Brasil. Algumas categorias profissionais, como os garçons, tiram sua remuneração basicamente das gorjetas deixadas pelos clientes.

Sugiro a leitura: Quanto devo dar de gorjeta nos Estados Unidos?

Nos cruzeiros de companhias americanas, os funcionários esperam receber gorjeta dos passageiros e nos cruzeiros da Disney Cruise Line não é diferente.

Nos cruzeiros da Disney existem duas formas de dar gorjetas aos funcionários:

- Dar em dinheiro, durante o cruzeiro ou ao final dele
- Deixá-las pré-pagas no ato da reserva (prepaid gratuities)

Gorjetas pré-pagas (prepaid gratuities)

A Disney Cruise Line permite aos passageiros deixar as gorjetas pré-pagas já no ato da reserva ou até 3 dias antes da data de início do cruzeiro. É a maneira mais prática. Os valores sugeridos, em dólares, são mostrados na tabela abaixo.

Valores das gorjetas, em dólares, por passageiro

Imagem

Os valores da tabela são por pessoa, isto é, em uma cabine de 3 pessoas de um cruzeiro de 4 noites serão cobrados US$ 144 de gorjeta (3 x US$ 48,00), a serem distribuídos entre os 4 profissionais mostrados na tabela.

Gorjetas de bebidas alcoólicas e demais serviços contratados à parte não estão incluídas nesse pacote pré-pago, assim como gorjetas nos restaurantes Palo e Remy (somente para adultos). No caso de serviços de bar, a gorjeta de 15% é automaticamente incluída na conta da cabine, que deve ser quitada ao final do cruzeiro.

Minha experiência

Em janeiro fiz com minha família um cruzeiro de 4 noites à bordo do navio Disney Dream. Optei pelas gorjetas pré-pagas, que deixei quitadas duas semanas antes do início do cruzeiro. E não me arrependi. O atendimento dos funcionários foi excelente, como em tudo que a Disney faz. O assistente de garçom que nos atendeu, o Carlos Eduardo, era brasileiro e fez um trabalho excepcional. Ao longo do cruzeiro o jantar é servido em vários restaurantes e as equipes acompanham os passageiros, então você é servido sempre pelas mesmas pessoas e acaba recebendo um atendimento praticamente personalizado.

Caso o passageiro opte pelo pré-pagamento mas ainda assim queira dar mais alguma gorjeta para algum desses profissionais, são deixados envelopes na cabine endereçados a eles, além de um cartão de agradecimento.

Minha opinião

Achou que foi bem atendido? Então dê gorjeta. Caso não o faça, os garçons e a camareira terão trabalhado de graça para você durante todo o cruzeiro, o que não seria justo. É difícil para um brasileiro entender isso, pois nossa cultura e leis trabalhistas são muito diferentes das dos Estados Unidos, mas essa é a realidade deles. E já aviso: você provavelmente vai ser muito bem atendido.

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Out 03, 2017 2:09 pm
Gorjeta é realmente algo chato, principalmente quando o real está desvalorizado. O sistema americano é totalmente diferente do brasileiro. Nos EUA há uma indústria das gorjetas, então os americanos nascem sabendo disso, e é algo normal para eles.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Out 03, 2017 2:17 pm
É chato mesmo.

Eu até vejo alguma justiça no sistema deles (meritocracia), mas não entra na minha cabeça por que uma pessoa trabalha para um estabelecimento e outra pessoa é que fica encarregada de lhe pagar o salário.

Mas, enfim, em Roma faça como os romanos.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Out 03, 2017 3:26 pm
Também acho gorjeta chato! Mas se sou bem atendida pago com prazer! As vezes realmente rola aquela dúvida de quanto dar!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Out 03, 2017 3:37 pm
E vou dizer uma coisa: o atendimento no Disney Dream, que fiz ano passado, foi SENSACIONAL.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Out 03, 2017 4:27 pm
Sensacional é pouco!

Eu achava os parques da Disney a melhor coisa para se fazer nas férias, até conhecer o cruzeiro...

davilenz Mensagens: 514
Ter Out 03, 2017 10:41 pm
Se pensarmos bem, o sistema de gorjeta americano é bastante racional para o empregador. Por ser opcional, o garçom vai se esforçar no atendimento para ganhar uma boa gorjeta. O cliente indiretamente passa o recado para o empregador, através do valor da gorjeta, de qual funcionário está agradando mais ou menos. E no longo prazo o empregador acaba dispensando os que ganham pouca gorjeta.

É um modelo e incentivo bem diferente do brasileiro, em que se embute os 10% na conta sem consulta ao cliente. Alguns garçons, por saberem que dificilmente ganharão mais que os 10%, pouco se esforçam, até porque sabem que é raro no Brasil alguém pedir para retirar os 10%.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Out 04, 2017 6:00 am
@davidlenz, e no Brasil nem todo restaurante repassa os 10% para os funcionários. Muitos simplesmente embolsam essa grana.

davilenz Mensagens: 514
Qua Out 04, 2017 12:01 pm
Baran, de fato isso ocorria, mas lembro de recentemente terem aprovado uma lei obrigando os 10% (descontado alguns encargos) a serem repassados aos garçons e funcionários.

Imagino que nos restaurantes em que o dono embolsava os 10% o atendimento fosse pior ainda. Patrão/chefe ruim costuma ficar com os piores funcionários.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Out 04, 2017 12:24 pm
Pagar as gorjetas nos EUA podem pesar bastante no orçamento. Tem que considerar isso, principalmente quando se vai em restaurantes.

Mas até mesmo pela cultura do país, é algo que não tem como fugir.





Booking.com

Voltar para “Disney Dream”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio