Você já parou para se perguntar como os programas de fidelidade ganham dinheiro? Recentemente, um dos nossos leitores, postou um link interessante no WhatsApp. Apesar de intermediar a relação entre as companhias e a clientela, a Multiplus não cobra comissão pela administração do programa de fidelidade. Em vez disso a companhia lucra de três principais formas, conforme explicado pela defesa em sustentação oral.
Quando os pontos expiram, na prática os consumidores deixam de reivindicar o benefício a que tinham direito. Após o prazo de validade, apesar do pagamento realizado pelas empresas parceiras, desaparece a obrigação de presentear os fregueses. Como o compromisso se extinguiu, o dinheiro recebido se torna um ganho da companhia.
Além disso, a empresa compra os brindes em grandes volumes para distribuí-los aos consumidores. Por meio das transações em escala, a Multiplus adquire os bens e serviços por um valor menor que os consumidores obteriam no varejo. A economia gerada nesse processo também gera lucro para o programa de fidelidade.
Por fim, como as parceiras pagam o programa de fidelidade antes de os clientes resgatarem os pontos, a companhia acumula dinheiro em caixa. Com isso, no período a Multiplus aplica os recursos no mercado, de forma a faturar com receitas financeiras.
Processos: 10314.720548/2015-84 e 10314.728182/2015-91.
Os bancos e programas ganham muito dinheiro com os pontos/milhas que expiram. Eles não abrem os dados, mas é um valor absurdo. Além do esquecimento, de pessoas que não ligam para milhas, outro fator que influencia nisso são os valores absurdos de resgate mínimo para as companhias aéreas. Tem cartão que exige no mínimo 30 mil pontos para a transferência. Quem usa pouco, e tem um cartão com conversão 1 para 1, acaba não conseguindo e vai perdendo.
Mas tradicionalmente, para cada 1 ponto transferido do Livelo por exemplo para a Smiles, o Livelo tem que pagar R$ X para o Smiles. Esse sempre foi o jeito tradicional de programas de milhagem ganharem dinheiro.
Aí, agora, eles também vendem milhas (que têm pouco lastro e a tabela de resgate tem pouca relação com o valor da passagem), então basicamente estão imprimindo dinheiro para eles próprios, o que é genial e um dos motivos para não terem proibido o comércio de milhas ainda.
Por outro lado, quando você emite uma passagem para a Gol no Smiles, a Gol deve pagar R$ X por cada ponto resgatado. E há a possibilidade de a Gol, por exemplo, adiantar o recebimento dessas milhas futuras e receber dinheiro do Smiles. Esse é um dos principais motivos para a Smiles agora ser um programa de fidelidade separado.
Claro que é mais complexo que isso, mas é por aí que a roda gira.
Título: Re: Como a Multiplus ganha dinheiro?
Enviado: Qua Jun 27, 2018 5:30 pm
baranMensagens: 9836
JPSAL,
A Smiles compra e paga adiantado pelas passagens da Gol. Assim ela injeta dinheiro na Gol e mantém a pirâmide "rodando".