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 Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 29, 2019 9:23 am 
 Atualizado: Seg Jul 29, 2019 9:25 am 
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Depois que você acumula seus pontos na Multiplus, seja viajando com a LATAM Airlines Brasil, companhias aéreas oneworld ou transferindo do seu cartão de crédito, é possível emitir passagens aéreas para vários destinos no Brasil e no mundo. Para isso, você acessa o site da Multiplus, coloca o destino e as datas, e realiza a pesquisa. O valor de pontos será mostrado e você pode comprar a passagem área. Vale lembrar, entretanto, que é obrigatório o pagamento da taxa de embarque, então a passagem será gratuita, mas haverá o custo das taxas, que você precisa pagar à vista.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Se tudo correr bem, você receberá uma mensagem com o seu localizador, e em seguida o e-mail de confirmação. O grande problema é que mesmo aparentemente com tudo certo na emissão, pode ser que a passagem aérea não seja emitida. Muitas pessoas só notam isso no aeroporto, no momento do check-in, o que gera um grande problema. Sem estar emitida, você não consegue viajar.

Um erro no processamento deixa a emissão em looping e ela não é emitida. A taxa de embarque é cobrada no cartão de crédito, o que pode dar a impressão de que tudo deu certo, mas isso não quer dizer nada.

Como ter certeza de que a passagem aérea foi emitida?

Para ter certeza, você deve esperar o recebimento do e-mail. Depois de emitir, vale checar se os seus pontos foram debitados. Se não foram, provavelmente houve um erro na emissão.

O que fazer no caso de problemas com a emissão?

Você deve entrar em contato com a central de atendimento, para que a emissão seja cancelada, e a taxa de embarque seja reembolsada. Alguns atendentes, entretanto, não costumam ajudar muito, com pouca flexibilidade. O problema é pior quando o valor da emissão aumenta e você precisa exigir que seja honrado o valor inicial. Se o atendente não quiser ajudar, vale tentar falar com a Multiplus via redes sociais, onde o atendimento costuma ser bom.

Leia também: Onde é mais barato comprar uma passagem aérea?

Devo aguardar ou emitir novamente?

Depende da data da viagem. Se estiver muito próxima, e se você tem milhas aéreas suficientes, faça uma nova emissão para garantir a viagem, e aguarde a finalização do processo. Se a viagem for mais distante ou se você não tiver pontos suficientes para uma nova emissão, terá que aguardar.

Leia também: Com qual antecedência devo comprar minha passagem aérea?

E se a reclamação não adiantar?

Neste caso, você deve reclamar também através do Reclame Aqui, Consumidor e Facebook. Esses são canais que as empresas, geralmente, respeitam. Em último caso, se nada resolver, você terá que acionar a empresa na justiça, para exigir os seus direitos.

Leia também: Como entrar com um processo no Juizado Especial

E o tempo perdido?

Quando esse problema acontece, você perde muito tempo, seja de trabalho ou de lazer, infelizmente. Em uma reclamação do Reclame Aqui, um cliente relata ter ficado 5 horas ao telefone para conseguir resolver o problema. É bastante complicado isso, mas até onde sabemos a empresa não faz nenhuma compensação pelos transtornos causados.

O que diz a Multiplus

O Falando de Viagem entrou em contato com a Multiplus sobre esse problema, que nos respondeu:

Citação:
A Multiplus informa que, caso como o mencionado, é pontual e não reflete à experiência do cliente no programa. Além disso, a Multiplus esclarece que se propõe a avaliar o ocorrido, implementar novas melhorias e, sobretudo, resolver a situação para que o mais importante seja feito, a emissão do bilhete dos participantes sempre aconteça. Por fim, a Multiplus ressalta que o sistema para emissão de passagens aéreas é bastante eficiente e existe um trabalho contínuo em melhorias para promover uma melhor usabilidade.

Se você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário que o Ajudante vai responder.

Boa viagem!

E você, já teve problema de missão com a Multiplus? O que ocorreu? E como resolveu? Conte para nós a sua experiência!

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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jul 31, 2019 3:12 pm 
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Problema com a Multiplus é regra. Exceção é quando consegue emitir sem dor de cabeça.

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http://fdv.im/HugoMarcio


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jul 31, 2019 3:26 pm 
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Pelo menos neste ponto não posso reclamar. Nunca tive problema algum.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jul 31, 2019 3:36 pm 
Mensagens: 327
Já tive problema uma vez numa emissão.

Recebi a mensagem que o sistema não tinha conseguido gerar os bilhetes e que era para eu aguardar 48 horas. Os pontos Multiplus foram debitados normalmente. Entrei em contato com eles e me orientaram a falar diretamente com a LATAM visto que no sistema da Multiplus os resgates tinham sido feitos com sucesso.

Esperei o prazo apenas para desencargo e como ainda não tinha recebido o e-mail com os bilhetes, resolvi reclamar com a LATAM pelo Facebook... em menos de 24 horas uma pessoa do SAC me ligou pedindo desculpas e falando que os bilhetes tinham sido emitidos e enviados para meu e-mail.

Ao menos a resolução do problema foi rápido, no meu caso. Mas não deixa de ser uma dor de cabeça.


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Ago 29, 2019 8:09 pm 
Mensagens: 15414
Reclamação em nosso grupo do WhatsApp:

Citação:
Pessoal, alguém já passou por situação semelhante?

Comprei um trecho em junho de SP pra minha cidade por 3.500 pontos (a ida já tinha comprado antes), comprei via celular a volta e tirei o print com o cód do localizador e demais detalhes, dia/horário etc, só q ñ tinha chegado nada por email, mas como tinha localizador e debitaram a tx de embarque ñ mexi + nisso, aí hj fui ver o status do vôo e ñ consegui localizar nada, fui no extrato da múltiplos hj e ñ tinham tirado os pontos dessa compra.

Liguei na latam q empurrou pra multiplus que empurrou de volta pra latam q para "solucionar " o caso iria me devolver a tx de embarque para poder comprar novamente, só que a msm passagem agora está por 23.000 pontos e ñ aceitei.

Abri uma reclamação no site consumidor.gov hj pra ver o Q acontece

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