Depois que você acumula seus pontos no LATAM Pass, seja viajando com a LATAM Airlines Brasil, companhias aéreas oneworld ou transferindo do seu cartão de crédito, é possível emitir passagens aéreas para vários destinos no Brasil e no mundo. Para isso, você acessa o site do LATAM Pass, coloca o destino e as datas, e realiza a pesquisa. O valor de pontos será mostrado e você pode comprar a passagem área. Vale lembrar, entretanto, que é obrigatório o pagamento da taxa de embarque, então a passagem será gratuita, mas haverá o custo das taxas, que você precisa pagar à vista.
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Se tudo correr bem, você receberá uma mensagem com o seu localizador, e em seguida o e-mail de confirmação. O grande problema é que mesmo aparentemente com tudo certo na emissão, pode ser que a passagem aérea não seja emitida. Muitas pessoas só notam isso no aeroporto, no momento do check-in, o que gera um grande problema. Sem estar emitida, você não consegue viajar.
Um erro no processamento deixa a emissão em looping e ela não é emitida. A taxa de embarque é cobrada no cartão de crédito, o que pode dar a impressão de que tudo deu certo, mas isso não quer dizer nada.
Como ter certeza de que a passagem aérea foi emitida?
Para ter certeza, você deve esperar o recebimento do e-mail. Depois de emitir, vale checar se os seus pontos foram debitados. Se não foram, provavelmente houve um erro na emissão.
O que fazer no caso de problemas com a emissão?
Você deve entrar em contato com a central de atendimento, para que a emissão seja cancelada, e a taxa de embarque seja reembolsada. Alguns atendentes, entretanto, não costumam ajudar muito, com pouca flexibilidade. O problema é pior quando o valor da emissão aumenta e você precisa exigir que seja honrado o valor inicial. Se o atendente não quiser ajudar, vale tentar falar com o LATAM Pass via redes sociais, onde o atendimento costuma ser bom.
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Devo aguardar ou emitir novamente?
Depende da data da viagem. Se estiver muito próxima, e se você tem milhas aéreas suficientes, faça uma nova emissão para garantir a viagem, e aguarde a finalização do processo. Se a viagem for mais distante ou se você não tiver pontos suficientes para uma nova emissão, terá que aguardar.
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E se a reclamação não adiantar?
Neste caso, você deve reclamar também através do Reclame Aqui, Consumidor e Facebook. Esses são canais que as empresas, geralmente, respeitam. Em último caso, se nada resolver, você terá que acionar a empresa na justiça, para exigir os seus direitos.
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E o tempo perdido?
Quando esse problema acontece, você perde muito tempo, seja de trabalho ou de lazer, infelizmente. Em uma reclamação do Reclame Aqui, um cliente relata ter ficado 5 horas ao telefone para conseguir resolver o problema. É bastante complicado isso, mas até onde sabemos a empresa não faz nenhuma compensação pelos transtornos causados.
O que diz o LATAM Pass
O Falando de Viagem entrou em contato com o LATAM Pass sobre esse problema, que nos respondeu:
Se você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário que o Ajudante vai responder.O LATAM Pass informa que, caso como o mencionado, é pontual e não reflete à experiência do cliente no programa. Além disso, o LATAM Pass esclarece que se propõe a avaliar o ocorrido, implementar novas melhorias e, sobretudo, resolver a situação para que o mais importante seja feito, a emissão do bilhete dos participantes sempre aconteça. Por fim, o LATAM Pass ressalta que o sistema para emissão de passagens aéreas é bastante eficiente e existe um trabalho contínuo em melhorias para promover uma melhor usabilidade.
Boa viagem!
E você, já teve problema de missão com o LATAM Pass? O que ocorreu? E como resolveu? Conte para nós a sua experiência!