Limitação de CPF no LATAM Pass: o que acontece com o CPF se eu cancelar a passagem aérea?

Troca de informações sobre o LATAM Fidelidade, o programa de fidelidade da LATAM Airlines Brasil (antiga TAM).

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falandodeviagem Mensagens: 19490 Administrador
Qui Mai 14, 2020 9:56 am
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O mundo das milhas aéreas é fascinante, mas também é difícil. Atualmente, acumular milhas é muito fácil, e você tem mil e uma opções de acúmulo, assim como de resgate. Oferecer milhas é uma forma de aumentar as vendas, atraindo novos consumidores. Com a popularização, vieram os efeitos colaterais, como corte de benefícios, aumento das tabelas de resgate e limitações para emissões.

A principal limitação, que começou em 2018 com o LATAM Pass, foi o limite de CPFs por ano, definido em 25. Isso significa que você só poderá emitir passagens aéreas, na sua conta, para até 25 pessoas diferentes. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), onde milhões de passagens aéreas foram canceladas em virtude do cancelamento de voos, surgiu uma dúvida sobre a contagem de CPFs.

Leia também: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas

Os CPFs das passagens aéreas emitidas continuarão contando ou serão removidos?

O Falando de Viagem questionou o LATAM Pass, que nos respondeu:
O LATAM Pass confirma a exclusão de clientes reincidentes na emissão de passagens aéreas para 25 ou mais pessoas distintas do titular. A mudança do Regulamento do programa foi anunciada em 9 de maio de 2018 e inclui a restrição para participantes que realizarem transações inadequadas, conforme definido no Regulamentos do programa. Além da exclusão do CPF, esses clientes não têm mais direito a qualquer benefício oferecido pelo LATAM Pass. Os pontos são cancelados automaticamente, não sendo, portanto, possível a utilização do saldo para resgates. A regra visa assegurar o engajamento dos participantes que usam o programa de forma genuína (objetivo primordial dos programas de fidelidade); o contínuo investimento em novos benefícios aos seus participantes e maior segurança aos voadores frequentes. O LATAM Pass reitera que a regra é válida para todas as emissões realizadas. Por isso, independentemente deste cliente ter solicitado o reembolso ou ter tido o voo cancelado, as restrições permanecem.
Por que existe essa limitação?

Não há um consenso no Brasil sobre a comercialização das milhas. Os programas de fidelidade dizem que elas não podem ser vendidas (mas eles vendem e caro), mas existem dezenas de sites que trabalham comercializando milhas. Para combater o comércio de milhas, a solução adotada foi colocar essa limitação, mas não há nenhuma jurisprudência dizendo que você não pode usar seus pontos como desejar.

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Não concordo com essa medida: o que fazer?

Como não há regulamentação, pois a ANAC não regula programas de milhagem, você está sujeito ao regulamento, e caso se sinta lesado pela empresa deverá ingressar com uma ação na justiça.

Boa viagem!

E você, o que acha dessa atitude diante da pandemia, onde os membros não tiveram culpa dos cancelamentos? Conte para nós a sua experiência!
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JPSAL Mensagens: 760
Qui Mai 14, 2020 10:37 am
Bem feito. O comércio de milhas estragou os programas de fidelidade (não que as companhias não se beneficiassem...). antigamente você conseguia voar com passagens pagas e depois pegar um voo grátis, tranquilamente. Hoje só se consegue resgates razoáveis aproveitando promoção de 90%, 100%, essas coisas absurdas assim.

Parece Brasil da hiperinflação - seu dinheiro rende 50% no mês, mas ainda assim ele vale menos do que no mês passado.
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GabrielDias Mensagens: 41566
Dom Mai 17, 2020 6:11 pm
Acho que por causa da pandemia a LATAM não deveria considerar os CPFs que emitiram pela primeira vez e houve o cancelamento por força maior.
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leandrocm Mensagens: 50
Seg Jun 08, 2020 5:30 pm
Alguém sabe quanto está realmente o número de pontos/trechos pra virar Platinum na Latam?

Achei informações extremamente conflitantes no site.

https://www.latam.com/pt_us/latam-pass/clientes-elite/como-ser-um-cliente-elite/" onclick="window.open(this.href);return false;
Aqui fala em 45 trechos

https://www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus/informacoes-programa-latam-pass/" onclick="window.open(this.href);return false;
Já aqui, fala que durante esse ano, vai cair de 30 pra 21 trechos.

Edit: Acabei de ver na minha conta, e mostram 21 trechos, mas em mais uma parte do site fala que pela pandemia eles "reduziram pra 30%".

https://www.latam.com/pt_us/latam-pass/clientes-elite/metas-de-qualificacao-em-2020/" onclick="window.open(this.href);return false;

Me parece que eles aumentaram, e ainda não arrumaram todas as partes do site, mas não vi nenhum comunicado oficial.
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GabrielDias Mensagens: 41566
Seg Jun 08, 2020 5:31 pm
Sim, diminuíram. É temporário, por causa do coronavírus.

- Gold: a partir de 7.000 Pontos Qualificáveis ou 10 Trechos Qualificáveis;
- Gold Plus: a partir de 11.900 Pontos Qualificáveis ou 14 Trechos Qualificáveis;
- Platinum: a partir de 19.600 Pontos Qualificáveis ou 21 Trechos Qualificáveis;
- Black: a partir de 56.000 Pontos Qualificáveis ou 56 Trechos Qualificáveis;
- Black Signature: a partir de 112.000 Pontos Qualificáveis ou 84 Trechos Qualificáveis.

Esses valores são promocionais devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).
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leandrocm Mensagens: 50
Seg Jun 08, 2020 5:43 pm
@GabrielDias, fiz um edit ali em cima

https://www.latam.com/pt_us/latam-pass/clientes-elite/metas-de-qualificacao-em-2020/" onclick="window.open(this.href);return false;

Veja essa página, estou achando que aumentaram novamente.



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