Roteiro de 1 dia em Niterói | Bate e volta do Rio de Janeiro

Troca de informações sobre Niterói.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qui Mai 28, 2020 9:52 am
Imagem

Quem ainda repete que a melhor coisa de Niterói é a vista para o Rio de Janeiro com certeza não conhece a cidade. Na verdade, Niterói oferece ótimos passeios que misturam o urbano com a ampla presença da natureza. Um final de semana é um bom tempo para explorar a cidade, mas a verdade é que a maioria dos fluminenses e turistas preferem dedicar apenas um dia para o passeio. Para te ajudar nessa missão, fizemos um roteiro para você aproveitar o bate e volta à Niterói da melhor forma.

Como se locomover em Niterói?

O acesso - principalmente a partir do Rio de Janeiro - e a locomoção interna em Niterói pode ser feita via transporte público ou aplicativos de carona. Como a proposta aqui é fazer passeios pela cidade que requerem vários trechos de deslocamento, o ideal é fazer o roteiro de carro, tanto pela otimização de tempo como pela praticidade. Alugue um carro com o melhor orçamento clicando aqui.

Roteiro: o que fazer em Niterói em 1 dia?

Antes de começarmos nosso roteiro, vale dizer que Niterói é uma cidade litorânea com várias belas praias. Inclusive, com vários tesouros guardados - praias mais desertas e de natureza quase selvagem. Este roteiro vai focar em roteiros pela parte histórica e cultural da cidade, mas sugerimos que você volte para Niterói em outro dia para fazer um tour pelas praias. Acreditamos que juntar as duas propostas não funciona, afinal, passear com roupas úmidas e corpo salgado é bem desagradável.

Primeira parada: MAC

Em qualquer roteiro bate e volta é importante que o dia comece cedo. Sugerimos que você comece seu passeio por Niterói pela visita ao Museu de Arte Contemporânea, que abre às 10h de terça a domingo. O MAC é um símbolo não apenas da Guanabara, mas do país. Como o nome já entrega, o acervo é focado em arte contemporânea, estilo mais lúdico que costuma agradar até mesmo os que não se interessam tanto por artes plásticas. O museu é relativamente pequeno, então você não demora muito para explorar as exposições. Apesar das interessantes obras, a arquitetura emblemática de Oscar Niemeyer é o destaque absoluto.

Leia também: MAC | Arte contemporânea no famoso museu de Niterói

Imagem

Segunda parada: Parque da Cidade

Após a catarse no MAC, siga para o Parque da Cidade. Em todo passeio ou viagem é importante aproveitar os trajetos, mas em um bate e volta isso se intensifica. O próprio bairro onde está localizado o MAC deve ser apreciado. E no caminho de aproximadamente 20 minutos até o Parque da Cidade, você vai passar por Icaraí, o principal bairro de Niterói. Se você quiser, pode fazer uma parada estratégica na orla para contemplar a vista e o movimento e tirar uma foto.

Prepare as câmeras porque o Parque da Cidade é o lugar dos visuais. O acesso aos mirantes pode ser feito a partir de caminhada ou carro. Como o tempo no bate e volta deve ser bem calculado, a ideia aqui é curtir a vista para região oceânica e para o Rio de Janeiro. Mas em um outro momento, você pode voltar à Niterói para fazer mais atividades. O Parque da Cidade tem 13 trilhas e é uma rampa de voo livre, onde você pode saltar de asa-delta ou paraquedas.

Imagem

Terceira parada: almoço

Muitas pessoas preferem visitar o Parque da Cidade na hora do pôr do sol. De fato, é um momento incrível. Mas sugerimos esta sequência pela localização estratégica. Aqui, você ainda vai estar na região perto de Icaraí, onde estão os principais restaurantes da cidade.

Como acreditamos que a gastronomia também é uma parte importante da visita, acreditamos que a escolha do restaurante também é importante e deve oferecer uma experiência. Uma sugestão é a Mocellin Churrascaria, que é de excelente qualidade e fica a apenas cinco minutos de carro do Parque da Cidade.

Leia também: Mocellin Churrascaria | A melhor opção de churrascaria em Niterói

Imagem

Quarta-parada: Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Para finalizar o passeio por Niterói, o local escolhido para o pôr do sol é a imponente Fortaleza de Santa Cruz da Barra, que já foi uma das mais importantes estruturas defensivas da Baía de Guanabara durante os períodos de colônia e império brasileiro e é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade. Essa é a mais antiga fortaleza existente no Brasil, declarada Patrimônio Paisagístico da Humanidade pela UNESCO.

Conheça a Capela de Santa Bárbara, os curiosos níveis de baterias de canhões impregnados de técnicas de artilharia militar, além dos calabouços e celas que serviram de presídio para invasores durante os tempos de colônia e império e em outros períodos marcantes da história brasileira, como a Revolução Farroupilha e a Ditadura Militar, – figuras ilustres como Bento Gonçalves, José Bonifácio, Euclides da Cunha, Luís Carlos Prestes e Miguel Arraes já ficaram presos ali. A visita passa ainda por outras áreas relevantes que ajudam o visitante a entender a importância e imponência da fortaleza.

Como quase todos os pontos turísticos de Niterói, a fortaleza também oferece uma bela vista. Só se atente ao relógio, por que a última visita deve ser feita às 17h.

Leia também: Fortaleza de Santa Cruz da Barra | Um dos principais pontos turísticos de Niterói

Imagem

É hora de voltar com gostinho de quero mais. Niterói tem muito a oferecer. Você pode voltar só para curtir as praias, fazer trilhas e muito mais. O roteiro do bate e volta naturalmente precisa ser enxuto e inteligente, mas é uma boa forma de ter um panorama geral do destino. No fim das contas, é preferível conhecer um pouco do que não conhecer.

Planeje sua viagem pelo Brasil

Selecionamos empresas com os melhores preços e totalmente confiáveis para te ajudar em todas as etapas.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.

Boa viagem!

E você, já fez um bate e volta até Niterói? Qual foi o roteiro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mai 31, 2020 4:50 pm
Niterói é bem interessante para um bate e volta. O último que fiz tem tanto tempo que nem me recordo mais.

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Jun 03, 2020 10:08 am
Também tem muito tempo do meu último bate e volta em Niterói. Quero voltar a fazer, mas focando nas praias 'escondidas'





Booking.com

Voltar para “Niterói”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio