Le Bon Marché Rive Gauche e La Grande Epicerie: a mais antiga loja de departamentos de Paris

Troca de informações sobre compras em Paris.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Ter Abr 12, 2016 8:40 am
Imagem

A Le Bon Marché Rive Gauche é a mais antiga loja de departamentos de Paris e oferece em seus três andares toda uma experiência de compra para os que visitam diariamente seus corredores. A história é muito interessante e conta que o filho de um chapeleiro, em conjunto com sua mulher, nos idos de 1852 havia percebido uma grande demanda por um serviço mais diversificado aos seus clientes. De uma simples barraquinha onde vendiam os chapéus, eles decidiram ampliar a gama de produtos oferecidos e, com os chapéus servindo de cestinhas, os clientes podiam ir colocando vários outros produtos que estavam à venda dentro dos próprios chapéus. Assim nascia a Le Bon Marché Rive Gauche, a única grande loja de departamento à margem esquerda do Rio Sena, que começou com uma barraquinha de chapéus e hoje é um modelo de negócios copiado em todo o mundo.

Com uma gama enorme de marcas muito famosas que vão desde Chanel à Dior, e um andar dedicado à compra de alimentos finos e produtos para cozinha exclusivos, a loja atrai milhares de turistas todos os dias. Ela está localizada na Rue de Sévres e é praticamente considerada um ponto turístico da cidade e está pertinho do Jardim de Luxemburgo e do famoso bairro de Saint Germain de Prés.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em 1994 a loja foi adquirida pelo grande grupo LHVM (mesmos controladores da Louis Vuitton e outras marcas) e em 1997 começou toda a reformulação para trazer o luxo mais presente na vida dos parisienses e dos turistas. Foi aí que a Le Bon Marché passou a ter mais lojas e produtos de marcas exclusivas e renomadas, sendo referência quando se trata de compra de artigos de luxo na cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

No andar térreo, seguindo os moldes das outras lojas semelhantes da cidade, ficam todas as marcas de beleza e perfumaria e, tomando todos os andares desde o teto até o chão, sempre acontecem exposições e instalações de arte.
Recentemente quem estava expondo na Le Bon Marché foi o incrível artista chinês Ai Wei Wei, famoso por sua arte contemporânea. Enormes figuras de dragões chineses feitas com bambu e papel de seda estavam penduradas no teto e pairando com uma leveza impressionante sobre o vão central da loja. O encantamento por parte dos visitantes era perceptível, pois todos paravam por minutos e minutos, apreciando seu trabalho. Algumas obras do artista também podiam ser vistas nas vitrines externas da loja e isso atraia um grande número de curiosos do lado de fora, que eram atraídos para o interior da loja a fim de verem mais.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Além de receber artistas com instalações no interior da loja, é também possível encontrar grandes celebridades e nomes da cena cultural e do mundo fashion. É costume receber com frequência um lançamento assinado por alguém famoso, contando com a presença dessa celebridade em questão, sempre interagindo com os clientes. Tudo para atrair cada vez mais consumidores. Seja uma escritora, uma modelo, um artista contemporâneo, a loja de departamentos está sempre aproximando esses grandes nomes do seu público.

Uma área somente dedicada aos calçados foi aberta recentemente e a beleza é tamanha que muitos vão até essa parte apenas para apreciarem a arquitetura e o luxo que cercam todas as prateleiras. Os mais variados tipos de sapatos, de grandes marcas mundiais até as coleções próprias assinadas por estilistas e até blogueiras famosas do mundo, lá estão.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outra grande responsável por atrair um enorme número de visitantes à loja é a La Grande Epicerie de Paris, que na verdade fica ao lado da Le Bon Marché, mas todos que lá vão sempre combinam uma visita aos dois estabelecimentos. A Epicerie é uma subsidiária da Le Bon Marché e vende tudo que se possa imaginar ligado ao mundo da gastronomia fina. Queijos raros, azeites especiais e até águas dos mais diferentes países lá estão. É uma espécie de mercado, com andares para todos os paladares e bolsos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Com mais de 30 mil produtos gourmet, a loja conta com 4 departamentos principais, entre eles: compras do dia a dia, com os mais variados produtos do consumo diário das famílias, itens básicos; frutas, legumes e hortaliças; vinhos e queijos, e uma área específica para a produção de artigos de pâtisserie e brasserie criadas nas cozinhas da La Grande Epicerie. Bolos, tortas e pães artesanais são criados diariamente e atraem muitos clientes a toda hora.

Como se vê, uma ida à Le Bon Marché Rive Gauche e uma passadinha nada básica à La Grande Epicerie de Paris são obrigatórias no roteiro de qualquer viajante que esteja na cidade luz. Como nas lojas semelhantes da cidade, a visita já vale a pena mesmo que se saia de lá sem uma sacola sequer. A experiência de estar perto do que há de melhor é impagável. Assim os visitante conhecem de perto coisas que nem sabiam que existia e podem se aproximar do que há de melhor no mundo da moda, da beleza, da gastronomia e do bem viver.

Recomendamos muito!

Texto: Fernanda Chaves.
Fotos: Gabriel Dias.

E você, conhece a Le Bon Marché e a La Grande Epicerie? Fez compras? Degustou alguma delícia? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Abr 12, 2016 8:43 am
*** AVALIE A LOJA E VEJA MAIS FOTOS ***

Le Bon Marché Rive Gauche: http://app.falandodeviagem.com.br/atracoes/franca/le-bon-marche-rive-gauche

Participe, acumule pontos em nosso ranking e ajude usuários do mundo inteiro!

*** AVALIE A LOJA E VEJA MAIS FOTOS ***

Patricia Mensagens: 2384
Ter Abr 12, 2016 9:15 am
Adoro lojas de departamento. Quando tenho tempo passo horas em uma.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Abr 13, 2016 2:56 pm
Considero a dupla Bon Marché e La Grande Epicerie uma dupla imbatível em Paris. Se pudesse, ficaria horas passeando por lá.

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Ter Mai 03, 2016 1:49 pm
Hugo, eu poderia morar lá, sem problemas.... :lol:





Booking.com

Voltar para “Onde fazer compras em Paris”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio