Como funciona o Crédito Rotativo no cartão de crédito Nubank

Troca de informações sobre o Nubank.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Mai 13, 2020 9:48 am
Imagem

A grande parte dos cartões de crédito oferecidos pelos bancos no Brasil oferecem a opção do crédito rotativo. Os juros dos cartões de crédito, com raras exceções, são altíssimos e a dívida pode virar uma bola de neve. Para evitar o endividamento, em 2017 foi realizada uma mudança no sistema do crédito rotativo, permitindo o rotativo por no máximo 30 dias. O não pagamento do valor mínimo bloqueia o cartão de crédito e a fatura entra em parcelamento.

Leia também: 70 dúvidas que você já teve ou vai ter sobre cartões de crédito

Como funciona no Nubank?

Atualmente, no Nubank você precisa pagar no mínimo 15% do valor da sua fatura para continuar com o cartão de crédito ativo, podendo realizar compras. O valor deixado em aberto (sem pagamento) é adicionado automaticamente à fatura seguinte, com os juros que estão especificados na fatura. Então, depois de 30 dias, você poderá:
- Quitar o valor total da fatura;
- Pagar novamente o valor mínimo da fatura, também de 15%, mais 15% das compras do mês e 15% das compras que ficam em aberto na fatura passada. 100% de qualquer lançamento, como juros, IOF, multa de atraso e/ou saque.

Se você pagar um valor menor do que mínimo, ficará em atraso. Os juros do rotativo são de 2,75%.

Leia também:
- Cartão de crédito Nubank Mastercard Platinum
- Cartão de crédito Nubank Mastercard Gold

Entrei no rotativo e não consegui quitar a fatura: o que fazer?

Neste caso, você tem como opção parcelar a sua fatura, deixando o cartão de crédito bloqueado. As taxas de juros do parcelamento são sempre menores do que as do Crédito Rotativo.

No app instalado no seu celular é possível simular os valores do parcelamento e escolher a opção que melhor se encaixa no seu orçamento. Funciona assim:
- No painel inicial, com o valor da fatura fechada, clique em Parcelar;
- Insira um valor de pagamento inicial para o seu parcelamento - a sua entrada;
- Escolha o número de parcelas que prefere pagar;
- Depois, leia bem o resumo das informações incluindo as do contrato (juros e custo efetivo total (CET), que também aparecem nessa tela);
- Confirme a criação do parcelamento colocando a senha de quatro dígitos.

Leia também: 10 dicas para você proteger seus cartões de crédito

O que acontece se eu não pagar?

O seu nome será cadastrado no SPC, Serasa e SCPC, que são empresas de análise de crédito. Com isso, você dificilmente conseguirá crédito no mercado. Inicialmente, o banco fará contatos para negociar o pagamento da dívida, e posteriormente vendará a sua dívida para outras empresas, que seguirão tentando um acordo via telefone, SMS e e-mail.

Se você decidir aceitar o acordo, o seu nome sairá dos órgãos de proteção ao crédito assim que quitar a primeira parcela ou o valor total da dívida. Aqui vale uma dica: se você está endividado, uma negociação de vários meses pode não ser a melhor opção para quitar o débito, pois se você deixar de pagar terá novamente o CPF incluído nos órgãos de proteção e será preciso nova negociação.

Clicando aqui você pode consultar mais perguntas e respostas disponibilizadas pelo Nubank.

O Nubank oferece desconto nas dívidas em atraso?

Sim, oferece. E, geralmente, quanto maior o tempo de atraso, maior é o desconto oferecido, podendo chegar aos 90% ou até mesmo 95% do valor. Os descontos mais agressivos são para pagamento à vista.

Tempo máximo da dívida: 5 anos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo máximo para cobrança de dívidas na justiça ou inserção do nome do devedor em cadastro de órgãos de restrição ao crédito, como SPC, Serasa e SCPC, é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu e deveria ter sido paga.

Nota de crédito

SPC, Serasa, SCPC e Foregon dão um note de crédito para cada pessoa, que é chamado de score de crédito. Essa nota é usada pelos bancos quando eles precisam decidir se aprovam um novo cartão de crédito, se aumentam o limite ou se dão um empréstimo ou financiamento.

Para realizar essa consulta, que é gratuita, você deve acessar: https://fdv.im/ebookcartoes

Basicamente, podem ser três os resultados:
- Score baixo: 0 a 399 - alerta ligado, pois você não está sendo visto com bons olhos pelo mercado;
- Score médio: 400 a 699 - tudo está indo bem, mas pode melhorar, e você é um bom pagador;
- Score alto: 700 a 1.000 - você tem uma situação financeira bem estável aos olhos do mercado.

Leia também: Como aumentar o score de crédito do seu CPF

Conclusão

Sempre que possível não use o crédito rotativo. Apesar de ser possível usá-lo, a operação pode se tornar um grande transtorno na sua vida financeira. O crédito deve ser usado apenas em situações realmente necessárias e você precisa ter um planejamento para quitar a dívida em 30 dias ou 60 dias, para evitar um parcelamento automático com juros altos.

Boas compras!

E você, já precisou usar o crédito rotativo do Nubank? Conseguiu quitar a dívida ou teve problemas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mai 15, 2020 10:23 am
Em relação aos juros, são bem menores do que nos grandes bancos.





Booking.com

Voltar para “Nubank”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio