Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil

Troca de informações sobre o Sicoob.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Out 29, 2015 12:50 am
Imagem

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil ( Sicoob) possui 4,6 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 396 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram o sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quarta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,8 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. 

Como um banco, mas diferente

No Brasil, o cooperativismo de crédito se iniciou em Nova Petrópolis/RS, no ano de 1902 por iniciativa do padre suíço Theodor Amstad, que em conjunto com outras 19 pessoas fundou a 1ª Cooperativa de Crédito da América Latina. Atualmente, as cooperativas de crédito no Brasil se organizam em grandes sistemas, a saber: Sicoob (o maior de todos), Sicredi (o mais antigo), Uniprime, Unicred e Ailos. Dentro da cada uma delas existem diversas cooperativas singulares, ligadas a esses sistemas, cada uma com suas características, o que faz com que a oferta de produtos seja variável de alguma forma.

No geral, todas oferecem conta corrente, talão de cheques, cartão de crédito, empréstimos e investimentos, serviços bem parecidos aos que os bancos oferecem. Mas há uma grande diferença: ao se tornar um cooperado, você também se torna dono do negócio, recebendo anualmente o valor distribuído entre os cooperados em caso de lucro nas operações. Muitos afirmam que não gostam do sistema cooperativo com medo de terem que arcar caso ela não seja bem administrada e venha a falir. Pois isso está muito longe da realidade, pois todas são fiscalizadas pelo Banco Central, além de contarem com o FGCoop, sistema similar ao FGC, que protege o saldo dos clientes até o valor de R$ 250 mil reais por conta, caso a instituição venha a ter problema.

Como a maioria delas visa distribuir os lucros aos associados e não aos donos, as cooperativas costumam oferecer taxas bem baixas e muitos serviços gratuitos. Entre os melhores produtos que oferecem atualmente estão seus cartões de crédito, com anuidade baixa e bons benefícios. Vamos então comparar a oferta deles.

Leia também: Comparativo dos cartões de crédito das Cooperativas de Crédito

Sicoob Mastercard Black Merit

Imagem

Site do cartão: https://www.sicoobcard.com.br/cartoes/mastercard/mastercard-black.html (versão convencional do cartão)

Principais benefícios
- LoungeKey ilimitado e gratuito para o portador e convidados, através do Mastercard Airport Experience;
- Benefícios da bandeira Mastercard;
- Limites diferenciados: a Sicoob diferencia limite de compras à vista e de compras parceladas.

Pontuação:
- 2.2 pontos por dólar no crédito;
- Não pontua no débito.

Parceiros: os pontos podem enviados somente para as companhias aéreas nacionais ou convertidos em créditos para a conta capital.

Spread: 0% sobre o valor do dólar PTAX, será usado a cotação do dólar do dia da compra.

Anuidade: cartão principal R$ 1.080,00, cartão adicional gratuito, porém o valor pode variar de acordo com a cooperativa.

Isenção: varia de acordo com a cooperativa. Em algumas a isenção é dada baseado no volume de gastos do cartão, em outras somente com investimentos feitos na cooperativa, enquanto outras não concedem nenhuma isenção.

Pontos positivos: o Sicoob é o maior sistema de cooperativas no Brasil, com presença forte em vários estados, portanto não será difícil encontrar uma ou mais cooperativas próximas a você, o que torna mais fácil o processo de escolha de uma oferta vantajosa.

Pontos negativos: existem dois cartões Black no Sicoob - o tradicional e o Merit. Infelizmente, muitas cooperativas não oferecem o Merit, o cartão não possui nem descrição no site, o que o torna desconhecido em algumas cooperativas. O cartão Black tradicional não oferece acessos gratuitos e ilimitados ao LoungeKey. As cooperativas que oferecem o cartão Merit costumam limitar o acesso a ele, exigindo uma alta renda (algumas chegam a pedir até 50 mil) ou não oferecem nenhum tipo de isenção da anuidade, independentemente da média de gastos. Nesses casos, é recomendável procurar outra cooperativa, pois algumas costumam ser mais flexíveis na concessão desse cartão. Não transfere pontos para companhias aéreas estrangeiras.

Leia também:
- Cartão de crédito Sicoobcard Mastercard Black
- Cartão de crédito Sicoob Mastercard Black Merit

E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes

No passado, você perdia dinheiro para os bancos. Hoje, você ganha dinheiro dos bancos usando todos os benefícios dos cartões de crédito. Milhas aéreas (para usar e/ou vender), cashback (dinheiro de volta), seguros, proteções, salas VIP, chip de internet, traslado para o aeroporto, Concierge, upgrade e convites exclusivos são alguns dos motivos para você ter um bom cartão de crédito. Dá até para ter uma renda extra vendendo milhas!

São 2 e-books pelo preço de 1 (valor promocional):
- Guia completo de cartão de crédito;
- Cartão de crédito para viajantes.

Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookcartoes

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 10,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

Boas compras!

E você, tem uma conta no Sicoob? Está satisfeito com o serviço? E o cartão de crédito? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Roggee Mensagens: 20
Sex Out 30, 2015 4:24 pm
Quando chegar o Black vou postar o Kit .

Bakay Mensagens: 64
Sex Out 30, 2015 5:43 pm
Isso é um banco para as empresas ou também pode ser cliente físico?

Avatar do usuário
Roggee Mensagens: 20
Sex Out 30, 2015 7:49 pm
Pode sim, abri PJ e PF.

Apaixonante Mensagens: 81
Qui Jan 28, 2016 3:06 pm
alguem tem informações sobre o black deles?

jairbj Mensagens: 94
Qui Fev 25, 2016 9:49 pm
Olá amigo, sou cooperado sicoob e pelo que sei, o cartão black depende da sua cooperativa trabalhar com ele ou não.

Outra informação é que não há "negociação" de anuidade, lembre-se que trata-se de uma cooperativa e por isso ela não pode beneficiar a uns e a outros não. O único meio que tem de ter desconto na anuidade é usando o cartão.

Para o platinum tenho a seguinte tabela de desconto:
Faixa de consumo anual Percentual de desconto
10.000,00 20%
30.000,00 40%
40.000,00 50%
50.000,00 60%
60.000,00 80%
70.000,00 100%

Outra coisa é que como você quem paga a anuidade você escolhe o tipo de cartão que você quer, comum, gold ou platinum. Pelo menos quando me associei a cooperativa (novembro/15) ainda não estava trabalhando com o black por isso peguei o visa platinum, a anuidade é R$ 245,00.

Pra mim é o melhor cartão que tem, anuidade bem em conta em relação a bancos comerciais, política clara de desconto de anuidade, 1,5 pontos por dólar e o MELHOR de tudo, para compras internacionais utiliza o dólar comercial (ptax) do dia anterior a compra, independente de quando vence sua fatura.

Quanto ao kit de boas vindas do visa platinum pessoa física. é a mesma coisa do que o colega postou aí.

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Nov 11, 2016 9:28 am
Cartão de crédito Sicoobcard MasterCard Black http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=616&t=14127" onclick="window.open(this.href);return false;

Carolliberato Mensagens: 1052
Qui Mai 11, 2017 2:56 pm
Boa tarde pessoal,

Algum de vocês teria experiência em relação à Sicoob?

Hoje fui a uma agência da cooperativa na minha cidade. Me explicaram um pouco de como funciona e dos processos para abertura de conta, que aqui seriam: levar a documentação necessária (semelhante aos bancos) e pagar o valor da cota.
A partir daí se tem direito à conta corrente e produtos.

O que me interessou bastante foi o fato de a cooperativa ser específica para um grupo de clientes. Com isso, como não estou em grandes centros urbanos, percebo que 90% do tempo ela está vazia. Dessa forma poderia fazer depósitos e resolver eventuais pendências com rapidez. Fora a questão das taxas melhores. Em relação a cartão, caso eu venha ativar a função crédito, usuária um internacional básico apenas para compras internacionais, pois possui cartões melhores nos bancos e não pretendo abandoná-los.

Qual a opinião é experiência de vocês? Alguém poderia me dizer? Obrigada.

Avatar do usuário
Einstein Mensagens: 739
Qui Ago 24, 2017 10:21 am
Eu estou fechando minha conta no Bradesco Prime e migrando para uma cooperativa do sistema Sicoob. Posso afirmar que agora encontrei a conta bancária perfeita :)

Inicialmente pensei em migrar para uma conta digital em qualquer grande banco, mas o problema é que elas não oferecem cheques, que eu uso com certa regularidade. Pra ficar em banco seguimentado e ganhar isenção das tarifas, teria que manter meu investimento lá, e como sabemos, os bancos estão pagando uma ninharia. Quero deixar meu investimento em corretoras.

Para resolver o impasse resolvi abrir conta numa cooperativa SICOOB que não irá cobrar tarifa alguma de nenhum serviço (saque na rede 24hrs, TED, DOC, cheques). Como a cooperativa é pequena, o atendimento é excelente, com horário extendido. Importante ressaltar que cada cooperativa define taxas e cobranças dos seus associados. A que eu me associei cobrou 100 reais de entrada, valor que volta para o associado pois todo ano há distribuição do lucro.

Quanto aos cartões oferecidos, não os pedi pois já tenho TPC e Porto, então estou bem servido. Mas o cartão de crédito básico que eles oferecem usa a taxa do dolar do dia, o que eu achei bastante interessante.

Avatar do usuário
Profeta Mensagens: 1751
Sex Set 22, 2017 9:53 am
Bem, vou descrever a minha experiência que tive justamente no SICOOB, já faz um tempo (uns 4 anos).

Entrei no SICOOB Judiciário, não foi pedido nenhuma aporte inicial, somente o pagamento da cota social mensal, no valor de 30 reais.

Realmente a agência é mais vazia, mais tranquila e você tem um contato mais direto com o gerente. Na época não existia cesta de serviços com transações ilimitadas. Porém o número de ATM próprios é muito baixo. Não sou de andar de cartão de conta, por isso prefiro usar biometria/chave de segurança para saque/transações sem cartão. Único banco que permite usar o ATM 24 para saque sem cartão é o Bradesco.

Outra coisa é a central telefônica que é MUITO ineficiente. Ela e o gerente não falam a mesma lingua. E já bati cabeça varias vezes, pois tinha que resolver algo fim de semana e ao entrar na segunda, o gerente já fez outro procedimento diferente. Enfim, a impressão que ficou que você fica muito dependente do gerente, o que acho muito ruim.

Internet Banking não era a oitava maravilha do mundo, mas quebrava o galho, app idem.

Cartões. Pra mim o ponto mais fraco. Apesar de ter cotação boa de dólar e um programa de isenção de anuidade conforme os gastos, limites eram muito reduzidos. Pra aumentar tinha que passar pro Comissão de Crédito, não sei o que. Embora a explicação faça sentido (não querem que os cooperados tenham limites altos e se endividem), pra mim acaba tornando o cartão capado, por assim dizer. Transferência de pontos para as aéreas não lembro mais a pontuação, mas era a padrão 10/15k. Nunca vi promoções de transferência.

Com relação a demais produtos, pelo menos nessa cooperativa, não vi nada de atrativo. Taxas de empréstimo consignado conseguia bem melhores em outros bancos.

Participação nos lucros neste ano que fiquei não obtive pois usaram o dinheiro para construção de outra agência, foi decidido em assembleia.

Encerramento de conta achei moroso também, talvez devido a devolução da cota social que estava acumulada.

Resumindo, para meu perfil, como experiencia achei muito válida, porem ainda peca muito na operacionalização de processos mais rotineiros e não seria cliente novamente.





Booking.com

Voltar para “Sicoob”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio