Mixquic | Comemoração do Dia dos Mortos em sua versão tradicional

Troca de informações sobre a Cidade do México.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Dez 08, 2016 7:15 am
Mixquic | Comemoração do Dia dos Mortos em sua versão tradicional

Imagem

Visão geral

Todos os anos os mexicanos comemoram o Dia dos Mortos com muita festa e alegria. Em 2016, foi realizado na Cidade do México o primeiro desfile temático do Dia dos Mortos, cuja inspiração foi a festa retratada no início do filme 007 Contra Spectre.

Leia também: Desfile de comemoração do Dia dos Mortos na Cidade do México

No interior do País, principalmente nos pequenos vilarejos, as comemorações já ocorrem há muito tempo, com as famílias celebrando os seus entes queridos que já morreram. Trata-se de uma experiência única, muito diferente da forma como nós brasileiros encaramos o nosso Dia de Finados.

No México acredita-se que no dia 2 de novembro é conferida uma autorização para que os mortos retornem aos seus lares e por este motivo os familiares e amigos preparam festas, altares e muita comida para comemorar esta data.

Para vivenciar este evento o ideal é se deslocar até a comunidade de San Andrés de Mixquic, um bairro da Cidade do México onde, todos os anos, ocorrem muitas festividades. É importante destacar que esta festa não tem semelhança com o Halloween americano. Trata-se de uma expressão cultural milenar, que mesmo pautada por muita alegria, está cercada de sentimentos profundos para homenagear aqueles que já partiram.

O único momento em que sentimos traços do Halloween é quando as crianças, devidamente caracterizadas, pedem doces aos transeuntes, mas mesmo assim é algo isolado e que não ocorre com muita frequência. As ruas da cidade são tomadas tanto por moradores locais como por visitantes. Alguns usam maquiagem, normalmente de caveira, mas a maioria anda sem qualquer adereço.

São instaladas inúmeras barracas vendendo desde comidas típicas até lembrancinhas. As bebidas alcoólicas, porém, pelo que vimos, são vendidas apenas dentro dos restaurantes, algo muito condizente com o estilo das festividades. Em frente às casas são montadas fogueiras e instaladas cadeiras e mesas para reunir a família e partilhar um delicioso jantar.

A sensação de estar lá é indescritível, tanto pela alegria das pessoas como também pela carga cultural e histórica que marca a data. É um choque, pois nós estamos acostumados a um sentimento de perda no Dia de Finados, mas os mexicanos aprenderam a festejar essa data.

Veja algumas fotos da comemoração que ocorre nas ruas de Mixquic:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um dos locais mais visitados da cidade é o cemitério e a capela, mas nada por lá lembra tristeza ou pesar. Todos confraternizam, limpam os túmulos, colocam flores e celebram a data.

Imagem

Imagem

Imagem

Como chegar

Mixquic está localizado a aproximadamente 25 quilômetros do centro da Cidade do México, mas o tempo de deslocamento pode variar de 1 a 3 horas, dependendo do trânsito.

Existem várias excursões para lá, mas se preferir pode combinar com um táxi para levá-lo, esperar algumas horas, e depois retornar para a capital. Em ambos os casos peça indicações na recepção do seu hotel e sempre combine o preço antes de iniciar a viagem.

Quando ir

As festas normalmente começam no dia 31 de outubro e vão até o dia 2 de novembro, mas o ideal é programar para ir no dia 1º de novembro, véspera de Finados, no final da tarde. Esse é o dia mais animado e as comemorações duram a noite toda.

Dicas

Leve pesos mexicanos para a cidade, pois poucos lugares aceitam cartão de crédito ou dólares americanos. Durante nossa visita não sentimos qualquer insegurança, tendo sido possível utilizar o celular e a câmera DSLR sem qualquer problema. As ruas ficam muito lotadas, por isso, caso esteja com crianças, fique atento para não se separar delas.

Conclusão

Em uma analogia livre, e totalmente pessoal, feita apenas para lhe mostrar qual o clima do lugar, é possível comparar Mixquic às festas juninas ou quermesses realizadas pelas igrejas. Ou seja, todos estão felizes, mas ao mesmo tempo agem com muito respeito. Um ambiente familiar e que recepciona a todos com muito carinho.

Estando na Cidade do México próximo ao Dia de Finados não deixe de visitar Mixquic. É uma experiência diferenciada e que nos mostra uma outra forma de encarar a morte.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para a Cidade do México a convite do Conselho de Promoção Turística do México.

E você, já esteve em Mixquic? O que mais gostou? O que recomenda? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Qui Dez 08, 2016 1:57 pm
Deve ser muito legal!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Dez 08, 2016 4:21 pm
Tenho que admitir que adoro as caveiras mexicanas! rs
Essa tradição é muito legal por lá!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Dez 09, 2016 11:08 pm
É uma experiência muito interessante e única.





Booking.com

Voltar para “Cidade do México”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio