Escolher um banco ou um cartão de crédito é uma decisão que exige estudo e reflexão. São muitas opções, sendo que algumas vezes pagamos caro por um produto/serviço inferior. Quem acompanha o Falando de Viagem tem acesso em primeira mão às novidades no mercado e foi assim que fiquei sabendo que a Porto Seguro, a partir de 2020, iria permitir apenas 10 acessos gratuitos às salas VIP, restringindo os acessos ilimitados somente aos clientes que tiveram gastos superiores a 20 mil reais mensais nos últimos 12 meses.
O que mais espantou nessa notícia foi o fato dela ser divulgada em dezembro de 2019, impedindo que os atuais detentores do cartão pudessem concentrar suas compras no decorrer do ano e com isso assegurar a manutenção dos benefícios. Diante do ocorrido, e por causa da falta de transparência e respeito da Porto Seguro, eu decidi olhar outras opções de cartões, com especial destaque para os das Cooperativas de Crédito.
Nessa empreitada, o Comparativo dos cartões de crédito das Cooperativas de Crédito foi extremamente elucidativo, juntamente com as matérias individuais de cada cartão.
Paralelamente a isso, no final de 2019 abriu uma agência da Cooperativa Sicredi no prédio onde trabalho, e em função desse fato, juntamente com as informações que obtive no site do Falando de Viagem, decidi que o Sicredi Mastercard Black seria o substituto e sucessor do Porto Seguro Visa Infinite.
Importante destacar que cada cooperativa vinculada ao sistema Sicredi tem liberdade para fixar suas próprias regras, tanto no que diz respeito à conta como ao cartão de crédito. Isso significa dizer que as exigências que foram feitas pela minha agência podem não ser as mesmas de outras cooperativas.
Pois bem, tomada a decisão me dirigi até a agência logo após o Natal e fui muito bem atendido pela gerente de Pessoa Jurídica, pois a gerente de Pessoa Física estava ausente naquele momento. Ela me passou algumas informações e pegou o meu contato, prometendo que a gerente responsável iria me ligar.
No dia seguinte, a gerente de enviou uma mensagem pelo WhatsApp e detalhou os documentos necessário para abertura da conta:
- Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
- Comprovante de endereço (conta de luz, água, telefone ou internet do mês anterior);
- Certidão de casamento (mesmo não sendo conta conjunta).
No momento da abertura ainda seria cobrado o valor de 20 reais referente à cota social, que poderá ser recuperado caso a conta venha a ser encerrada. O pacote básico de serviços custa R$ 23,90 e pode ser isentado com aplicações de 40 mil reais em poupança ou 100 mil reais em CDB/Fundos.
Para obtenção do cartão Mastercard Black é necessário comprovar renda de 20 mil reais por mês mediante apresentação da Declaração do Imposto de Renda do ano anterior. A mensalidade do cartão é de R$ 58,33 para o titular e R$ 29,17 para cada dependente, sendo concedida isenção de 100% caso os gastos mensais no cartão sejam maiores que 6 mil reais.
Perguntei para a gerente se algum outro documento poderia ser aceito para fins de obtenção do Mastercard Black e ela disse que excepcionalmente poderiam aceitar movimentação bancária (extratos dos 3 últimos meses). A minha impressão é de que existe boa vontade em atender o cliente e tentar viabilizar o acesso ao cartão.
Depois de tudo esclarecido enviei os documentos solicitados por e-mail e em 72 horas a conta estava aberta e os cartões aprovados. Passei na agência para assinar o contrato de abertura de conta e fazer o meu cadastro no aplicativo do banco, e retornei 10 dias depois para pegar o cartão de crédito, que também funciona para débito e saques. O aplicativo Sicredi foi uma grata surpresa, pois é extremamente fácil de navegar, com diversas funcionalidades e recursos.

No geral achei todo o processo muito simples e rápido, e o acesso fácil ao gerente fez toda a diferença, algo que tem se tornado cada vez mais difícil no Itaú Personnalité, que é onde mantenho minha outra conta.
Logo após receber o cartão fiz uma viagem internacional pela Ásia e Europa e o cartão Sicredi Mastercard Black funcionou bem em todas as situações. A cotação do dólar, quando do meu retorno, bem inferior àquela cobrada pelo PSVI, foi um grande benefício.
Até o momento estou muito satisfeito tanto com a cooperativa como com o cartão, e considero o processo de abertura da conta extremamente rápido e prático.
E você, já abriu conta no Sicredi? Solicitou o Mastercard Black? Como foi o atendimento? Conte para nós a sua experiência!