Como está ocorrendo a abertura dos restaurantes na Alemanha após a quarentena

Troca de informações sobre destinos na Alemanha.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Jul 30, 2020 8:09 am
Imagem
Restaurante Pasta Arte - Traunstein - Alemanha.

O coronavírus (COVID-19) caiu como uma bomba no mundo todo. Muito se fala sobre o vírus e as opiniões de especialistas não são unânimes. Quanto mais notícias são divulgadas, maior é o medo. A pandemia atingiu os quatro cantos do planeta. Cada país desenvolvendo as suas estratégias de combate ao vírus: isolamento social, fechamento de fronteiras, fechamentos de escolas e negócios, entre outras medidas.

Para nós viajantes o triste fato de termos que cancelar ou adiar viagens já planejadas. Aquele roteiro tão caprichado, em todos os detalhes, ficará guardado por mais alguns meses. Nós do Falando de Viagem adoramos restaurantes. Sentar para jantar e degustar um bom prato, após termos passado o dia inteiro visitando lugares lindos, é simplesmente maravilhoso.

Infelizmente, como o setor de turismo, o da gastronomia vem sofrendo muito com a pandemia. Por isso, fomos consultar como está a abertura dos restaurantes na Alemanha, país que até o momento vem controlando bem a pandemia.

Leia também: Como a Alemanha está enfrentando a crise do coronavírus (COVID-19)?

Para isso, nada melhor que perguntar a quem está vivendo isso no dia a dia. Conversamos com Tatiana e Max Feninger, proprietários do Pasta Arte. O restaurante existe há mais de 25 anos e a Tatiana e o Max são proprietários há 7 anos, mas já trabalham na gastronomia há 12 e 20 anos respectivamente. Ele é especializado na culinária italiana contemporânea e é um dos melhores restaurantes na cidade de Traunstein.

Traunstein fica na região do Chiemsee, uma região linda e bem turística na Baviera, com um dos maiores lagos do país e ao pé dos Alpes. Região onde também surgiu um dos primeiros casos d1 COVID-19 na Alemanha. A Baviera ou Bayern foi um dos estados com mais casos, por isso as medidas de restrição foram e continuam sendo maiores que em outros estados da Alemanha.


Qual era a quantidade de mesas disponíveis anteriormente e agora depois da reabertura?

Nosso restaurante é muito pequeno e antes da COVID-19 tínhamos no interior 13 mesas. Agora só temos 5 por causa do distanciamento. Quando temos dias de sol podemos usar a área externa do restaurante. A quantidade de mesas disponíveis também é menor, mas pelo ao menos podemos melhorar um pouquinho o faturamento.

Quais são as medidas especiais que vocês estão tendo que tomar para poder atender aos clientes? Estão fazendo turnos no atendimento?

Nós estamos seguindo todas as medidas passadas pelo Ministério da Saúde. São as regras exigidas para todos os restaurantes: distanciamento, uso de máscara, álcool gel na entrada do local e anotações dos dados dos clientes (nome, telefone, horário de chegada e horário de saída).

Não podemos usar nenhum tipo de tecido, seja nas mesas ou guardanapos de tecido, assim como sal, pimenta e açúcar nas mesas. Todas as mesas e cadeiras devem ser desinfectadas após a saída dos clientes. Nosso turno já está normalizado. No começo o turno era de menos horas, mas já estamos com uma certa flexibilização - está bem mais tranquilo agora.

Na Alemanha foi autorizada a inclusão de uma "Taxa COVID" nas contas dos restaurantes, para auxiliar nos custos extras dos estabelecimentos, o que divide muito a opinião dos clientes. Alguns aprovam, outros não. Vocês estão usando esta taxa?

Nós não estamos usando a taxa autorizada pelo governo.

A região do Chiemsee é uma região de turismo na Alemanha. Neste momento, vocês percebem mais locais ou também turistas no restaurante?

Sim, todos os anos recebemos muitos turistas. No momento, são mais os locais.

A mídia incentivou a compra de vouchers de restaurantes e cafés, quando os mesmos não podiam atender aos clientes. Como foi para vocês? Ajudou ao restaurante?

Sim, muitos clientes compraram os vouchers e no momento que estávamos no começo da pandemia ajudou muito.

Vocês trabalhavam com To Go/Delivery antes da pandemia? Se sim, como está sendo este segmento para vocês no momento? Se não, começaram a trabalhar? Vão continuar após esse período?

Já tínhamos pedidos de To Go, mas eram poucos. Com a pandemia tivemos que investir massivamente na internet e foi o que ajudou muito. Mesmo após a reabertura da gastronomia, os pedidos continuam, em uma escala menor, mas ainda ajudando bastante no faturamento.

Vocês tiveram que diminuir a sua equipe?

Não diminuímos a equipe. Foi difícil, mas conseguimos. Todos ajudaram muito e juntos, com muito trabalho e determinação, estamos atravessando essa situação extrema e correndo atrás do prejuízo.

Agradecemos a Tatiana e ao Max pelas informações e desejamos muito sucesso nessa retomada.

Imagem
Interior do Restaurante Pasta Arte antes da pandemia.

Por enquanto, os brasileiros não estão liberados para viajar para a Europa, mas esperamos que logo tudo se normalize e você possa continuar a explorar o mundo. Enquanto isso não ocorre, o Falando de Viagem tem várias matérias sobre destinos incríveis para você roteirar. Se o destino for o sul da Alemanha, inclua a região do Chiemsee e uma visita ao Restaurante Pasta Arte.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também: O retorno aos restaurantes do Rio de Janeiro depois de 4 meses sem comer fora

Boa viagem!

Texto: Adriana Ruhmke.

E você, já está frequentando os restaurantes da sua cidade? Acha que é seguro ou considera que é cedo? Conte para nós a sua opinião!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qui Jul 30, 2020 1:32 pm
Minha irmã também mora na Alemanha. O país está com uma postura exemplar no combate à pandemia.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Ago 03, 2020 9:52 am
Realmente espero que o controle continue indo bem.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Ago 03, 2020 10:21 am
E é bom ver os restaurantes de volta, as pessoas trabalhando, os clientes aproveitando.

Adriana Mensagens: 2231
Sex Out 30, 2020 10:05 am
Infelizmente os restaurantes, cafés e demais estabelecimentos deste tipo voltarão a fechar na segunda-feira dia 02/11 por um mês.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Out 30, 2020 10:26 am
Eu vi na TV sobre isso. Serão fechados totalmente? Apenas delivery?

Adriana Mensagens: 2231
Sex Out 30, 2020 10:28 am
Gabriel, sim infelizmente. Abertos somente para delivery e para retirada no local (To Go).





Booking.com

Voltar para “Alemanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio