10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez na Alemanha

Troca de informações sobre destinos na Alemanha.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Jun 12, 2020 9:20 am
Imagem
Obersee - Berchtesgaden National Park

Existem muitos bons motivos para uma viagem à Alemanha. Um destino que antigamente não era muito explorado pelos brasileiros, mas que nos últimos anos vem sendo redescoberto. Segundo a agência de turismo alemã, a Alemanha está em quarto lugar como destino de viagens dos brasileiros à Europa, ficando atrás de Portugal, Espanha e Itália, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugares.

O país atrai empresários de todo o mundo, como o principal destino de feiras internacionais, cerca de 26% dos brasileiros fazem viagem de negócios. Visitas a parentes ou amigos na Alemanha representaram 9% dos turistas e, como não poderia deixar de ser, cerca de 65% das viagens dos brasileiros à Alemanha são de férias.

Leia também: 5 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha

A Alemanha tem muitas atrações - são muitas cidades animadas e uma cultura diversificada e emocionante. Para te ajudar em seu roteiro, selecionamos 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira viagem ao país.

1) Apreciar a natureza

A Alemanha é um país de muita tecnologia e cidades históricas, grandes e movimentadas como Berlim, Munique, Colônia e Hamburgo. Muitos visitantes focam seus roteiros somente nas cidades, o que é uma lástima, pois o país tem muitas paisagens maravilhosas, desde as ilhas e praias dos Mares Báltico e do Norte, a região montanhosa de Sächsische Schweiz, os lagos como o Bodensee e o Chiemsee, o Parque Nacional de Berchtesgaden, as diversas florestas como a Floresta Negra ou a Bayerischer Wald/Floresta da Baviera, até os Alpes com seus inúmeros bondes e milhares de caminhos e trilhas para caminhadas.

Mesmo vindo de um país com muitas belezas naturais é interessante ver a natureza em um país do hemisfério norte, acredite é diferente.

Leia também: Goldene Oktober | As belas paisagens do outubro dourado na Alemanha

2) Visitar algum ponto turístico relacionado a Segunda Guerra Mundial

Quase todo mundo que visita a Alemanha visitará um local histórico da Segunda Guerra Mundial - é quase impossível não encontrá-los, pois eles estão em todo o país. Caso você se sinta mal, não faça um tour em um bunker ou visite um campo de concentração, mas não precisa excluir todos os pontos da sua lista. Existem muito monumentos em várias cidades, que não trazem angústia ou tristeza, alguns locais fazem parte da história e são muito bons de visitar como a Cervejaria Hofbräuhaus em Munique.

3) Tomar cerveja em um Biergarten

Reserve um tempo em seu roteiro para entrar na cultura do Biergarten (jardim da cerveja), onde o aluno se senta ao lado do encanador, o diretor ao lado do caixa do mercado, o princípio é extremamente simples: bancos e mesas de cerveja em um jardim, onde todos dividem a mesma mesa.

Esta cultura é mais forte no sul, mas está presente em todo o país. É ainda mais típico trazer seu próprio lanche, você pode consumir o que trazer, desde que a bebida seja comprada no local. Não se preocupe se você não bebe, pois eles têm cerveja sem álcool, refrigerantes e água também. Caso não tenha comprado um lanche, não tem problema, pois eles servem comida: salsichas, bretzel, batatas fritas e outras delícias.

Observação: não confunda terraços de restaurantes e cervejarias com Biergartens - eles são espaços abertos e geralmente você mesmo pega a sua bebida. Mesmo a mesa sendo livre para qualquer um sentar, é educado perguntar se ela está livre, pois eles podem estar esperando mais alguém.

4) Ir a uma festa popular regional

Os alemães adoram uma festa popular e durante todo o ano, em todas as regiões acontecem festas, sejam festivais de música, quermesses, as Volksfest - festas do povo, sendo a mais famosa a Oktoberfest de Munique, ou o carnaval, que é bem diferente do brasileiro, então também vale a pena ir.

Com exceção dos festivais de música ou shows, as festas são geralmente gratuitas ou é cobrada uma taxa bem simbólica, então vale a pena conferir os cartazes ou o calendário das cidades que você visitar e ver se está acontecendo alguma festa durante a sua estada.

Leia também: Como é visitar um Festival de Verão na Alemanha

5) Visitar um museu

A Alemanha é um país que tem como objetivo preservar a cultura e possui cerca de 6.800 museus e 470 salas de exposições, com milhares de visitantes por ano. O espectro é gigantesco com os museus "normais" de história e cultura, sendo o Deutsche Museum o mais visitado de todos, bem como os mais fora do comum, como: museu da espionagem, do dinheiro, da sepultura, do pão, da salsicha (são vários), da banana (em um país que não produz a fruta).

Entre os museus, indicamos especialmente visitar um museu de carros, são vários, como o da Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen, Audi e etc. Eles têm exposições bem abrangentes, envolvendo geralmente a marca no contexto da história.

6) Alugar um carro e dirigir pelas Autobahns

O sonho de vários brasileiros é alugar um carro e dirigir pelas auto-estradas alemãs, as chamadas Autobahns - estradas sem limite de velocidade. Indicamos que você faça isso, se for seu sonho e se realmente souber dirigir em alta velocidade, mas lembre-se que nem todo trecho da Autobahn é sem limite. Quando tem limite, tem radar e você não irá querer receber a multa em euros.

Além disso, observe o trânsito e aprenda os hábitos, como, por exemplo, mesmo sendo livre a velocidade, você não pode chegar perto do carro da frente, mesmo na pista da esquerda, nem dar sinal de luz e nem sinal de ultrapassagem. Você deverá esperar que o carro siga para a pista da direita. O mesmo acontecerá se alguém chegar perto do seu carro - siga para a pista da direita.

Caso seja inverno e você não esteja acostumado a dirigir com neve, ou você simplesmente não queira dirigir, opte pelo trem, que é uma escolha que também indicamos que você faça, visto que é algo que não fazemos frequentemente no Brasil.

7) Viajar por uma das diversas rotas alemãs

Claro que viajar pelas Autobahns é bom, mas o mais interessante é viajar pelas estradas pequenas da Alemanha, pois o país tem diversas rotas turísticas. Você pode e deve visitar os grandes centros alemães, mas pesquise e tente incluir uma das rotas em seu roteiro.

São diversas rotas, ou Deutsche Strasse, como são chamadas, entre elas: a Rota barroca, a Rota do vinho (mais de uma, dependendo da região do país), a Rota dos Alpes, a Rota da porcelana, a Rota dos relógios, a Rota dos contos de fada, a Rota dos castelos e muitas outras. Claro a mais conhecida e bem querida pelos brasileiros a Rota Romântica. As rotas ligam cidades e lugares em torno de um mesmo tema, dando preferência por estradas pequenas, não autoestradas.

8) Comer bem e barato

A Alemanha tem restaurantes requintados e sofisticados, que você deve conhecê-los, mas nossa dica especial é comer bem e barato.

- As salsichas alemãs são famosas e deliciosas e você irá encontrar em quase toda a esquina. Nas feiras das cidades sempre tem um food truck vendendo, então não coma em um restaurante ou cervejaria, peça pratos mais elaborados nos locais. Deixe para comer a salsicha na rua e pagar 1/3 do preço do restaurante.

- Döner Kebab, o almoço da maioria dos estudantes, trabalhadores externos e de todos que não querem gastar muito dinheiro e tempo com o seu almoço. A famosa carne picada árabe (Kebab) com salada, que você encontra em todo lugar na Europa enrolado no pão pita, na Alemanha foi colocado dentro de um pão árabe redondo. O Döner Kebab e a salsicha disputam a colocação de lanche mais consumido no país. Para os vegetarianos existem versões com falafel.

- Visite os açougues. Pode parecer esquisito para os brasileiros, mas os açougues alemães têm sempre alguns lanches assados como salsichas, polpetones de carne, steaks e outras especialidades assadas, na maioria das vezes servidos no pão ou com salada de batata.

- Tome café em uma bäckerei, a padaria alemã. Você vai visitar um café chique apenas se quiser, pois pode apreciar os pães, bolos e tortas maravilhosas da confeitaria típica alemã em uma padaria simples. Pode acreditar: todos os itens serão muito bons. Eles preparam vários itens para lanche também.

Faça como os alemães, que na hora do almoço dificilmente sentam em um restaurante para comer - o lanche é feito na rua mesmo. Sente no banco da praça, nas escadas ou na fonte e observe as pessoas e aprecie as iguarias, depois é só continuar o passeio. Só tenha um lenço de papel com você, pois os guardanapos são racionados.

Nos supermercados grandes (que você deve visitar para comprar água, refrescos e lanches, pois os valores são incrivelmente mais baratos que nos quiosques e restaurantes), têm em sua maioria, antes da entrada, vários locais para lanches rápidos como açougues, padarias e döner kebab. Aproveite a ida ao mercado e faça um lanche por ali.

9) Conhecer uma pequena cidade de Fachwerk

O país tem vários prédios modernos, ícones arquitetônicos da atualidade, mas bem conhecido por nós brasileiros é o estilo Fachwerk (enxaimel em português). É uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero.

Para quem mora no sul do Brasil é um estilo mais conhecido, mas para quem mora em outras regiões, com certeza, algo diferente. Em toda a Alemanha você encontrará construções deste estilo, mas algumas cidades têm uma maior concentração de edifícios no estilo, como: Goslar (uma das mais bonitas), Riedlingen, Blaubeuren e Treffurt, entre outras. O estilo tem até uma rota turística, a Fachwerk Strasse.

10) Visitar um parque temático

Quando pensamos em parques temáticos nos vem a cabeça os Estados Unidos e talvez Paris, na Europa, mas a Alemanha possui parques incríveis como o Europa Park na Floresta Negra, o Heide Park perto de Hamburgo, a LEGOLAND em vários locais, o Playmobil Fun Park perto de Nürnberg, Sea Life, entre outros.

São parques muito bem cuidados e que realmente valem uma visita, principalmente se você está viajando com crianças, assim você consegue várias um pouco a viagem para os pequenos.

Dica extra

A décima-primeira dica dependerá da época da viagem. Você deve visitar um Mercado de Natal, que é definitivamente imperdível se você visitar o país em dezembro. Chamados de Weihnachtsmarkt ou Christkindlesmarkt, os Mercados de Natal são muito tradicionais e bem antigos na Alemanha. Inicialmente, foi uma maneira dos artesãos locais venderem seus produtos durante o período que antecede o Natal.

Hoje, além da venda de produtos artesanais, são vendidos também alguns produtos manufaturados, mas é principalmente um local de encontro, onde amigos e famílias vão para comer as delícias típicas desta época do ano, beber um Glühwein, a versão alemã para o nosso quentão (ou vinho quente, dependendo da região brasileira), comprar e apreciar a beleza dos enfeites e decorações natalinas e comprar presentes ou lembranças.

Leia também: A magia do mercado de Natal de Nuremberg, na Alemanha

Estas são dicas que você poderá fazer em uma viagem tanto no norte quanto no sul do país.

Planeje sua viagem pela Alemanha

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e foto: Adriana Ruhmke.

E você, o que fez na sua primeira vez na Alemanha? Faltou algo na nossa lista? O que gostou mais? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jun 12, 2020 10:57 am
Adorei as dicas, ainda mais dadas por uma local que nem a Adriana! hehe

Ainda não conheço a Alemanha - ia para lá mês que vem - infelizmente mais uma viagem adiada! Sigo louca pra conhecer

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jun 12, 2020 11:29 am
Conheci a Alemanha apenas no ano passado e mesmo assim foi bem rápido. Tenho vontade de fazer uma road trip pelo país. Gostei das dicas!

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Jun 12, 2020 6:44 pm
Os Biergartens têm uma vibe muuuito boa!

Adriana Mensagens: 2231
Sáb Jun 13, 2020 7:32 am
;) Juliana, logo logo você poderá visitar. Vai passar.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jun 13, 2020 9:23 am
Adriana, esqueci de comentar que achei a foto linda.





Booking.com

Voltar para “Alemanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio