Alemanha de trem: Preciso de dicas

Troca de informações sobre destinos na Alemanha.
gdefaro Mensagens: 29
Ter Mar 05, 2013 12:36 pm
Olá, gente!

Alguém tem um roteiro que tenha feito pela Alemanha de trem que possa compartilhar? Por enquanto só tenho 3 lugares em mente. Berlim, Hamburgo e Colônia.

Obrigado!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

dpalma Mensagens: 1891
Qua Mar 06, 2013 5:26 pm
Olá, eu não fiz este roteiro de trem, fiz de carro, porém posso compartilhar algo. O que você quer fazer é um triângulo e o lado Berlim-Hamburgo deve ter trem direto e rápido. Vicê já conhece Berlim e tem noção de como e onde é a estação central?

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
gdefaro Mensagens: 29
Ter Mar 19, 2013 12:27 pm
oi Dpalma.
Obrigado pela resposta.
Não conhecemos Alemanha ainda. Estamos querendo ir ano que vem.

Se tiver uma dica, agradeço.

ABraços

dpalma Mensagens: 1891
Ter Mar 19, 2013 12:42 pm
Se você nunca foi vais gostar de tudo. Lá é muito bonito. Depende muito do que você gosta de fazer.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
ZePequeno Mensagens: 1059
Ter Mar 19, 2013 1:16 pm
Fiz Colônia, Heidelberg e Munique de trem no passado. Nunca fui a Berlim, tenho vontade de conhecer, mas está fora do nosso roteiro esse ano. Esse ano devo rodar por lá por uma semana, mas de carro. Iremos na região de Kassel (rota dos contos de fadas), Nuremberg, e algumas cidades pequenas da Bavária.

Farei algumas perguntas para tentar te ajudar.

- Vc pretende ficar quanto tempo?
- Em qual data pretende ir?
- Pretende entrar na Europa pela Alemanha mesmo ou vai entrar por outro país?
- Em qual época do ano pretende ir?

Sobre o trem: os trens são confortáveis e provavelmente vc pegará um ICE (alta velocidade) entre Berlin e Hamburgo. Reserve com antecedência pela internet no site http://www.bahn.com" onclick="window.open(this.href);return false; , se não me engano vc consegue reservar com 75 dias de antecedência. Com a antecedência máxima vc consegue preços inacreditávelmente baixos.

Existe uma passe para duas pessoas viajando juntas que fica mais em conta. As pessoas têm que fazer todos os trechos sempre juntas. Se vc tiver menos que 26 anos tem um youthpass que pode valer a pena. Existem também passes com validade apenas na Alemanha, procure no site.

Ir de trem tem vantagens e desvantagens, tudo depende da sua disponibilidade de tempo e se vc pretende ficar principalmente nas grandes cidades. Gosto do trem para viagens ponto a ponto.Já viajei parando em muitos lugares de trem, no esquema mochileiro. Fiz isso duas vezes, uma solteiro e outra com minha namorada (atual esposa). Vale a pena, mas nas duas vezes eu fiquei mais de 30 dias viajando.

Se vc pensar em parar em cidades menores e lindos lugarejos, parques, e outras atrações no meio do caminho, o aluguel de um carro pode ser uma boa alternativa. Por exemplo, em Wolfsburg, que fica no caminho que vc vai passar, tem o Museu Volkswagem. Eu não pegaria um trem e pararia somente para ver o museu, mas estando de carro vc pode fazer uma parada, visitar o museu, almoçar e seguir viagem.

O site a seguir é o Centro de Turismo Alemão do consulado alemão em São Paulo. Tem várias dicas e vai te ajudar a se ambientar e pensar nas alternativas de visitas no trajeto por vc pretendido. Se tiver dúvidas, pode escrever para o email do site que eles te respondem na maior boa vontade.

http://www.germany.travel/pt/index.html" onclick="window.open(this.href);return false;

No site tb tem um mapa muito bom, com indicações das principais atrações na Alemanha (parques, museus, museus de automóvel, rotas de ciclismo, pontos de patrimonio mundial da Unesco, etc)... veja aqui:

http://www.germany.travel/pt/kartenansicht.html?points=&themes=&route=&pIds=true&back=http%3A%2F%2Fwww.germany.travel%2Fpt%2Findex.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Quanto à sugestão de roteiro, vejo que vc pretende ficar mais ao norte do país. Infelizmente é uma região que não conheço quase nada. Só conheço Colônia. Se vc for no verão será muito agradável, mas no inverno é uma região muito fria. A questão do frio é muito pessoal, tudo depende de ter roupas adequadas, mas por outro lado muitas atrações ficam menos bonitas, e outras podem estar fechadas.

Estive em Colonia, Heidelberg, Munique (3x), Fussen, Dachau, Nuremberg, Herzogenaurach, Erlangen, Rotemburg Ob der Tauber, Frankfurt e Wurzburg.

Em julho pretendemos ir a Kassel, Schwamstadt, Alsfeld, Eisenach, Berchtesgadener, Garmisch-Partenkirchen , Bamberg, Stuttgart, Weirksheim; Nordlingen; Dinkelbühl; Landsberg am Lech.

A Alemanha é um destino maravilhoso!!

Não sei se posso colocar aqui a referência a um blog muito bom com roteiros e matérias sobre muitas cidades alemãs. Por isso, vou te mandar por MP.

Se precisar de algo, é só falar!

Abs... Zé Pequeno

ZePequeno Mensagens: 1059
Ter Mar 19, 2013 1:20 pm
Ah! ainda sobre trem...

Vc pode comprar diretamente no site com seu cartão de crédito e reservar o assento. Depois disso é só imprimir os tickets. Com os tickets impressos vc pode pegar o trem sem passar pela bilheteria, mas tem que levar o cartão de crédito que vc fez a compra e o seu passaport para mostrar para o cobrador.

Abs...

joaomello Mensagens: 3029
Ter Mar 19, 2013 2:01 pm
ZePequeno, você sabe muito sobre a Alemanha! Eu e alguns amigos estamos planejando um mochilão e janeiro mas ainda o roteiro não está fechado, quando fechado colocarei aqui para ver a opinião de todos. O que temos certeza é que iremos a Berlim, de preferência passar o Reveillon lá. Dirigir nessa época lá é viável (temos em torno de 20 anos, nunca fomos para a Europa), ou é melhor o bom e velho trem? Quero ir a Wolfsburg, vi que tem trem direto de Berlim, mas de carro sua flexibilidade aumenta bastante, visitando mais lugares, alguns até não planejados. Pretendemos ficar de 20 a 30 dias, mas acho que não veremos um décimo do que pretendemos! A Europa é fenomenal!

Antigo "vesuvio0559"
ZePequeno Mensagens: 1059
Ter Mar 19, 2013 2:44 pm
joãomello,

Se eu puder te ajudar, conte comigo.

Para a Europa já fui de mochila solteiro usando trem em grandes cidades, de mochila com namorada usando trem em gdes cidades, fui para estudar por 3 meses, fui a trabalho, fui em lua de mel com carro alugado e fizemos o interior da França, fui com esposa e filha com 3 anos de trem e carro alugado para dar flexibilidade e agora iremos com nossa filha que já está com 6 anos (alugando carro novamente).

Cada uma dessas viagens é uma experiência diferente e são momentos de vida distintos, mas na Europa vc sempre consegue encaixar o tipo de lazer ao momento que vc vive.

Depois dessa ida em julho (França e Alemanha) quero programar uma ida a Portugal e uma para Polônia. Qdo for à Polônia devo incluir Berlin no meu roteiro.

Abs...

joaomello Mensagens: 3029
Ter Mar 19, 2013 2:51 pm
Zé, com certeza vou precisar! Dentre essas viagens, você já foi no inverno? Se não, sabe me dizer como é o frio por lá? Já li muito sobre o reveillon em Berlim, gostaria de passar lá. Nessa com a sua filha que você usou carro, foi no inverno? To com receio de encontrar nevascas fortes, não sei como é a estrutura do país para momentos assim. Caso contrário, será tudo de trem mesmo...

Antigo "vesuvio0559"
ZePequeno Mensagens: 1059
Ter Mar 19, 2013 3:12 pm
Estive no inverno umas 3 vezes.

No fim de 2010 fomos passar Natal e Reveillon na Alemanha.

Uma curiosidade: O Natal não é comemorado no dia 24/12. Lá o Natal é um feriado de 2 dias: dia 25 e 26. Já na Espanha, mais comemorado que o Natal é o Dia de Reis, data em que o país inteiro fica em festa e quando são dados os presentes de Natal para as crianças.

Voamos GIG-MAD-FRA no dia 24/12. Ao chegar em Frankfurt pegamos -4ºC e nevava bastante. Pegamos o trem para Nuremberg (ICE - perto de 2h de vaigem) e de lá fomos de carro para Herzogenaurach. Não tivemos problemas com o carro, pois as estradas estavam sempre limpas, mesmo assim a atenção deve ser redobrada ao dirigir na neve, mesmo com pneus de inverno.

Entre o Natal e o Reveilon pegamos -17ºC. É muito frio, mas mesmo assim saíamos para passear e levávamos minha filha no carrinho, toda emcapotada e com uma cobertor por cima. Não ficávamos mais que 30 a 40 minutos ao ar livre, depois de um periodo de 40 minutos entrávamos em um café ou algo parecido para nos aquecer. O grande lance é ter roupas adequadas e não dar uma de super-herói.

Na volta ficamos em Madrid alguns dias. Ao chegar lá pegamos 0ºC a 5ºC. Estava agradável, pois haviamos saído de temperaturas negativas.

Particularmente não tenho problemas em ir no inverno, pois tem suas vantagens. Na primeira semana de janeiro sempre tem promoções. Todas as lojas entram em liquidação, principalmente as roupas de inverno. A hospedagem é bem mais em conta, os preços caem assustadoramente e se vc ficar fora dos grandes centros pegará preços excelentes, no inverno vc pode se programar para esquiar e patinar no gelo, etc.

Desvantagens: tem gente que se incomoda com o frio, os dias são mais curtos, vc carrega mais peso por causa do volume das roupas, etc.

Esse ano será a primeira vez que irei no verão. Estou assustado com os preços de hospedagem.

Abs...





Booking.com

Voltar para “Alemanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio