Destinos - Europa
Alemanha

Todos os horários são GMT - 3 horas


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 13 mensagens ] 
 
 Título: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Qui Out 10, 2013 10:57 am 
Mensagens: 1680
Como abastecer seu carro alugado na Alemanha

Imagem

Como em outros países europeus e diferentemente do Brasil, na Alemanha não existe frentistas. Todo o trabalho de abastecer, limpar o para-brisa ou abastecer o reservatório de água do limpador é do próprio motorista.

No inverno você poderá encontrar, mas é raro, um atendente que estará vendendo o líquido (anticongelante) para o limpador de para-brisa, então ele mesmo fará o serviço, mas normalmente o líquido é vendido dentro da loja de conveniências e você mesmo o colocará.

As autoestradas alemãs, chamadas de Autobahn, têm uma boa quantidade de postos de gasolina, em média a cada 50 quilômetros você encontrará um, além de ter sempre postos grandes nos entroncamentos das autoestradas.

O que já não acontece nas cidades pequenas, nem todas têm postos de gasolina, se você deixar para abastecer quando chegar naquela vila onde você reservou o hotel, talvez não tenha posto, melhor abastecer antes de sair da autoestrada, evitando imprevistos.

Os preços são variáveis, mudando inclusive durante o dia e durante os dias da semana, sexta-feira, sábado ou véspera de feriado, o preço do combustível é mais alto.

Imagem

Processo

O processo de abastecer é simples, basta parar ao lado da bomba, as mangueiras são longas então alcançam o outro lado do veículo, caso seja necessário.

Olhar que lado é o tanque não custa nada e evita que você se suje puxando mangueiras.

Imagem

O combustível é cobrado em litros e na bomba normalmente está disponível: diesel, biodiesel e Benzin (gasolina em alemão), pode ter até 3 tipos de gasolina: Super, E10 ou Super Plus. Alguns postos têm gás, mas dificilmente você irá alugar um carro a gás.

Verifique se o motor é a Diesel ou "Benzin" quando retirá-lo na locadora de veículos.

Se não quiser ficar com cheiro de combustível na mão, tem sempre luvas plásticas disponíveis para utilização, além de papel toalha caso pingue algo de combustível no carro.

Imagem

Abasteça a quantidade desejada. Você deverá deixar seu carro onde está e seguir para o pagamento. Você pode movimentar seu carro (caso veja que a fila está grande) até as vagas que ficam na frente da loja de conveniência ou quiosque de pagamento, mas não fora destas áreas.

Você informa o número da bomba e faz o pagamento. Informar o número em alemão talvez não seja muito fácil, mas em inglês ou com mímica o atendente irá entender.

Você pode efetuar o pagamento em dinheiro, cartão de crédito e alguns cartões de débito brasileiros, que podem funcionar. Fora das autoestradas, o ideal é perguntar se o posto aceita cartão de crédito antes de abastecer, caso você realmente precise pagar com o cartão. O cartão de crédito não é muito utilizado na Alemanha, fora dos centros turísticos, então o serviço pode não estar ativo, atrapalhando o caixa da sua viagem.

Existem postos onde você pode pagar diretamente na bomba de gasolina, processo ativado principalmente no período da noite, durante o dia a bomba funciona como as outras e o pagamento é no caixa.

Explicando o processo: você insere o cartão, digita a sua senha, ocorre o processo de validação do cartão (débito ou crédito), algumas bombas já liberam o cartão, você digita um valor determinado (a bomba irá travar quando chegar no valor) ou deixa em aberto, e depois de abastecer ao colocar novamente a bomba no lugar, o valor é fechado e debitado do cartão. Você retira seu cartão, caso ele não tenha sido previamente liberado e imprime seu recibo.

Se você for abastecer e depois lanchar, deverá abastecer, pagar e depois estacionar o carro nas áreas determinadas. Caso contrário, volte para o carro e siga viagem.

As lojas de conveniências dispõem de café, lanches, bebidas geladas e guloseimas para a viagem, além de sanitários. Nos grandes postos das autoestradas, chamados de Autobahn Rasthof, além da loja de conveniências, existem restaurantes ou fast foods como McDonald's e Burger King.

Sanitários

Detalhe sobre os sanitários nos postos de gasolina na Alemanha, em vários deles, os sanitários não são gratuitos. Você paga € 0,70 (valor de outubro de 2013) e recebe um voucher de € 0,50 para utilizar na loja de conveniência. Você não precisa utilizar o voucher no mesmo posto, você pode acumular e utilizá-los todos de uma vez no fim da viagem, além de poder juntar também com o voucher dos outros integrantes da viagem. A vantagem é que os sanitários estão sempre muito bem limpos.

Imagem

Imagem

Existem áreas de descanso nas estradas, ontem existem banheiros públicos, mas a higiene do local deixa a desejar.

Atenção! Dentro da área do posto, principalmente nos das autoestradas, onde as áreas são grandes, a velocidade máxima é de 30 km/h, inclusive na entrada dos pontos, local onde a polícia alemã gosta muito de colocar radares.

Dirija com segurança e boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke



 Título: Re: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Qui Out 10, 2013 12:05 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 17652
Administrador
Ótima matéria, Adriana! Obrigado! :D

Essa luva eu acho que nunca vi em postos. Os sanitários serem cobrados achei ruim.

_________________
Confira também as matérias do FDV no Portal R7: https://fdv.im/FDVPortalR7


 Título: Re: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Sex Out 11, 2013 7:25 am 
Mensagens: 1680
Oi Gabriel,
Realmente a questão dos sanitários serem cobrados na maioria dos lugares, atrapalha principalmente quem viaja com crianças, que têm que parar mais, dai vai a família inteira, já viu. Mas se for dirigir somente pela Alemanha, melhor acumular os vouchers e perto do final da viagem, tomar um café ou comprar água no posto.
Obs: Os vouchers não podem ser utilizados no pagamento de combustível.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Título: Re: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Sex Out 11, 2013 1:47 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 1147Santa Catarina
Excelente Adriana.

Foi exatamente o que fizemos durante nossa estadia em Munique e na viagem de carro até Hamburgo.

Os postos são muito organizados, e em relação ao pagamento para utilização do banheiro, não chega a ser tão ruim se comparado aos daqui.

Os banheiros sempre estão impecáveis! Limpos e organizados, tudo é higienizado automaticamente logo após a sua utilização. Se eu não estou enganado, juntamos alguns vouchers que não utilizamos para comprar chocolates e trocamos por dinheiro em um posto da viagem.

Sobre o pagamento, tive uma situação cômica, para não dizer outra coisa.

Estamos sempre habituados a descontinhos no Brasil, de poucos centavos.

Ao abastecer o carro, fiquei controlando na bomba o valor de 50 euros no visor. Quando eu parei, o valor estava em 50,01 euros.

Fui até a loja para pagar pelo diesel. Simplesmente peguei uma nota de 50 e dei para a moça, ela pegou a nota e colocou no caixa, mas ficou parada me olhando e não me entregava o ticket! :lol:

Logo em seguida, uma amiga que mora lá e estava conosco entrou na loja e me me perguntou o que aconteceu. Eu disse que estava pagando, então ela olhou pro caixa e viu 50,01 rapidamente ela tirou do bolso uma moedinha de 1 centavo e entregou para a caixa.

Resultado, a caixa deu um belo sorriso e me entregou o ticket.


A dica é, se for pagar em dinheiro tenha sempre moedinhas no bolso!

Sempre que vc pagar em dinheiro irá receber o troco exato.

Se seu troco for de 5,02 então vc vai receber os 2 centavos em moedinhas, sempre.

Aproveite e deixe elas sempre no bolso para eventuais emergências. :mrgreen:


 Título: Re: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Sex Out 11, 2013 2:15 pm 
Mensagens: 1680
Telmocp
Isso deles trocarem o voucher por dinheiro, acho q foi exceção para vocês! :) ainda não tive esta possibilidade.
Isso da moedinhas é verdade, guardo elas em um porta moedas separado, para usar rápido em qualquer oportunidade, porque você recebe várias e se não usar, depois tem 1kg de moedas na bolsa.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Título: Re: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Sex Out 11, 2013 2:45 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 1147Santa Catarina
Isso mesmo, eu ainda trouxe umas pra casa!

Sobre os vouchers eu não lembro com certeza.


 Título: Re: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Ter Nov 12, 2013 1:31 pm 
Mensagens: 176
Acredito que as luvas e o papel toalha sejam disponibilizados apenas nestes postos em Autobahns, nos dois postos que parei em Berlim não havia tal comodidade...


 Título: Re: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Ter Nov 12, 2013 6:56 pm 
Mensagens: 1680
EricArthurBlair eu nao sei dizer se é um procedimento padrão, mas eu vi bastante as luvas e as toalhas de papel, mas talvez seja porque eu procuro também! :P

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Título: Re: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Abr 02, 2016 4:30 pm 
Mensagens: 197
Levei uma multa de 15 euros por estacionar numa zona residencial na Alemanha. Alguém sabe como posso pagar? O carro foi alugado pela Enterprice, ainda não fiz a devolução.
Att.
Felipe


 Título: Re: Como abastecer seu carro alugado na Alemanha
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Abr 02, 2016 4:38 pm 
Mensagens: 1680
Trustbr (Felipe)
Geralmente nas multas tem um número de conta corrente (Bankkonto em alemão) ou o chamado IBAN. Com os dados do banco etc.
Como vc ainda não devolveu o carro , presumo que ainda está na Alemana, está?
O mais fácil seria parar no banco da conta (Sparkasse, Comerzbank, etc) e depositar com o número da multa.
Vc pode fazer transferência da conta do Brasil, mas acho que vai pagar mais taxa que o valor da multa.
Não conheço esta locadora, mas vc pode também entrar em contato com eles e ver qual o precedimentk deles neste caso.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Vale a pena usar as milhas Smiles para abastecer o carro nos postos Shell?

em Smiles

Última mensagem Seg Set 04, 2017 10:26 am zardox Ver última mensagem

 

3

Um dia a mais com o carro alugado na Alamo

em Alamo

Última mensagem Sex Out 27, 2017 9:57 pm Falcone Ver última mensagem

 

1

Como se locomover em Foz do Iguaçu | Táxi, Uber, carro alugado, ônibus ou excursão?

em Foz do Iguaçu

Última mensagem Ter Jul 17, 2018 10:04 pm soares Ver última mensagem

 

2

Faltará combustível para abastecer os aviões com a greve dos caminhoneiros?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Notícias

Última mensagem Seg Mai 28, 2018 10:28 am JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

12

As delícias da gastronomia alsaciana: uma região da França na fronteira com a Alemanha

em França

Última mensagem Ter Jan 02, 2018 4:41 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

 

Destinos - Europa
Alemanha

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante