Nantes | Uma viagem à época medieval na terra de Júlio Verne

Troca de informações sobre Nantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sex Dez 23, 2016 8:46 am
Imagem

Nantes está localizada no oeste da França e é conhecida como a sede histórica da Bretanha. Apesar de hoje ficar na região do Loire-Atlantique, a história da cidade é fortemente ligada à Bretanha, uma região um pouco mais ao norte da França. A história medieval é visivelmente marcante e ao chegar ao centro histórico é possível ver o enorme Castelo dos Duques da Bretanha.

A parte externa, que é uma construção incrível, pode ser visitada gratuitamente e na parte de dentro encontra-se um museu de história da cidade. Uma boa ideia se você pretende visitar vários pontos turísticos de Nantes é comprar o Pass Nantes, de 24, 48 ou 72 horas. O passe inclui ingressos para as principais atrações da cidade a um preço fixo e pode ser comprado no Office de Tourisme, que fica bem em frente à entrada principal do castelo. Aliás, uma dica que sempre vale para todas as cidades francesas é: procure o escritório de turismo e peça um mapa da cidade e indicações dos principais pontos a serem visitados. Eles vão ficar felizes de te receber e lhe ajudarão com prazer!

Nantes é cortada pelo Rio Loire e no meio dele há uma ilha cheia de atrações ligadas a uma outra grande marca da cidade: foi ali que nasceu o escritor Júlio Verne, famoso por obras como Vinte Mil Léguas Submarinas, A Volta ao Mundo em 80 dias e Viagem ao Centro da Terra. Para homenagear o escritor, a cidade criou a Ilha das Máquinas, que se inspira na ficção científica de Verne para dar origem a três grandes atrações. Olhando de fora, o carrossel é certamente o que mais chama atenção. Se um carrossel normal já tem o seu charme, imagine um de três andares com animais submarinos em tamanho grande, que podem ser montados por crianças e adultos. Entrar nesse brinquedo e dar uma volta sentada em um cavalo marinho gigante, por exemplo, é como entrar em um mundo mágico.

Imagem

Perto do carrossel está a Galeria das Máquinas, que nada mais é do que um galpão enorme onde estão expostas várias criaturas mecânicas animadas. O legal da experiência é que os instrutores mostram cada uma das criaturas em movimento e contam um pouco da história. É bastante interessante, mas achamos que vale mais a pena investir nessa atração se estiver com crianças, que certamente ficarão maravilhadas de ver aquelas estruturas de madeira se mexendo. Isso porque a maior de todas as criaturas animadas é apresentada mesmo do lado de fora dessa galeria. Trata-se de um imenso elefante de 12 metros de altura.

Imagem

É impressionante ver esse bicho enorme, de madeira, se mexendo e andando por vários metros. Ele pisca os olhos, mexe a tromba e joga gotículas de água nas pessoas que estão em volta, deixando a criançada ainda mais encantada. É possível comprar ingresso para subir no elefante e conhecê-lo por dentro, mas talvez ver ele de fora seja ainda mais interessante.

Outra atração imperdível é a Tour de Bretagne, o maior prédio da cidade. Sempre é bonito ver as cidades de cima, mas nesse caso a atração é ainda mais completa. Também com entrada inclusa no passe, a torre oferece não apenas uma bela vista do 32º andar, como também abriga um interessantíssimo bar chamado Le Nid (O Ninho). O ambiente é jovem e animado, com drinks ótimos e alguns petiscos. No final da noite o local vira uma balada que vai até a madrugada. A decoração é composta de um ganso com pescoço gigante que perpassa todo o bar. As cadeiras e mesas são os ovos da ave. É muito divertido!

Imagem

Imagem

Imagem

O restaurante La Cigale também é um ponto turístico que mistura história e gastronomia. O lugar fica em uma simpática praça, em frente à Ópera de Nantes e é uma brasserie do século XIX com uma decoração art deco bem conservada. São tantos elementos que é difícil saber para onde olhar, ficamos só imaginando as noitadas boêmias que tantos artistas franceses famosos devem ter vivido naquele local. A comida é boa e o preço é justo, mas é absolutamente necessário reservar. Se puder, opte por um horário mais tarde, a partir das 22:00, quando o local fica um pouco menos cheio.

Imagem

Quem visita Nantes pode ainda aproveitar outras atividades interessantes. Por toda a cidade é possível ver uma linha verde no chão. Essa linha marca o caminho da Viagem por Nantes (Le Voyage à Nantes), que não só leva a pontos interessantes da cidade, mas também faz os turistas encontrarem obras de arte temporárias que estão instaladas e mudam constantemente. Além disso, a Catedral Saint-Pierre e Saint-Paul, o Jardim Botânico (chamado Jardin des Plantes) e o mercado do bairro de pescadores de Talensac também merecem a visita

Natal em Nantes

Como quase todas as cidades francesas, Nantes tem um charmoso mercado de Natal. Não é uma atração excepcional, como os mercados da região da Alsácia, mas se você estiver na cidade nesse período, certamente vale a visita. Há diversas banquinhas com produtos de época, artesanato da região, vinho quente (perfeito para aquecer nos dias gelados) e, claro, um carrossel.

Imagem

Imagem

Passeando pela região

Nantes fica perto de muitas outras atrações francesas. Primeiro, ela está no final do Vale do Loire, região conhecida pela enorme quantidade de castelos que abriga. O famoso Mont Saint-Michel está a menos de 200 quilômetros dali, assim como outros lugares importantes na Bretanha, como a cidade de Rennes. Também é possível explorar cidadezinhas pequenas que ficam nos arredores e esta foi nossa opção. Fomos até a cidade medieval Clisson, que tem forte influência italiana.

Imagem

A cidade é superpequena e pode ser facilmente explorada a pé. O castelo e suas muralhas chamam logo a nossa atenção, assim como as pontes de pedra que atravessam o rio que corta a cidade. O mercado coberto e as inúmeras lojinhas merecem uma visita. É um ambiente romântico, ainda mais no outono, com folhas forrando o chão.

Imagem

Para tornar a visita ainda agradável, paramos para comer no Restaurant La Valée, que tem uma vista incrível para a cidade e uma comida impecável por um preço infinitamente mais justo do que geralmente se paga em Paris. Para acompanhar a refeição, provamos um vinho Muscadet típico da região e produzido a 500 metros dali, que harmonizou perfeitamente não só com a comida, mas também com todo o clima encantador do passeio.

Como chegar

Chegar até Nantes é relativamente fácil. A cidade tem um aeroporto que recebe tanto voos nacionais (principalmente de Paris, com duração de 1 hora), quanto voos internacionais de algumas outras capitais europeias. Além disso, como por toda a França, também é possível chegar de trem à cidade. Saindo de Paris, a viagem dura em torno de 2:20 e as passagens podem ser compradas no site da companhia de trens francesa, a SNCF. Se você estiver em Paris, a opção mais barata é alugar um carro e percorrer os 380 quilômetros que separam a capital da cidade de Nantes. A estradas são de excelente qualidade, mas lembre-se de colocar nos cálculos de custos os pedágios, combustível e estacionamento.

Onde se hospedar

Há diversas opções de hotéis dentro da cidade de Nantes, mas escolher uma hospedagem em uma das cidades pequenas da região também pode ser uma boa pedida. Em cidades pequenas é sempre possível encontrar as Maisons d’Hôtes, que são hospedagens tipicamente francesas, com no máximo cinco quartos. Geralmente são casas de pessoas reformadas para receber turistas. Nós nos hospedamos na Maison d’Hôtes Le Jardin Suspendu, que fica a 40 quilômetros de Nantes, e tivemos uma excelente experiência.

Planeje sua viagem pela França

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

Se você já conhece Paris e está considerando outros destinos na França para visitar, certamente Nantes pode ser uma boa opção. Combinar um passeio pelo Vale do Loire, por exemplo, terminando em Nantes, é um roteiro interessante sobre a época medieval francesa. Ou mesmo partir de Nantes para um roteiro na Bretanha, incluindo o maravilhoso Mont Saint-Michel. As opções e atrações são inúmeras e o interior da França é sempre uma incrível oportunidade de conhecer lugares lindos, com boa estrutura turística, mas muitas vezes ofuscados por todo o brilho da cidade luz.

Boa viagem!

Texto e fotos: Nina Santos.

E você, conhece Nantes? O que mais gostou? O que recomenda? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Dez 23, 2016 8:48 am
Não conhecia nada de Nantes, mas adorei. A França tem cidades incríveis em seu interior, que valem a visita.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Dez 23, 2016 11:30 am
Nossa, não tinha ideia de como era Nantes e adorei o que vi aqui! Não é a toa que a França é um dos melhores lugares do mundo!

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Sex Dez 23, 2016 1:33 pm
Um amigo ta morando lá, ele ama a cidade!!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Ajudante Mensagens: 18088
Ter Jan 03, 2017 8:36 am
Le Jardin Suspendu | Uma hospedagem encantadora perto de Nantes http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=620&t=14298" onclick="window.open(this.href);return false;

Adriana Mensagens: 2231
Qui Jan 12, 2017 1:08 pm
Passei muito rápido por Nantes, mas já achei uma cidade muito fofa, anotei para um próximo roteiro na região.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Sex Jul 28, 2017 5:36 pm
Que charme, amei essa dica de viagem!!!





Booking.com

Voltar para “Nantes”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio