5 coisas que você aprende morando fora do seu país

Troca de informações sobre intercâmbio no exterior.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Abr 07, 2017 9:35 pm
Cada um no seu quadrado né? Confesso que sou apegada! rs

Zahlouth Mensagens: 1667
Sáb Abr 08, 2017 4:56 am
Morei por dois anos na Europa e aprendi 5 coisas:
1 - O transporte e os demais serviços públicos funcionam.
2- Não tem jeitinho, ou se faz conforme as regras ou não tem acordo.
3 - A sensação de maior tranquilidade, sem ter o medo constante de ser assaltado, sofrer arrastões, ser vítima de bala perdida,.
4 - Melhor qualidade de vida, a cidade oferece retorno aos seus habitantes.
5 - Ser tratado com respeito e civilidade.

NinaSantos Mensagens: 17
Sáb Abr 08, 2017 5:22 am
ClauSog, que bom que você gostou :) Realmente é muito diferente ir pra passear e ficar um período mais longo.

Ju, eu vivo por aí, mas não tenho a menor dúvida que meu lugar no mundo é mesmo Salvador <3 rsrsrs

Zahlouth, que legal que você teve essa experiência! A minha definitivamente não foi assim não. hahaha. Mas é diferente para cada um mesmo. Eu morro de saudades do calor humano e do aconchego do Brasil :)

Zahlouth Mensagens: 1667
Sáb Abr 08, 2017 6:21 am
Nina, é certo que sempre veem a gente como estrangeiro. Também senti falta de amigos e da família, bem como da comida. Mas vou relatar alguns exemplos:

- Comprei um carro usado e dois meses depois veio uma notificação de duas multas. Mandei carta ao antigo proprietário e sem retorno. Procurei um centro de mediação e arbitragem. No dia designado para a audiência, o antigo proprietário já chegou me pedindo mil desculpas, seu filho pegou o carro e não avisou das multas e ele estava no interior com os pais, bem idosos e doentes. Na hora disse que me daria o dinheiro, mas não tinha o suficiente, saiu um pouco e depois voltou com o dinheiro. No final, ainda fomos a um café próximo e ficamos batendo papo e ele pagou a conta.
- Ainda não tinha saído meu visto de residente e comprei um passe de trem, mas comprei errado, um amigo avisou, voltei a estação expliquei o fato ao atendente, e depois de preencher dois extensos formulários ele mandou aguardar. 20 dias depois, recebi em caso cheque da empresa, devolvendo o valor comprado equivocadamente.
- Estou em uma rua dirigindo e um outro carro faz uma conversão indevida, pois não estava na faixa da direita para dobrar. Quase que houve um acidente, logo depois parei em um posto, veio ao meu encontro uma mulher quase chorando se desculpando, lamentando o ocorrido e dizendo que a filha que estava no banco de trás lhe chamou e ela se descuidou ao volante. Ficou pedindo mil desculpas e depois foi embora, e claro que aceitei as desculpas.
- Fui ao supermercado, fiz minhas compras e paguei com cartão de crédito. Indo tranquilamente embora sou abordado pelo gerente e pela caixa, fiquei até assustado. Falaram para mim que houve um equivoco e a caixa passou duas vezes o valor da compra no cartão. Fui a um balcão de atendimento, fizeram o procedimento de cancelamento e ao final, como recompensa pelo transtorno, cancelaram os dois lançamentos no cartão e me deram as compras gratuitamente. Ainda, chamou um rapaz e ele levou minhas compras até o carro.

Perdemos no Brasil o sentido de humanidade, comunidade e de respeito ao outro. Por aqui o espaço público é de ninguém e tudo vale. Perdemos o sentido de civilidade.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Abr 08, 2017 6:51 am
Zahlouth escreveu:Perdemos no Brasil o sentido de humanidade, comunidade e de respeito ao outro. Por aqui o espaço público é de ninguém e tudo vale. Perdemos o sentido de civilidade.
Perfeito, Zahlouth, perfeito.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Abr 10, 2017 4:54 pm
Adorei a matéria! Caiu como uma luva para mim, vou morar por um ano nos EUA e to muito ansiosa! Sei que vai ser um divisor de águas na minha vida!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
LeandroNogueira Mensagens: 20
Seg Abr 10, 2017 7:25 pm
Ótima matéria, me identifiquei muito com os pontos relatados !!!

Há aproximadamente 1 ano e meio me mudei definitivamente para os EUA e no momento estou em processo para obtenção de GC. Não vou falar o óbvio, todos sabemos das mazelas do BR e de todos estes pontos nos quais os países desenvolvidos são melhores (segurança, educação, respeito, leis que funcionam, etc.). Mas o ponto que me toca na matéria (e com o qual eu concordo plenamente) é que mesmo sabendo de tudo isso que é melhor fora do que dentro do BR, ainda assim (MUITOS DE NÓS) sentimos saudades do BR !!! Acho que é uma saudade da Pátria, do calor do povo Brasileiro, do quanto a gente sabe verdadeiramente festejar e se divertir... e obviamente, saudades de amigos e familiares que ficaram, das comidas típicas, etc. É uma sensação nostálgica de que mesmo com tudo de bom que temos morando em nossos países de primeiro mundo, sabemos que há uma lacuna, pois nossa Pátria Amada é outra... uma pena que essa Pátria esteja sendo tão mal administrada, uma pena que nosso BR não consiga ser tão bom como esses países de primeiro mundo, mas mesmo com essa sensação de que algo ficou para trás, infelizmente sabemos que a melhor opção é seguir vivendo em nossos países de primeiro mundo.

E com o passar do tempo algo estranho ocorre, a gente também começa a se identificar com a nova Pátria que nos acolheu, afinal esse novo país começou a nos dar retornos que o anterior infelizmente não dava. E daí a gente passa a se sentir estrangeiro morando fora e como uma "visita" quando vamos ao BR, pois já não nos identificamos com muitas coisas que estão ocorrendo por lá... Já não estamos tão envolvidos nos assuntos da política local, já não sabemos a música que está bombando nas rádios do BR, por vezes, nem mesmo a famosa novela das 9h da é mais acompanhada. Eu diria que hoje estou nesta etapa do processo, sinto saudades do BR (talvez mais da época em que eu vivia no BR), mas me senti como uma visita as poucas vezes que estive por lá. Já estava bem desinformado sobre as notíciais locais... Creio que o destino de alguém que foi estrangeiro é ser sempre estrangeiro, onde quer que ele venha a morar... mesmo que ele retorne à Pátria Mãe, ele ainda assim sentirá falta de muitas coisas da Pátria que um dia o acolheu !!! Morar fora é realmente uma experiência única, que te fará enxergar o mundo com outros olhos, mas que principalmente te tará enxergar teu próprio país de outra forma !!!

Abs,
Leandro Nogueira

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Abr 11, 2017 10:25 am
Que legal e profundo seu relato, Leandro!
Nossa, eu fiquei apenas 8 meses fora e como eu já senti falta do Brasil! Aliás, basta ficar 1 mês fora que já morro de saudade do calor dos brasileiros, das nossas festas e do jeitinho brasileiro! Acho que você sempre será um estrangeiro mas com os anos isso tende a diminuir!

Como tudo na vida, morar fora tem seus prós e contras! Eu acredito que teria muita dificuldade pois, mesmo com seus inúmeros defeitos, amo meu país!

Adriana Mensagens: 2231
Ter Mai 23, 2017 10:08 am
Bela matéria Nina! Concordo com todos os seus pontos e os do Zahlouth, e também com o Leandro Nogueira pois acho que quando moramos fora adquirimos hábitos que acabam sendo estrangeiros dentro do Brasil.





Booking.com

Voltar para “Intercâmbio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio