Guia de Veneza | Dicas e roteiro de viagem de 2 dias

Troca de informações sobre Veneza.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Sex Abr 07, 2017 9:44 am
Imagem

Quanto tempo ficar na cidade?

Veneza é uma cidade relativamente compacta, mas que proporciona certos desafios na medida em que todos os deslocamentos tem de ser feitos a pé ou de barco. Logicamente existe uma lista de atrações principais que todos querem visitar, mas a maior diversão é sair sem rumo, passeando pelas ruelas e pontes e descobrindo praças e lugares incríveis que surgem pelo caminho.

Durante 2 dias inteiros é possível conhecer Veneza sem pressa. Claro que quem dispõe de mais tempo poderá explorar novos recantos, mas em dois dias já é possível ir embora com aquela sensação de dever cumprido. Quem fica 3 ou mais dias poderá incluir bate e voltas, como por exemplo para Burano e Murano.

Já aqueles que somente dispõe de 24 horas na cidade, o melhor é fazer um percurso passando por aquelas atrações que mais interesse e curtindo ao máximo cada momento, sem a pretensão de esgotar a cidade.

Quando ir para Veneza?

O ideal é ir nos períodos de clima ameno, como nos meses de abril a junho e setembro e outubro. Os meses de novembro e março também são interessantes, pois o frio ainda não é tão intenso e os preços mais baixos. No alto inverno, de dezembro a fevereiro, as chuvas, aliadas ao frio, podem trazer grande incômodo, atrapalhando o passeio.

Já no verão, nos meses de julho e agosto, esteja preparado para muito calor e uma grande quantidade de turistas. Considerando que praticamente tudo que se faz em Veneza é a pé, o verão pode ser muito desgastante, principalmente para quem viaja com crianças ou idosos, por isso, sempre que possível, tente evitar este período.

Como chegar a Veneza?

Já publicamos algumas matérias sobre esse assunto, mas em síntese as opções são as seguintes:

- Chegando de trem é possível pegar um táxi aquático, o Alilaguna (o ônibus aquático da cidade) ou ir a pé.

- Chegando de avião, além do táxi aquático e do Alilaguna, é possível escolher um transfer privativo, que proporciona mais tranquilidade, ou mesmo um transfer exclusivo com guia particular.

Em qualquer situação é importante ter em mãos o nome do hotel e um roteiro de como chegar, pois os endereços em Veneza tendem a ser complicados.

Onde ficar em Veneza?

O melhor lugar, sem dúvida, é San Marco. Você estará perto de tudo, no coração da cidade. Os hotéis nessa região são mais caros, porém vale pelo conforto. Quanto mais afastado o hotel for da região, mas barato ele será.

Onde comer em Veneza?

Vai depender do orçamento de cada um. Um restaurante intermediário, com entrada, prato principal, sobremesa, vinho e água para um casal tem custo em torno de 80 a 100 euros. Existem opções mais baratas, normalmente fora do eixo turístico, além de lanchonetes, onde é possível comprar um sanduíche por 5 euros.

Em qualquer situação, vale a pena investir em uma experiência única: tomar um drink às margens do Grande Canal. Nossa sugestão é o Riva Lounge, do The Gritti Palace, o melhor hotel da cidade.

Imagem

Tempo necessário: em torno de 30 minutos.

Valor: uma bebida clássica como o Bellini ou o Spritz custará algo em torno de 20 euros, mas a experiência de degustar um drink em Veneza, em um tradicional e requintado hotel, observando o vai e vem das gôndolas e barcos, é algo inesquecível.

Qual a diferença entre as Gôndolas e os Traghettos?

Gôndolas são os barcos tradicionais, que vemos nos filmes, e que realiza passeios turísticos. Elas possuem bancos acolchoados, são bem conservadas e realizam um roteiro normalmente circular, ou seja, saem e voltam para o mesmo ponto.

Já os Traghettos são gôndolas mais antigas, sem luxos, que atravessam o Grande Canal de um lado para o outro, ao custo de 2 euros por pessoa.

Imagem

Considerando que o Grande Canal tem aproximadamente 4 quilômetros de extensão, e possui somente 4 pontes que permitem a sua transposição, os Traghettos são muito importantes para facilitar a vida de turistas e moradores locais. Além disso, se um passeio de Gôndola não está nos seus planos, tente pelo menos fazer a travessia com um dos Traghettos para poder sentir um pouco da sensação de andar nestas interessantes embarcações.

Roteiro de 2 dias em Veneza

Dia 1

No primeiro dia o ideal é se dedicar às atrações principais. Logo pela manhã dirija-se à Praça de San Marco, que é linda e um verdadeiro clássico.

Tempo necessário: 30 minutos.
Valor: gratuito.

Imagem

Lá você encontrará a Basílica di San Marco e o Campanário di San Marco, e ambos tendem a ter filas para o seu acesso, principalmente a torre.

Imagem

Se o seu objetivo é visitar ambos, vá primeiro no Campanário, e esteja preparado para uma longa subida, com muitos degraus.

Tempo necessário: 45 minutos, mais o tempo de fila.
Valor: o custo da entrada é de 8 euros.

Imagem

Depois disso siga para a Basílica, cuja fila anda bem mais rápido. Lá é possível subir até o museu no segundo andar, e de lá se tem uma linda visão da praça, sendo este um ótimo prêmio de consolação para que não se animou a enfrentar o Campanário.

Tempo necessário: 45 minutos, considerando a subida até o segunda andar.
Valor: a entrada na Basílica é gratuita, mas para subir no museu paga-se 5 euros.

Retornando para a praça, não deixe de observar a linda Torre do Relógio, e se estiver disposto a conhecer um pouco da história de Veneza se dirija até o Palazzo Ducale e visite o museu.

Ao lado do Palazzo está a Ponte dos Suspiros, que segundo nos foi dito tem esse nome porque os condenados a atravessavam em direção à prisão, que fica do outro lado, e ali davam os seus últimos suspiros de liberdade.

Imagem

Em seguida dirija-se até a Ponte Rialto e não deixe de olhar as lojas pelo caminho, que oferecem produtos por bons preços.

Tempo necessário: 30 minutos de deslocamento, desde a Praça de São Marcos, mais 30 minutos na ponte.
Valor: gratuito.

Imagem

Após atravessar a ponte, passeie pelo Mercado Rialto, que a essa altura já estará encerrando suas atividades. Caso queira vê-lo em pleno funcionamento, programe para ir novamente na manhã seguinte. Dedique o restante do dia a um passeio pelos bairros de San Polo e Santa Croce.

Dia 2

Apesar de muitas pessoas acharem caro, o passeio de gôndola continua sendo um dos grandes atrativos de Veneza. Esta é a chance de conhecer os canais secundários da cidade. Se puder, invista no percurso longo, que mostra algumas das principais atrações da cidade e te permite ir até locais onde os passeios curtos não te levam.

Tempo necessário: entre 30 minutos e 1 hora, dependendo do percurso.
Valor: existem 3 opções, o percurso curto, que custa 80 euros, o percurso médio, que custa 120 euros, e o percurso longo, ao custo de 160 euros. Em todos os casos a gôndola acomoda até 5 pessoas.

Imagem

Imagem

Imagem

Um bairro interessante para ser explorado durante a tarde é o Dorsouro. Para chegar lá, atravesse a linda Ponte dell'Accademia, que cruza o Grande Canal, e que proporciona lindas vistas da cidade.

Imagem

Nessa região você encontrará o Museu dell'Accademia, a Basílica di Santa Maria della Salute e o simpático Museu Peggy Guggenheim.

Tempo necessário: 1 hora andando pelo bairro, mais o tempo dedicado a cada atração que se queira visitar.

Valor: o passeio é gratuito, mas os museus são pagos.

Visite as atrações que mais lhe interessa e aproveite o restante do dia para andar sem rumo pelo Dorsouro. Se ainda tiver tempo sobrando, volte para San Marco, aprecie novamente a linda praça e continue seu passeio pelo bairro de Castelo.

Com esse breve roteiro, ao final de 2 dias terá sido possível conhecer um pouco de Veneza e se encantar com suas belezas. Não se preocupe em andar por todos os bairros, ou percorrer o maior número de pontes. O divertido na cidade é simplesmente aproveitá-la sem pressa, de forma calma e tranquila.

Você tem mais dias disponíveis? Cogite fazer um bate e volta em Murano e Burano, além de explorar os demais bairros.

Conclusão

Veneza é um destino intenso e todo mundo ama a cidade. Para que a sua experiência seja satisfatória, escolha com cuidado o período, a localização do hotel, o tempo de permanência e esteja ciente dos benefícios e dificuldades que enfrentará.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a cidade de Veneza? Gostou? Como foi o seu roteiro? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Abr 07, 2017 9:45 am
Excelentes informações e dicas para conhecer Veneza. Fui ano passado e me apaixonei pela cidade. Agora quero voltar sempre.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Abr 07, 2017 11:20 am
Nossa, super completa essa matéria e recheada de dicas!
Eu já fui e não sabia várias coisas que poderiam ter feito eu aproveitar melhor a cidade!

Certamente um lugar que quero voltar asap!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Abr 07, 2017 9:45 pm
Veneza é maravilhosa. Mas para aproveitar bem tem que planejar com cuidado.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Abr 07, 2017 9:51 pm
Hugomarcio, eu aprendi isso na marra. Na primeira vez que fui a Veneza cheguei em um feriado e sem reserva de hotel. Fui conseguir um quarto de hotel já era quase meia-noite. E o hotel era horrível.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sáb Abr 08, 2017 6:47 pm
Baran, imagino a dificuldade. E o pior é ter que ficar levando as malas por entre pontes e becos até achar um hotel com vagas, que certamente deve ter sido um absurdo.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Abr 08, 2017 7:01 pm
Isso nem foi problema, pois eu só levava uma mochila. Veneza foi o último destino de uma viagem de trem pelo norte da Itália, começando em Milão.

O hotel nem foi tão caro. Mas era um pardieiro. O banheiro era fora do quarto e para tomar banho quente tinha que colocar moeda.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Abr 10, 2017 11:47 am
Nossa, essa foi dureza. Mas em pleno feriado fica difícil mesmo.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Abr 10, 2017 3:34 pm
Excelente guia!!! Sou louca para conhecer Veneza!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Ithalo Mensagens: 17
Qua Mai 03, 2017 4:35 pm
Veneza é realmente um sonho! Vendo essas fotos, da vontade de pegar o próximo avião e partir.





Booking.com

Voltar para “Veneza”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio