Guia de Viena, Europa | Dicas, informações essenciais e roteiro de 3 dias na cidade

Troca de informações sobre destinos na Áustria.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Abr 02, 2020 10:54 am
Imagem

Viena, capital do Áustria, é mundialmente conhecida por ser o lar de Freud, Mozart e Gustav Klimt, além de ser uma das cidades mais charmosas da Europa. Por não ser muito grande é um destino que pode ser explorado a pé, e que oferece aos seus visitantes diversas atrações, seja no inverno ou no verão.

Leia também: Como é a experiência de dormir em um iglu nos Alpes Austríacos | Iglu Dorf

Muitas pessoas inserem Viena em um roteiro pelo leste europeu, aproveitando para conhecer, na mesma viagem, Praga e Budapeste, enquanto outros preferem explorar apenas as inúmeras atrações da Áustria. Em qualquer panorama, nossa sugestão é dedicar alguns dias para Viena, e para tanto daremos algumas dicas para que você programe sua viagem, bem como um roteiro sobre o que fazer em 3 dias na cidade.

Os lugares, atrações e restaurantes sobre as quais falaremos a seguir podem ser visualizadas neste mapa.

Quanto tempo ficar na cidade?

O tempo ideal em Viena é de pelo menos 3 dias inteiros. Assim é possível visitar as principais atrações com calma e explorar as ruas, confeitarias e restaurantes sem correria. Com mais dias é possível explorar outros museus ou mesmo fazer um bate e volta até Bratislava, capital da Eslováquia, distante apenas 80km de Viena. Com menos tempo será necessário selecionar os locais de maior interesse, e abrir mão de outros, deixando algumas atrações para uma próxima visita.

Qual a moeda local? Como é a aceitação do cartão de crédito?

A moeda adotada na Áustria é o euro, e em Viena o cartão de crédito é amplamente aceito nos restaurantes, lojas e museus.

Quando ir para Viena?

A primavera, de março a maio, com seus jardins floridos, e o outono, de setembro a novembro, com suas lindas paisagens, são dois períodos excelentes para visitar Viena, pois oferecem ao visitante temperaturas amenas e preços razoáveis. O inverno, de novembro a fevereiro, é considerado baixa temporada, mas o frio rigoroso, principalmente para o gosto dos brasileiros. Os dias curtos podem incomodar alguns turistas.

Já o verão, de junho a agosto, chega com calor, preços elevados e ruas repletas de pessoas. Esta é a época com mais chuvas durante o ano, chegando a 60mm em julho.

Estivemos na cidade no final de janeiro e, apesar dos jardins dos palácios não estarem bonitos, gostamos muito da experiência, pois encontramos museus e atrações com menos movimento e melhores preços de hotéis. O frio, apesar de intenso, foi facilmente contornado por roupas adequadas, e apesar de escurecer mais cedo, passear durante à noite era muito agradável.

Onde ficar em Viena?

Existem diversos bairros interessantes em Viena, mas o melhor deles, sem dúvida, é o Innere Stadt, um dos lugares mais agradáveis de se passear na cidade, com diversas ruas exclusivas para pedestres, repletas de lojas elegantes e ótimos restaurantes.

Imagem

Imagem

Além disso, desde Innere Stadt é possível ir a pé até diversas atrações, como para Catedral de Santo Estêvão, Palácio Hofburg e a Ópera de Viena. Para facilitar a escolha da localização do seu hotel, dê preferência para aqueles que estejam o mais próximo possível da Catedral de Santo Estêvão, que é um dos pontos centrais do bairro.

Os demais bairros de Viena, que inclusive abrigam alguns hotéis de luxo, não são de todo ruins, mas exigem deslocamentos a pé ou de táxi/Uber até Innere Stadt sempre que você quiser passear pela região.

Vale também mencionar que os hotéis em Innere Stadt serão mais simples, ou custarão mais caro, do que os seus pares situados nos bairros mais distantes. Por exemplo, o hotel Do&CO que tem ótima localização, é bem mais simples do que o InterContinental, mais distante, apesar de ambos serem 5 estrelas e tem preços similares.

Como se locomover na cidade?

Basicamente, temos três formas principais de locomoção: a pé, Uber/táxi ou de transporte público. Caso esteja hospedado em Innere Stadt, precisará realizar basicamente três deslocamentos maiores: para o Palácio Schönbrunn, Palácio Belvedere e o Parque de Diversões Prater, pois todo o restante poderá ser facilmente visitado a pé.

Estando em grupos de três ou mais pessoas, o Uber normalmente oferece um custo-benefício melhor do que o transporte público nos deslocamentos. Caso precise utilizar o metrô ou ônibus, dê preferência para passes individuais, e só os compre quando o Uber estiver mais caro.

Durante os dias em que estivemos na cidade fizemos praticamente tudo a pé e somente utilizamos o Uber para ir às 3 atrações que indicamos acima. Do aeroporto para o nosso hotel, em Innere Stadt pagamos 45 euros de táxi, e quando do retorno reservarmos um carro da Blacklane, que nos custou 43 euros.

Leia também: Blacklane passa a oferecer serviços personalizados em mais de 500 aeroportos pelo mundo

Onde comer em Viena?

Para o café da manhã ou apenas um lanche durante o dia, o Café Aida, rede que possui várias lojas na cidade, oferece bons preços e comida gostosa e farta.

Imagem

Quem quer economizar sem abrir mão de um lanche saboroso pode comer em um dos diversos quiosques de cachorro quente espalhados por Viena. O sanduíche é enorme e delicioso, uma boa opção tanto para um lanche reforçado, como para quem quer substituir uma refeição.

Imagem

Imagem

Vale a pena também reservar uma mesa no Restaurante Figlmuller, que serve um dos mais tradicionais schnitzel da cidade.

Imagem

Imagem

Viena também é conhecida por suas confeitarias de altíssima qualidade, que servem tortas fantásticas. O preço não é baixo - é normal que um pedaço de torta custe entre 5 e 8 euros e um café entre 3 e 5 euros. Mas é impossível ir na cidade e resistir a essa tentação. E se for para gastar, que o faça em uma das tradicionais e mais renomadas casas, como a Confeitaria Demel, Confeitaria L. Heiner, Café Sacher ou o Café Mozart. Todos ficam em Innere Stadt, a uma rápida caminhada uns dos outros.

Imagem

Imagem

Imagem

Preciso comprar ingressos antecipadamente para as atrações?

Aqui no Falando de Viagem sempre recomendamos a compra antecipada dos ingressos para confirmar a entrada para o dia e horário pretendidos, bem como evitar perder tempo com filas. Mas muitos acreditam que a compra antecipada engessa a viagem, e por isso evitam adotar esse procedimento.

Em Viena você tem quatro atrações principais que dependem de entradas, senão vejamos:
- Ópera de Viena;
- Palácio Hofburg;
- Palácio Shonbrunn;
- Palácio Belvedere.

No caso da Ópera de Viena é extremamente recomendado adquirir ingressos com antecedência, tanto para garantir o seu lugar, como para conseguir aqueles que se encaixem no seu orçamento. Somente deixe para comprar durante a viagem caso este programa não esteja dentre as suas prioridades.

Com relação aos palácios Shonbrunn e Hofburg, a melhor opção é adquirir o Sisi Ticket, que permite acesso a ambos sem dia e nem hora determinados. Ou seja, você evita as filas da bilheteria e não engessa o seu roteiro.

Por fim, no caso do Palácio Belvedere, você precisa indicar o dia da visita e horário em que entrará no museu. Além disso tem que escolher se irá apenas no Alto Belvedere, que é o prédio principal, ou se visitará também o Baixo Belvedere e o Belvedere 21. Quando estivemos no palácio fomos apenas no Alto Belvedere e ficamos muito satisfeitos com a decisão, pois a visita dos demais museus certamente teria prejudicado o roteiro programado para aquele dia.

No geral, veja quais atrações são prioridade para você e compre os ingressos antecipadamente, pois assim terá um lugar reservado e evitará gastar o precioso tempo da viagem em filas desnecessárias.

Leia também: 8 perguntas que a imigração na Europa poderá lhe fazer

Roteiro de 3 dias em Viena

Dia 1

Para começar a explorar Viena nada melhor do que dedicar uma manhã às ruas de Innere Stadt. Comece pela Catedral de Santo Estevão e ande pelos arredores, com especial atenção para a Kärntner Str., Graben e Habsburgergasse, repletas de lojas, restaurante e confeitarias.

Aproveite a caminhada e siga em direção ao Palácio Hofburg, onde você poderá visitar o Museu Sissi, os Apartamentos Imperiais e a Prataria da Corte.

Imagem

Imagem

Imagem

Bem próximo dali está o Museumsquartier, que reúne alguns ótimos museus e uma praça agradável de se conhecer.

Imagem

No período da noite assista a um espetáculo da Ópera de Viena, que é uma das experiências mais impactantes da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Caso esteja hospedado em Innere Stadt, todo este roteiro pode ser feito a pé.

Leia também: Roteiro de Viena: os melhores museus da cidade e Opera House

Dia 2

Acorde cedo visite o Palácio Shonbrunn, que abre normalmente às 08:00 (confirme o horário da abertura, que varia durante o ano). A vantagem de chegar logo pela manhã é encontrar o palácio mais vazio, podendo conhecer tudo com calma e tirar belas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Caso não tenha interesse em explorar o interior do palácio, você pode ir apenas aos jardins, cujo acesso é gratuito. É algo que vale mais a pena durante o verão e a primavera, quando o espaço estará todo florido.

Concluída a visita vá para o Nashmarkt, um tradicional mercado de Viena onde é possível adquirir produtos locais e explorar a pratos típicos da região. O mercado é aberto, e os feirantes muito educados, oferecendo produtos para degustação a todo instante. Quando estivemos lá comemos no Gasthaus, que serve pratos da culinária local saborosos e com bons preços. Mas existem diversas outras opções, tanto para almoço como também para lanches.

Imagem

Imagem

Imagem

Na sequência prossiga até o Parque Prater, que normalmente abre entre 11h e 12h da manhã. O acesso é gratuito e você somente irá pagar pelos brinquedos em que for.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O parque é muito grande e bonito, e realmente nos surpreendeu. Mas vale destacar duas questões importantes. Primeiro, aparentemente os brinquedos são administrados de forma independente, e durante o inverno muitos deles permanecem fechados. Por isso, quando da nossa visita, ele estava bem vazio e com poucas atrações em funcionamento. Outro ponto importante é que o parque oferece muitos locais para um público mais adulto, com temática de terror ou radical, o que significa dizer que crianças pequenas podem não encontrar muitas opções para se divertirem. Mesmo assim gostamos da experiência e conseguimos ir na roda gigante, que é a mais antiga da Europa e oferece uma vista única e diferenciada da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Mesmo quem estiver hospedado em Innere Stadt precisará pegar o transporte público, Uber ou táxi para os deslocamentos entre as atrações sugeridas para este dia.

Dia 3

No último dia da viagem, pela manhã vá até o Palácio Belvedere e se encante com as lindas exposições, com destaque para as obras de Klimt e seu icônico quadro O Beijo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tal como ocorre com Shonbrunn, os jardins do Belvedere também são gratuitos e mais bonitos no verão/primavera.

Bem próximo do Belvedere está o Museu História Militar, cuja visita é indicada caso a temática seja do seu interesse. Ele não é muito grande, e com uma ou duas horas é possível percorrer todas as suas galerias.

Imagem

Imagem

Imagem

No período da tarde dedique-se a andar pelas ruas de Innere Stadt, que como dissemos é um dos locais mais agradáveis de Viena. Aproveite para conhecer o interior da Catedral de Santo Estevão, cujo acesso é gratuito. Será necessário comprar um ingresso apenas se você quiser subir em uma das suas torres.

Imagem

Imagem

Imagem

Caso tenha algum outro museu ou local da cidade que queira conhecer, pode encaixá-lo no roteiro na tarde deste dia.

Em termos de deslocamentos, nesse dia será necessário transporte público ou Uber/táxi apenas para ir e voltar do Belvedere.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece Viena? Quantos dias ficou na cidade? O que visitou? Gostou? Como foi o seu roteiro? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qui Abr 02, 2020 11:43 am
A cidade parece ser incrível! Quero muito conhecer.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Abr 03, 2020 9:45 am
Viena é linda. Uma das cidades mais aconchegantes da Europa. Vale muito a pena conhecer.

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Abr 05, 2020 1:22 pm
4 lugares para comer bem e barato em Viena https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=63&t=18756" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 06, 2020 10:32 am
Viena é um dos destinos que queria ir com meu filho. Falam que é ótimo para famílias!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Abr 06, 2020 10:43 am
Gabriel, o Lipe vai amar. É uma cidade linda e que pode ser explorada a pé, mas com distâncias não muito grandes. Tenho certeza de que irão curtir muito ficar passeando pelas ruas centrais.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qui Abr 09, 2020 9:32 am
Pra mim é uma das cidades europeias mais bonitas.

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Abr 19, 2020 9:42 am
Ópera Estadual de Viena: tudo que você precisa saber para assistir a um espetáculo https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=63&t=18822" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Abr 23, 2020 2:40 pm
Como visitar Innsbruck na Áustria sem sair de casa | Tours virtuais https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=63&t=18849" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Áustria”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio