Viena é a capital da Áustria e uma das cidades mais charmosas da Europa. Lá você encontra muitos museus, palácios e ruas agradáveis para explorar. No entanto, apesar de existirem diversos restaurantes de altíssima qualidade na cidade, os preços cobrados, notadamente nesses tempos de euro nas alturas, podem comprometer o orçamento de muitos viajantes.
Apenas para se ter uma noção, um pedaço de torta, servido nas melhores confeitarias da cidade, custa em média 5/8 euros, e um café entre 3/5 euros. Não é por isso que você precisa se contentar em comer nas grandes redes de sanduíches, pois existem lugares onde é possível se ter uma boa refeição, pagando-se preços razoáveis, e é sobre isso que falaremos a seguir.
Você encontrará diversas unidades do Café Aida na cidade de Viena. O lugar é acolhedor, mas não espere encontrar o mesmo charme e luxo das confeitarias tradicionais e caras, como a Demel ou a L. HEINER. Por outro lado, na Aida você terá à disposição diversos pratos que permitem tomar um café da manhã ou lanche durante o dia com ótimo custo-benefício. Em termos gerais, um café de prensa francesa, que serve duas pessoas, custa 6 euros, um prato com duas metades de um sanduíche de queijo custa 5 euros e um com três metades de sanduíche de porco ou atum custa 9 euros. Pode parecer caro, mas para Viena são preços bem razoáveis por uma boa refeição.
Inclusive, em um dia decidimos experimentar um local diferente e fomos no Café Diglas, bem mais elegante e luxuoso, e a conta final ficou o dobro do que normalmente pagávamos na Aida e com opções que, na nossa opinião, eram menos saborosas.
2) Barraquinhas de cachorro quente
Andando por Viena você encontrará diversos quiosques que vendem o tradicional cachorro quente, que não tem nenhuma semelhança com o nosso do Brasil ou com aquele encontrado nos EUA. Nesses locais não espere qualquer conforto, pois come-se em pé ou sentado em algum banco público das redondezas.
Enquanto que nos EUA o cachorro quente não passa de um pão com salsicha, e o brasileiro é o mesmo pão com salsicha, mas com muito molho e diversos acompanhamentos, o sanduíche em Viena consiste em um pão de sal crocante recheado com uma deliciosa linguiça à sua escolha.
A opção mais tradicional é a linguiça recheada com queijo, que fica perfeita junto com a mostarda local. O preço é de 5 euros e um cachorro quente é suficiente para satisfazer mesmo quem está com muita fome. Se você não quiser o pão, basta pedir apenas a linguiça ou uma salsicha, que custa os mesmos 5 euros e vem com mostarda e ketchup à parte.
É um lanche com bom preço, muito saboroso, tradicional e rápido de comer. E na nossa opinião muito melhor do que os sanduíches vendidos nas grandes cadeias norte-americanas.
3) Restaurante Figlmuller – tradicional Schnitzel
O schnitzel é um dos pratos mais tradicionais de Viena. É um grande e fino bife de porco ou vitela empanado. E quem quer comer um dos melhores schnitzel da cidade deve ir no Restaurante Figlmuller, inaugurado em 1905 e que possui duas unidades no centro. O tempo de espera por uma mesa pode chegar a mais de 1 hora nos finais de semana, por isso as reservas, com uns 2 meses de antecedência, são altamente indicadas.
O schnitzel do Figlmuller é feito com carne de porco e chega à mesa macio, com casca crocante e com ótimo tempero. Os acompanhamentos são pedidos à parte, que apesar de saborosos não tinham nada de especial. O preço do schnitzel é 15 euros e um prato serve até duas pessoas que não estiverem com muita fome. Na dúvida, peça um primeiro, e se necessário um segundo, pois eles chegam muito rápido à mesa. Os acompanhamentos custam 4 euros.
Existem vários mercados e supermercados espalhados por Viena, onde é possível comprar bebidas, sanduíches prontos e lanches diversos por valores bem menores do que aqueles encontrados nos restaurantes. A qualidade destes pratos prontos para comer é semelhante à do Brasil, ou seja, sem grandes destaques, mas ainda assim é uma boa forma de comer sem gastar muito.