Cruzeiro de 3 noites no Dragon Legend, pela Halong Bay, no Vietnã, com a Indochina Junk

Troca de informações sobre o Vietnã.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Dom Abr 15, 2018 5:57 pm
Imagem

Halong Bay é uma das grandes atrações do Sudeste Asiático e certamente a mais desejada pelos turistas que vão ao Vietnã. Imagine milhares de pequenas ilhotas de calcário com praias, cavernas e cobertas por densa vegetação surgindo no meio de uma baía de água verde esmeralda. Evidente que um local tão especial quanto este já foi reconhecido como tal, tendo sido declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1994. Halong Bay pode ser traduzido como Baía onde o dragão desceu. O Vietnã possui inúmeras lendas relacionadas aos dragões mágicos que teriam habitado suas terras no passado remoto.

Leia também: Vietnã | Um incrível mosaico de experiências

A visita à Ha Long pode ser feita das seguintes formas:
1) Ir por conta própria até a cidade portuária de Halong City ou até Cat Ba (a única ilha que conta com alguma estrutura turística) e de lá pegar algum day tour pela baía;
2) Contratar uma agência que cubra todo o passeio, desde o pick-up em Hanói (capital do país - 160 quilômetros de distância).

Dentre os tours, as principais opções são bate e volta de 1 dia (não recomendamos, pois a baía é imensa e, a não ser que seu tempo seja extremamente limitado, vale a pena ficar mais tempo), 2 dias/1 noite e 3 dias/2 noites. Optamos pelo tour e, mais especificamente, pelo cruzeiro de 3 dias e 2 noites, que permite navegar um pouco mais longe e ver mais da baía.

Nosso tour foi feito no luxuoso barco Dragon Legend, da empresa Indochina Junk, e não poderia ter sido uma experiência melhor!

São 24 cabines muitíssimo bem equipadas (decoração impecável, frigobar, vista do mar e, de quebra, uma belíssima banheira), atendimento de primeira (tripulação com bom inglês), comida excelente (destaque para o churrasco de frutos do mar servido na praia no segundo dia) e atividades variadas durante todo o curso da viagem (desde caiaque até aula de culinária e pesca noturna de lula). No mais, a embarcação conta com 2 salões de refeição (um interno e outro aberto), deck com cadeiras de sol, piscina aquecida, torre de observação e Spa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O pick-up acontece de manhã logo cedo na cidade de Hanói em vans luxuosas, que dispõem de garrafinhas de água mineral, tomadas e Wi-Fi. No percurso até Halong City conta-se com o primeiro guia, que dá algumas informações importantes sobre o roteiro e também fica à disposição para tirar quaisquer dúvidas. Ocorre uma única parada em um espaço colaborativo de artistas locais, onde é possível comprar souvenires, algum lanchinho e ir ao banheiro.

A van segue então até a cidade portuária, onde fica o espaçoso e confortável lounge da empresa. Lá, os turistas são organizados nas mesas e sofás conforme o tour selecionado e lá é apresentado o guia que conduzira a excursão durante o cruzeiro.

Somos então conduzidos até pequenos barcos de madeira, os quais são posteriormente acoplados as embarcações grandes (chamadas de junk). É feita uma apresentação no salão de jantar mostrando a rota que o barco fará e apresentando as orientações de segurança, as atividades oferecidas e as facilidades da embarcação. Quando somos conduzidos às acomodações, as malas já estão nos aguardando em frente à porta. Pelo conforto e capricho do quarto já dá para notar que o cruzeiro será uma ótima experiência.

Pelo horário, é dada uma hora de descanso e na sequência servido o almoço (se as condições climáticas permitirem, será montado na parte externa do barco, permitindo admirar a vista que já começa a se moldar no meio de ilhotas e mar verde).

Todas as refeições são fartas e deliciosas. O chef tem o cuidado de compor cada uma delas com a culinária de uma parte do Vietnã (lembremos que o pais é bastante extenso em comprimento e possui diferenças regionais significativas). Há sempre entradas e salada e depois pratos principais com arroz e carnes (frango, porco e/ou frutos do mar). Ao final, frutas ou algum doce como sobremesa. Água e chá são servidos gratuitamente, mas refringentes, sucos e bebidas alcoólicas são cobrados a parte (abre-se uma comanda por quarto e o valor total é acertado no último dia).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois da primeira refeição e uma pausa para descanso, é hora de explorar mais da baía, optando-se entre o pequeno barco de madeira ou caiaque. O trajeto é bastante semelhante, então depende basicamente do interesse de cada um. O passeio dura cerca de 1 hora e a sensação de remar naquela baía de águas tranquilas com suas ilhotas imensas é indescritível.

De volta a embarcação, pode-se escolher entre aproveitar a piscina, apreciar a vista do deck (e quem sabe ver um belo pôr do sol), receber uma massagem no Spa (cobrado separadamente) ou descansar na banheira deliciosa do quarto.

À noite, o jantar é servido cedo (novamente na parte externa se o clima permitir) e depois pode-se estender a conversa com os novos amigos de cruzeiro ou descer para uma divertida pesca de lula (as chances de êxito são baixas, devo já alertar aos mais entusiasmados).

Imagem

Imagem

Imagem

O segundo dia no barco começa bem cedo para aqueles dispostos a ver o sol nascer no horizonte (e garantimos que é um verdadeiro espetáculo se o céu estiver limpo!). Pouco depois uma divertida aula de Tai Chi Chuan, seguimos todos para o buffet de café da manhã. Embora seja consideravelmente raro nesta época do ano, tivemos a imensa sorte de contar com um dia inteiro de céu azul e limpo no cruzeiro, o que torna a baía ainda mais maravilhosa!

Na sequência, embarcamos todos no pequeno barco para conhecer um pequeno vilarejo onde os locais estão aprendendo a desenvolver aquicultura e produzir pérolas (é possível comprar em uma pequena lojinha depois de aprender sobre a produção). De lá, vamos conhecer uma das muitas cavernas da região e subimos um pequeno mirante.

Depois desse passeio, é hora do almoço mais esperado do trajeto: um churrasco de frutos do mar servido em mesas colocadas na praia em uma das pequenas ilhotas da baía. Certamente uma bela combinação de paisagem imbatível com comida deliciosa!

Imagem

Ainda não tão recuperados da fartura, somos levados para um novo passeio de caiaque (ou de barco, para os menos aventureiros) com duração de cerca de 1 hora. A paisagem não é exatamente idêntica à do dia anterior, mas é tão idílica quanto.

Imagem

No fim da tarde, é possível aproveitar o tempo livre na embarcação para piscina e Spa – e há ainda a opção de assistir a uma aula de culinária para aprender a fazer rolinho primavera. À noite, mais uma excelente refeição e depois momentos descontraídos de apresentação da tripulação, música e até truque de mágica.

No terceiro e último dia, há novamente aula de Tai Chi Chuan de manhã cedo e café da manhã na sequência. Depois, últimos momentos livres para aproveitar o sol no deck do barco ou descansar no quarto. Por fim, é feito o check-out e as malas devem ser colocadas na porta dos quartos para serem levadas de volta a Halong City. Somos então conduzidos para a última refeição (um buffet de brunch) e despedida.

Dali, retornarmos para o lounge da empresa na cidade portuária e divididos em vans. Há uma última atividade no caminho de volta para Hanói: um simpático e tradicional espetáculo de fantoches na água. Enfim entregues de volta ao hotel em Hanói, a sensação é de que foram vividos momentos de puro êxtase em um dos grandes patrimônios naturais do mundo.

Quando ir?

Começamos alertando que o Vietnã chove muito o ano inteiro, então não espere o mesmo tempo bonito que costuma ver nos países vizinhos. Especialmente o Norte, onde fica Halong Bay, tem clima invertido e o inverno é de novembro a janeiro (justamente quando é alta temporada no restante da região asiática). Assim, o recomendado para boas temperaturas e menos chuvas fica nos meses de setembro e outubro ou entre marco e maio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quanto custa?

O preço é variável conforme época do ano, número de dias do cruzeiro e tipo de barco. Fizemos o tour de 3 dias/2 noites em janeiro de 2018 no barco Dragon Legend, com cabine no valor de US$360.

Empresa: Indochina Junk – Halong’s Finest Luxury cruises.
Endereço: No 58 Au Trieu st - Hanoi – Vietnam.
Telefone: +84 24 3926-4085.
Site: http://www.indochina-junk.com
E-mail: [email protected]

Boa viagem!

Texto e fotos: Renata Hollanda.

E você, já fez o cruzeiro em Halong Bay? Com qual empresa? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Seg Abr 16, 2018 6:56 am
Eu fiz um cruzeiro pela Halong Bay, também de 3 dias. Infelizmente não lembro agora o nome da empresa.
Super recomendo, a experiência e o lugar são maravilhosos.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mai 05, 2018 12:47 pm
Parece bem legal. Só esse visual de tirar o fôlego já vale a pena. Uma baita experiência!





Booking.com

Voltar para “Vietnã”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio