Siem Reap e Angkor | O Tesouro do Reino do Camboja

Troca de informações sobre o Camboja.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Fev 28, 2017 12:19 pm
Imagem

O Reino do Camboja, ou simplesmente Camboja, é um país com um pouco mais de 15 milhões de habitantes localizado no sudeste asiático, onde faz fronteira com a Tailândia, o Laos, o Vietnã e com o Golfo da Tailândia na porção sudoeste. Sua capital é Phnom Penh, cidade que infelizmente não visitamos durante nossa viagem, pois nossa atenção foi total para o tesouro maior deste acolhedor país, a região em torno da cidade de Siem Reap, que todos conhecemos como Angkor.

Siem Reap é uma cidade com um pouco mais de 130.000 habitantes, mas que recebe anualmente mais de 2 milhões de visitantes. Nela estão localizados o aeroporto internacional da região e a maioria dos hotéis e resorts. Ela é o portão de entrada para chegarmos à maior concentração de edifícios religiosos do mundo.

Angkor, que em sânscrito significa cidade, foi a capital do Império Khmer entre os séculos 9 e 15. Cada novo imperador a deixava mais bonita, maior e construía novos edifícios. Após várias guerras, invasões e a decaída do império, sua população teve que migrar para outras áreas do país e a natureza tomou conta do que antes eram joias preciosas de uma cultura extraordinariamente desenvolvida para a época.

Embora nunca tenham sido esquecidas pelo povo cambojano, que ainda manteve alguns templos em uso, as ruínas de Angkor começaram a ganhar fama no ocidente a partir do século 19, quando vários países, principalmente a França quando o Camboja esteve sob seu protetorado, financiaram inúmeras expedições arqueológicas, trazendo a luz edifícios belíssimos. Desde 1992 toda a região faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Notamos durante a nossa visita que, ainda hoje, vários sítios de pesquisa e escavações são financiados por outros países, universidades e organizações internacionais. É impossível descrever e colocar toda a beleza da região em somente algumas fotos, mas vamos tentar. Você pode ter certeza que pessoalmente tudo é ainda mais interessante.

Beng Mealea

Templo hindu que fica a 75 quilômetros de Siem Reap. Ele não foi restaurado, mas digamos que foi apenas arrumado, e os visitantes passeiam ao redor do templo e por cima das pedras através de passarelas. Ele não faz parte do complexo Angkor, então é necessário um ingresso extra para visitá-lo.

Imagem

Imagem

Tonle Sap

O maior lago do sudeste asiático! Lá é possível visitar com barco a região alagada, a vila de pescadores Kompoung Phluk, e ver como é a vida de cerca de 10.000 pessoas que vivem da pesca no lago.

Imagem

Imagem

Phnom Backeng

Templo que está sendo completamente restaurado. Você não consegue realmente ter uma noção dele, mas o interessante é a localização, no alto de uma montanha. É o melhor lugar para se observar o pôr do sol em toda a região, mas por segurança o acesso é controlado e são permitidas somente 300 pessoas por vez. Chegamos às 16:30 e esperamos quase 2 horas, mas valeu a pena, para contemplar este espetáculo. A subida da montanha leva cerca de 20 minutos.

Imagem

Angkor Thom

Diferente de Angkor Wat, que é o complexo do templo, Angkor Thom (grande cidade), é a área murada da capital do Império Khmer. Em sua época foi a maior cidade do sudeste asiático. Os visitantes podem entrar na cidade através de 5 portões, sendo o mais famoso o South Gate.

Imagem

Imagem

Dentro dos muros é possível visitar:

Bayon

Ao chegarmos não temos a dimensão da beleza deste antigo templo, que está bem no centro da cidade, e que vem a ser um dos edifícios mais interessantes de Angkor Thom. A princípio ele parece cinza, mas quando nos aproximamos é possível ver os incríveis detalhes das torres e suas imensas caras que sorriem para os visitantes. Andamos pelos inúmeros corredores e galerias, onde nas paredes está entalhada a história da civilização Khmer, suas lendas e seus costumes. Realmente muito bonito!

Imagem

Imagem

Baphuon

Um dos templos mais antigos de Angkor. Construído em cerca de 1060 D.C.

Imagem

Phimeanakas

Torre que fazia parte do antigo palácio, do qual não resta mais nada além das entradas e do terraço, principalmente porque grande parte era de madeira.

Imagem

Imagem
Uma das entradas do antigo palácio real.

O Terrace of the Elephants marcava o limite oriental do palácio real, chamado assim devido aos elefantes esculpidos em alto relevo ao longo das paredes e escadas, e o Terrace of the Lepher King, que é a continuação para o norte, com diversas outros detalhes esculpidos. São terraços de onde o rei e a corte observavam paradas, corridas de cavalos e outras festividades. Do outro lado da área de desfiles é possível visualizar os 12 pequenos edifícios chamados Prasat Suor Prat Towers.

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda dentro de Angkor Thom é possível visitar o Khleang South e o Khleang Norht, edifícios que serviram como casa de hóspedes de familiares da realeza, militares e hóspedes estrangeiros.

Continuamos nosso passeio, agora novamente fora dos muros da cidade:

Ta Phom

Talvez um dos edifícios mais conhecidos de Angkor, pois foi um dos cenários do filme Tomb Rider - Lara Croft - A Origem da Vida, com a atriz Angelina Jolie. Em seu tempo foi um monastério que também tinha funções de hospital.

Imagem

Imagem

Finalmente o maior e mais conhecido de todos Angkor Wat (wat significa templo). Ele foi um dos maiores monumentos religiosos do mundo. Ao contrário dos outros templos em nenhum momento ele foi tomado pela natureza. Residência permanente de muitos monges e um dos lugares mais sagrados do mundo. No centro de Angkor Wat está o seu principal santuário, chamado Bakan, em forma de pirâmide com 5 torres. Seu acesso é controlado e os visitantes ficam esperando em uma fila para receber os passes dos visitantes que saem do santuário. Fora da área principal existiam várias bibliotecas e salas de estudos dos monges. Um monumento tão extraordinário que merece estar na bandeira do país.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Alguns templos menos conhecidos, mas que valem a visita:

Prash Khan

Imagem

Pre Rup

Imagem

Banteay Srey

Também conhecido como cidade das mulheres. Ele não é muito grande, mas é um dos mais detalhados.

Imagem

Imagem

Neak Poan

Um pequeno templo, em uma ilha dentro de um dos antigos reservatórios de água da cidade. Os visitantes chegam à ilha por uma passarela.

Imagem

Imagem

Você também pode conhecer: Chau Say Tevoda, Thomannon, Ta Som, East Mebon Temple, Banteay Samre, Banteay Kdei Roluos Group: Bakong, Prash Kor, Lolei e Ta Keo, sendo este último com escadarias gigantescas, superinclinadas.

Utilizamos um guia contratado no local, pois achamos imprescindível para podermos aproveitar a viagem e realmente entender tudo o que estava a nossa volta. Também no final de nossa viagem visitamos o Angkor National Museum. Claro que o maior tesouro não está dentro do museu, pois Angkor é um museu a céu aberto, mas foi interessante para com calma gravarmos e entendermos tudo o que nós visitamos nos outros 4 dias, afinal, são tantos nomes de templos, imperadores e épocas que no final você está cansado e não sabe mais o nome de nada.

Infelizmente temos que informar que toda a região é bem difícil para pessoas com dificuldades de locomoção. São milhares de escadas, algumas com degraus gigantescos e outras com degraus que cabe somente a ponta do pé, além de serem superinclinadas. Crianças pequenas também têm dificuldades na maioria dos locais.

Ficamos 5 dias na cidade, sendo 4 intensamente dedicados às visitas dos sítios históricos, e foi bem cansativo, principalmente pelo calor intenso. Se for possível, aconselhamos passar mais tempo e fazer as visitas com mais calma.

Adoramos o Camboja! Um país marcado e devastado por muitas guerras, que segundo ONG's internacionais possui ainda hoje cerca de 7 milhões de minas terrestres, explosivos e bombas de fragmentação enterradas, e que está entre os mais pobres do mundo, mas imensamente rico em história e na simpatia de seu povo. Em todos os momentos nos sentimos seguros e muito bem acolhidos por este povo simples, mas muito nobre, merecedores de viverem em um reino, que embora não seja encantado, quem sabe um dia venha a ser.

Boa viagem!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece Siem Reap e Angkor? Qual seu templo preferido? Fez passeios ou atividades diferentes da que nós fizemos? Recomenda? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 28, 2017 5:10 pm
Deve ter sido uma viagem memorável, né? Preciso conhecer o Camboja!

Adriana Mensagens: 2231
Qua Mar 01, 2017 9:02 am
Realmente Gabriel, foi memorável.
Quero um dia voltar ao Camboja e conhecer o restante do país.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Mar 06, 2017 4:20 pm
U-A-U! Não tenho o que dizer! Fascinante!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qua Ago 30, 2017 1:59 pm
Uau mesmo, que maravilhoso, que experiência!!!! :clap :clap





Booking.com

Voltar para “Camboja”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio