Van Gogh Museum: um tributo a um dos mais importantes pintores da Holanda em Amsterdã

Troca de informações e dicas sobre Amsterdã, na Holanda.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qui Jun 11, 2015 8:26 am
Imagem

Visão geral

O Van Gogh Museum foi inaugurado em 1973 e é um dos museus mais visitados de Amsterdã. Somente em 2014, em torno de 1,6 milhões tiveram a oportunidade de ver e admirar as obras deste famoso artista holandês.

Com mais de 200 pinturas, vários desenhos e cartas de Vincent van Gogh, é possível conhecer um pouco de cada fase do artista, além das inúmeras adversidades que pontuaram sua vida. Também estão presentes no local obras de outros artistas impressionistas e pós-impressionistas do século XIX, como os franceses Paul Gauguin e Henri Toulouse-Lautrec.

Vincent van Gogh sempre foi conhecido por ser uma pessoa com hábitos simples, uma personalidade forte e instável. Sua carreira, enquanto vivo, foi um retumbante fracasso, tanto que precisou da ajuda financeira do seu irmão mais novo, Theo, até mesmo para adquirir o material que precisava para elaborar seus quadros.

Um dos eventos mais obscuros na vida de Vincent van Gogh refere-se à automutilação que levou ao corte da própria orelha. No museu esse evento é retratado como fruto da visita do amigo e artista Paul Gauguin, que em um determinado momento foi ameaçado com uma faca por Vincent van Gogh. Em um acesso de total descontrole e raiva chegou a cortar a própria orelha. No entanto, ainda pairam muitas dúvidas sobre o que realmente aconteceu, existindo várias teorias sobre o caso.

Ao percorrer o museu é possível ler diversos murais e ver filmes sobre a vida desse fabuloso artista, que sempre trilhou um caminho entre a genialidade e a loucura.

Vincent van Gogh nasceu em 1853, na cidade de Zundert, e durante sua vida produziu aproximadamente 900 pinturas e mais de 1.000 obras sobre papel. Mesmo assim, em vida, somente conseguiu vender uma única obra. Em 1890, doente e já desiludido, o artista deu fim à própria vida com um tiro no peito.

As filas para visitar o museu são normalmente grandes, por isso, se puder, chegue cedo e aproveite para passear entre as obras sem muitas pessoas ao seu redor.

O museu não é muito grande, sendo possível, em aproximadamente 1 hora e 30 minutos percorrer rapidamente todas as obras. Quem aprecia o artista e gosta de suas obras pode facilmente ficar mais de 4 horas por lá.

Fotos no local são proibidas, por isso se preocupe apenas em passear pelo local e admirar suas obras.

Preço

Esses são os valores cobrados:
- Adultos: 17 euros.
- Crianças e jovens abaixo de 18 anos: gratuito.

Você também pode comprar seu ingresso com antecedência pelo site: http://tickets.vangoghmuseum.com

Os preços são os mesmos praticados na bilheteria e você evita a fila para a compra do ingresso, economizando tempo que pode ser melhor dedicado em outras atividades.

Imprima o ingresso comprado on-line, chegue na hora marcada, entre na fila dedicada a quem possui ingressos on-line e acesse diretamente o museu.

Horário de funcionamento

De 1º de março e 30 de junho, aberto diariamente das 9 horas às 18 horas, e de 9 horas às 22 horas às sextas-feiras.

De 1º de julho e 31 de agosto, aberto diariamente das 9 horas às 18 horas, e de 9 horas às 22 horas às sextas-feiras e aos sábados.

Dia 4 de setembro aberto de 9 horas às 12 horas.

Dia 26 de setembro aberto de 9 horas às 18 horas.

De 22 de setembro a 31 de outubro, aberto diariamente das 9 horas às 18 horas, e de 9 horas às 22 horas às sextas-feiras e aos sábados.

Dia 25 de dezembro, aberto das 9 horas às 17 horas.

Todos os demais dias o museu abre de 9 horas às 17 horas, e de 9 horas ás 22 horas nas sextas-feiras.

O próprio museu informa que os melhores horários de visitação são de 9 horas às 11 horas ou depois das 15 horas, pois o período de 11 horas às 15 horas costuma ser o mais concorrido.

Como chegar

O Van Gogh Museum está localizado na Paulus Potterstraat 7, em plena Museumplein. Os bondes (trams) 2, 5, 7, 10 e 12 param próximo ao museu.

Redes sociais

O Van Gogh Museum também está presente nas redes sociais. Curta, siga e fique por dentro das novidades:

Facebook: http://www.facebook.com/VanGoghMuseum
Twitter: http://www.twitter.com/vangoghmuseum
Instagram: http://www.instagram.com/vangoghmuseum

Conclusão

O museu Van Gogh é uma oportunidade de conhecer a obra e a vida deste fabuloso artista, que viveu no limiar entre a loucura e a genialidade. Percorrer seus corredores é muito agradável e constitui um passeio imperdível para todos que visitam a cidade de Amsterdã.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece o Van Gogh Museum? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 11, 2015 8:29 am
Um passeio imperdível em Amsterdã.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qui Jun 11, 2015 9:15 am
Parece ótimo!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 11, 2015 11:20 am
Existem certas coisas que a pessoa tem que ter um certo conhecimento para poder compreender a grandeza e genialidade de um artista...
Na música clássica, por exemplo... se vc não tiver uma certa bagagem cultural musical, talvez não consiga apreciar o 2º movimento da 7ª Sinfonia de Beethoven, por sinal um dos trechos mais lindos que eu já ouvi...talvez as pessoas estejam mais acostumadas com os compassos do 1º movimento da 5ª Sinfonia... que por sinal, também é muito bonita, principalmente o 3º movimento...
Em termos musicais, desde cedo eu treinei o ouvido e a mente para poder "degustar" a genialidade de compositores, tipo Beethoven (na minha opinião, o maior de todos), de Mozart, Bach e dezenas de outros gênios...some-se a isto, os gênios musicais dos anos 60/70/80/90, Beatles, Pink Floyd, Led Zepellin, Deep Purple, etc...
Já na pintura, confesso que, por total ignorância, desconhecimento ou outro fator qq, não consigo achar a menor graça em pintores do tipo Picasso, Monet etc...
Mas..Van Gogh eu acho todas as suas obras lindas...
É olhar e gostar, de graça e com toda a minha ignorância sobre pintura....
Muitos anos atrás, o pai do Michael Douglas, Kirk Douglas, fez um filme em que ele era o Van Gogh...
Teve uma cena do filme que até hoje eu me lembro bem...referente ao quadro "Comedores de batatas"...
No trecho do filme, Van Gogh fez muita pesquisa antes de concluir o quadro...
Invariavelmente eu me lembro deste filme, por uma mania que eu tenho:
De vez em quando, eu não janto... simplesmente cozinho umas 4 batatas, amasso, passo um pouco de manteiga e como, sentado no sofá (escondido do meu filho pequeno e para ira da minha esposa)... e me deleito como um prato tão simples pode ser tão gostoso(às vezes, substituo a batata por inhame)....
Nestas horas, me lembro do filme do Van Gogh...
Os quadros do cara, quando um deles vai a leilão, atingem cifras astronômicas....
Outro que eu acho a obra interessante é Salvador Dali...
Já Picasso, o mundo todo considera o cara um gênio... mas quando eu vejo um quadro do cara, a impressão que fica é que ele resolveu tirar um sarro com a cara de todo mundo ao produzir aquilo.... :lol: :lol:
A minha mesquinha insignificância em conhecimento de pintura não me permite apreciar a obra do cara....

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jun 11, 2015 4:59 pm
E tem a belíssima canção do Don McLean em sua homenagem:

https://www.youtube.com/watch?v=dipFMJckZOM" onclick="window.open(this.href);return false;

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Jun 11, 2015 8:21 pm
Sempre fui um admirador inveterado de Van Gogh. Talvez seja o pintor de cujas obras eu mais gosto. Lembro que visitei este museu aos 8 anos, com a minha família, e simplesmente não queria ir embora. Bati o pé e fiquei horas olhando detalhadamente cada quadro. Aí quando fui ao Louvre, na mesma viagem, achei um porre. Tem coisas que não temos como explicar, simplesmente acontecem. A paixão pelos quadros do Van Gogh é uma delas. Certamente no dia em que retornar a Amsterdam, visitarei esse museu novamente.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Sex Jun 12, 2015 11:14 am
Deve ser um museu muito lindo, ótimo para passar horas contemplando a arte.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Jun 12, 2015 2:01 pm
Fabio...
Eu tenho o mesmo sentimento em relação ao Van Gogh...
É bater os olhos nas telas (não ao vivo, pois nunca vi uma, mas em revistas, internet, filme) e gostar...
Já com relação ao Louvre, nunca fui.... mas tenho uma curiosidade imensa em olhar a Mona Lisa e ter a minhaltu impressão sobre se Monalisa é mulher realmente ou um homem, como já li em alguns pasquim artísticos...
Uma vez eu vi uma exposição de esculturas do Rodin... achei totalmente sem graça... não vi nada demais.. a não ser muitos corpos desnudos, retorcidos... visualmente sem graça... nem achei nenhuma genealidade...
Van Gogh é diferente... vc olha e fica magnetizado...
Imagino como deve ser incrível olhar uma obra ao vivo...





Booking.com

Voltar para “Amsterdã”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio