Onde comer em Amsterdã: Restaurante Rijks

Troca de informações e dicas sobre Amsterdã, na Holanda.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Dom Dez 15, 2019 5:39 pm
Imagem

O Restaurante Rijks foi inaugurado em 2014 sob o comando do chef Joris Bijdendijk e adota uma culinária inovadora, com utilização de produtos típicos holandeses, mesclando-os com itens da culinária internacional, de forma a obter sabores e sensações diferenciados, que surpreendam os seus visitantes. O chef também é responsável pela elaboração do cardápio do Blue Restaurant, localizado dentro da nova Sala VIP KLM Crown Lounge, na área não-Schengen, do Aeroporto Schiphol (AMS).

Leia também: KLM Crown Lounge | Área não-Schengen | Aeroporto Schiphol (AMS) em Amsterdã

O restaurante foi premiado com uma estrela Michelin em 2016 e possui uma classificação Gault & Millau de 16,5 por vários anos consecutivos. A localização não poderia ser melhor, pois está ao lado do Rijksmuseum, em plena Museumplein (Praça dos Museus), um dos locais mais encantadores e visitados de Amsterdã.

Externamente o prédio é sóbrio e pode passar desapercebido por muitos turistas que circulam pelo local, mas por dentro você encontrará um ambiente refinado e elegante, com uma belíssima cozinha aberta, onde os profissionais trabalham em perfeita harmonia. Reservas são altamente recomendadas, principalmente em datas comemorativas e durante a alta temporada, pois é um restaurante muito procurado tanto por turistas, como também pelos moradores locais.

Imagem

Imagem

Imagem

Um detalhe inusitado consiste em uma pequena gaveta localizada nas mesas, ao lado de cada cliente, onde estão dispostos todos os talheres que serão necessários durante a refeição.

Imagem

Leia também: Amsterdã | Uma linda cidade cercada por canais por todos os lados

Os pratos são bons?

O menu oferece diversas opções à la carte, com especial destaque para o Rib Eye maturado, cuja peça é levada nas mesas para que se escolha o melhor corte, ao custo de 15 euros por 100 gramas da peça maturada por 4 semanas e 21 euros por 100 gramas da peça maturada por 8 semanas.

No nosso caso decidimos experimentar o menu degustação de 6 pratos (75 euros), onde é possível conhecer algumas das criações do chef Joris Bijdendijk. Antes de começar a refeição propriamente dita foi servido um Caldo com Lichia, mesclando sabores salgado e doce.

Imagem

O primeiro prato foi um Ceviche de Ostras, que na prática pouco lembra o tradicional prato peruano.

Imagem

O segundo prato foi um pequeno pastel de Couve-flor com pera e nozes, muito crocante e com boa textura.

Imagem

O terceiro prato consistiu num Bolinho de rabo de boi, única opção com carne da noite, mas que não surpreendeu.

Imagem

O quarto e melhor prato da noite foi um Mil folhas de Beterraba, com sabor intenso, aveludado, em perfeita harmonia com o molho servido.

Imagem

O quinto prato era Queijo de cabra com sementes de abóbora e mel, que serviu de transição entre os pratos salgados e os doces que estavam por vir.

Imagem

Para encerrar, tivemos uma pré-sobremesa, e uma sobremesa elaborada com Mascarpone, sorvete, figo e nozes, e que na nossa opinião foi o segundo melhor prato da refeição.

Imagem

Imagem

A refeição foi harmonizada com vinhos (9 euros por taça) brancos e tintos, de acordo com o prato que estávamos degustando.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Leia também: 10 passeios imperdíveis para colocar em seu roteiro de viagem por Amsterdã

Como ir para Amsterdã?

A KLM oferece voos diários saindo de São Paulo (Boeing 777 - 7 frequências) e Rio de Janeiro (Boeing 787 - 7 frequências) rumo a Europa. A companhia aérea também opera quatro voos por semana saindo do Aeroporto de Fortaleza. Você pode, por exemplo, voar na ida com a KLM e na volta com a Air France, voltando por Paris, pois as empresas são do mesmo grupo e oferecem também o stopover gratuitamente.

Leia também:
- Como é voar na Classe Executiva da KLM no Boeing 787-9
- Como é viajar na Europe Business Class da KLM no Boeing 737-800

Vale a pena conhecer o Restaurante Rijks?

Se por um lado ficamos impressionados com o ambiente, a localização e o atendimento, de outro achamos que os pratos do menu degustação não surpreenderam, sendo alguns muito bons e outros apenas medianos. O valor cobrado pelo menu degustação (75 euros) não chega a ser alto para um restaurante com 1 estrela Michelin, mas também não é barato, e no geral achamos que não apresenta um bom custo-benefício. Certamente voltaríamos no Restaurante Rijks, mas optaríamos por alguns dos pratos individuais do cardápio, em especial o Rib Eye maturado como prato principal, e o Mil folhas de beterraba de entrada.

Bom apetite!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece o Restaurante Rijks? Gostou do ambiente? E dos pratos? Experimentou algum vinho? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Dez 16, 2019 9:32 am
O restaurante é lindo, e a decoração incrível. Mas o menu degustação não surpreendeu. Voltaria para experimentar as opções do cardápio, que parecem ótimas.





Booking.com

Voltar para “Amsterdã”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio