Amsterdã é a capital e maior cidade da Holanda. Um destino incrível, com atmosfera contagiante e repleto de atrações, que reúne belíssimos canais e um conjunto de museus e atrações que agradam visitantes de todas as idades. A cidade possui um clima temperado, paisagens belíssimas, uma arquitetura linda, um povo alegre e muita história, romantismo e entretenimento.
Após um longo voo o mais indicado é pegar um Uber/táxi para chegar ao seu hotel ou até o centro da cidade, ainda mais quando estamos com crianças e/ou muitas malas. No entanto, em Amsterdã, caso você queira ou precise economizar um pouco de dinheiro, uma boa opção para se chegar ao centro da cidade é o sistema de trem.
O procedimento, tanto na ida como na volta, é muito simples, e daremos agora todas as informações e dicas para que você não tenha nenhum problema, seja na compra da passagem ou durante a rápida viagem.
Como e onde comprar a passagem?
Tanto no aeroporto como na Centraal Station (estação central) você encontrará várias máquinas eletrônicas onde é possível comprar a sua passagem utilizando cartão de crédito, ao custo de 5 euros por trecho e por pessoa. Essa maneira é bem prática, mas haverá incidência de IOF no valor de 6,38% e possível variação cambial na compra com cartão de crédito ou débito.
O primeiro passo é clicar na parte inferior esquerda da tela e selecionar a língua inglesa. Em seguida, escolha se você quer uma passagem apenas de ida (one-way) ou de ida e volta (day return).
Caso tenha certeza de que irá utilizar o trem no mesmo dia nos dois sentidos, aproveite e já compre a passagem de retorno. Caso contrário, deixe para fazer isso depois, uma vez que a compra antecipada da volta não proporciona qualquer redução no preço.
Na tela seguinte, estando no aeroporto, selecione o destino como sendo Centraal Station e, caso esteja nesta última, escolha Schiphol Airport como destino.
Indique o número de passageiros, a classe de serviço e confirme se será apenas ida (one-way) ou ida e volta (day return). No lado direito da tela, indique se quer pagar com moedas (coins) ou cartão de crédito (debit/credit card).
Na sequência insira o cartão de crédito no local indicado e digite a senha:
As passagens serão impressas e depositadas no compartimento localizado logo abaixo da tela.
Qual trem pegar?
No saguão principal do aeroporto existem diversas escadas rolantes, que levam a diferentes plataformas. Antes de descer, identifique o trem que está indo com destino a Centraal Station (estação central), localizada no centro de Amsterdã.
Quem está na Centraal Station (estação central) irá observar que não constam nos painéis trens até o aeroporto. Mas não se preocupe, basta procurar aqueles trens que, independentemente do destino, tenha "via Schiphol Airport" no itinerário, pois isso confirma que ele irá passar pelo aeroporto.
Saindo do aeroporto, após descer a escada rolante, valide o seu bilhete em um dos totens, e somente então embarque no trem. Guarde o cupom, pois ele será necessário para liberar a catraca de saída na Centraal Station. Você pode entrar em qualquer vagão, devendo observar apenas que os assentos na cor azul, na disposição 2-2, referem-se à Segunda Classe, enquanto que os vagões com assentos na cor vermelha, na disposição 1-2, são da Primeira Classe.
Você pode escolher qualquer assento dentro da sua classe de viagem, sendo necessário apenas chegar e sentar. Nos vagões da Primeira Classe você encontrará alguns locais para acomodar bagagem, o que não existe na Segunda Classe, sendo necessário colocar as malas no bagageiro superior. A viagem em si é muito tranquila e em torno de 10/15 minutos você chegará ao seu destino.
No momento de retornar para Schiphol o procedimento é o mesmo, sendo que o bilhete é validado no momento em que você o utiliza para abrir a catraca que permite acesso à estação central.
A KLM oferece voos diários saindo de São Paulo (Boeing 777 - 7 frequências) e Rio de Janeiro (Boeing 787 - 7 frequências) rumo a Europa. A companhia aérea também opera quatro voos por semana saindo do Aeroporto de Fortaleza. Você pode, por exemplo, voar na ida com a KLM e na volta com a Air France, voltando por Paris, pois as empresas são do mesmo grupo e oferecem também o stopover gratuitamente.
O trem é um meio de transporte rápido, prático e barato, proporcionando não apenas economia financeira, como também de tempo. No entanto, quem está com muitas malas poderá enfrentar alguma dificuldade e desconforto para acomodar a bagagem. Além disso, após chegar à estação central, será necessário pegar outro meio de transporte até o seu hotel. Por isso, avalie com cautela, e quando estiver viajando com 3 ou 4 pessoas lembre-se de verificar o custo do Uber, pois pode ser que a diferença de preço, neste caso, seja muito pequena - valendo mais a pena o conforto de todos.