Chiang Mai: cultura, gastronomia, templos e interação com os animais na Tailândia

Troca de informações sobre Chiang Mai.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Set 17, 2015 9:29 am
Imagem

Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia. Fundada em 1296, foi o local de nascimento das fascinantes tradições da cultura tailandesa e da religião budista no país. É comum que muitos a considerem como a capital espiritual do país e os viajantes sentem isso ao verem muitos templos espalhados por toda a cidade, além da fé de seus moradores.

Começamos nossa viagem pelo país por Phuket, nos hospedando na paradisíaca ilha chamada Racha Yai Island, onde as praias são incríveis. O contraste com Chiang Mai é total, pois deixamos de lado as praias para entrar em outro mundo. As cidades não se comparam, mas se completam.

Sugerimos a leitura: Racha Yai Island: Uma paradisíaca ilha pertinho de Phuket

Para voar de Phuket até Chiang Mai pegamos um ótimo voo da Bangkok Airways. A companhia aérea é uma das melhores da Ásia e oferece refeições quentes e gratuitas em todos os voos. Além disto, o atendimento é ótimo e todos os passageiros têm acesso às salas vips.

A aeronave era um A320, com bom espaço e apenas uma classe de serviço. O voo é direto e refeições quentes são oferecidas, além de acesso gratuito às salas vips.

Imagem

Imagem

Imagem

Separamos dois dias para a cidade, mas por causa da época de chuva o nosso roteiro ficou comprometido. No decorrer desta matéria você perceberá que o destino é interessante e quatro dias seria o tempo recomendado para aproveitar bem todas as suas atrações turísticas.

Desembarcamos no aeroporto, onde compramos um chip de celular rapidamente, para ficar on-line. Apesar de não ser bonito, o aeroporto funciona bem. Nosso traslado já estava reservado e fomos até o hotel namorando a cidade pela janela.

Ficamos hospedados no Anantara Chiang Mai Resort & Spa, um hotel 5 estrelas de luxo localizado em uma das melhores regiões da cidade, ao lado do rio. Sua proposta é ser um santuário de paz e tranquilidade para os hóspedes, oferecendo luxo, conforto, ótimos restaurantes e um delicioso Spa. O hotel em si já é uma verdadeira atração, então há muito o que fazer dentro dele.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Com apenas 2 dias não havia tempo a perder, então decidimos ir ao Tiger Kingdom. Chegar nele é muito simples, pois todo mundo conhece, por ser uma das principais atrações turísticas da cidade. Nos Tuk Tuks, por exemplo, você verá placas informando que eles o levarão.

A vantagem do Tuk Tuk é a experiência oferecida, afinal, não tem como viajar à Tailândia sem experimentá-lo. Todo mundo usa e é seguro, mas o importante é sempre negociar o valor antes da corrida. Os motoristas geralmente falam um inglês básico e dá para se comunicar. Para esse passeio o valor é sempre de ida e volta, então ele ficará lhe esperando, pelo tempo que for.

Muitos motoristas oferecerão vários outros passeios e pode até ser válido contratá-lo por um dia ou dois dias inteiros. Os táxis são mais caros, porém confortáveis e com ar condicionado.

Imagem

Imagem

Em 30 minutos chegamos ao local, que é alvo de críticas por expor os tigres ao estresse. Há relatos de que eles vivem dopados, para não se tornarem agressivos. Você pode comprar vários pacotes, para interagir com tigres de todos os tamanhos. O local é meio desorganizado e você fica sem saber para onde ir, mas perguntando tudo se resolve.

Provavelmente tentarão lhe vender o fotógrafo, para tirar as suas fotos. Nós achamos desnecessário, pois os funcionários que nos acompanharam na interação foram simpáticos e tiraram as fotos com prazer. Eles esperam gorjetas, mas não há pressão para isso. Você dá se quiser!

A possibilidade de ver, tocar e tirar fotos com os tigres de todos os tamanhos, desde os filhotes até os adultos, é encantadora. São centenas de visitantes por dia e os tratadores usam um pedaço de pau para cutucar os tigres durante as fotos.

Gostamos de interagir com os tigres, mas ao mesmo tempo ficamos com pena deles, pois é realmente estressante. Ataques já foram relatados no local, por isso essa é uma atração que você deve pensar bem se deseja realmente ir ou não.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No caminho de volta tiramos algumas fotos da cidade, mas por causa da chuva não deu para conhecer nenhum templo. O nosso motorista do Tuk Tuk disse que eles têm uma versão menor do famoso mercado das flores de Bangkok.

Em todos os locais você verá lojas do 7-Eleven. É impressionante como a rede é forte no país e está presente de forma intensiva em todos os lugares. Bom para os turistas, que encontram um lugar confiável e barato para fazer compras.

Outras redes também estão presentes na cidade, como McDonald's, Starbucks e Häagen-Dazs. Elas convivem em harmonia com os restaurantes típicos.

Conheça um pouco da cidade através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As massagens no país são famosas, então você terá opções no aeroporto, nas ruas e principalmente no seu hotel. Há propagandas, como essa abaixo, com os respectivos preços. A mais cara desse outdoor custa incríveis US$15. Assim não há motivos para não relaxar, né?

Imagem

Chegamos ao hotel ainda cedo e fomos curtir a piscina, afinal, pode até chover, mas o calor não vai embora nunca. Localizada em frente ao rio, é um oásis de tranquilidade, sendo perfeita a qualquer hora do dia.

Imagem

Imagem

Antes de ir ao quarto uma surpresa: à tarde há um show com dança e música, no gramado em frente ao lobby. Todos os hóspedes param para curtir o momento. A música é relaxante e o momento torna-se muito agradável.

Imagem

Imagem

Ao voltarmos ao quarto podemos escolher entre o chuveiro ou a banheira.

Imagem

Imagem

À noite a nossa dica para o jantar, para hóspedes ou visitantes, é o renomado The Service 1921, localizado dentro do Anantara Chiang Mai Resort & Spa. Seu nome faz referência ao serviço secreto, então ao chegar já somos envolvidos na mística. A decoração inusitada e interessante, as passagens secretas e o cardápio top secret já conquistam antes mesmo de provarmos sua gastronomia.

Localizado em uma belíssima casa colonial, que em 1921 funcionava o Consulado Britânico de Chiang Mai, o restaurante já conquista também pela sua arquitetura. Nossa experiência gastronômica foi escolhida pelo chef, pois queríamos provar as comidas típicas, tentando apenas evitar comidas picantes. Clique aqui para ver as opções do cardápio do jantar.

O tempero na Tailândia é forte, então muitas vezes você pede que não seja picante e é. Isso acontece porque eles têm o paladar diferente do nosso, então não se assuste. Abra sua mente para novas experiência e mergulhe no sabor.

Nosso menu degustação foi uma explosão de sabores. Alguns pratos, literalmente, porque são fortes! A dica é mesclar com pratos mais suaves, harmonizando com um bom vinho. Resultado: um dos melhores jantares da viagem!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois da refeição fomos conhecer o famoso Chiang Mai Night Market, também chamado de Night Bazaar. O melhor dia para ir é aos domingos, quando a região literalmente ferve, com milhares de turistas disputando espaço em busca das melhores compras. Dava para ir andando, mas gostamos do Tuk Tuk e fomos novamente com ele, combinando um horário para o motorista nos buscar depois.

Algumas vezes você percebe que o motorista está cobrando caro demais, mas convertendo continua sendo barato, então nem vale discutir. O país é barato mesmo em época de real desvalorizado.

Ao descer do Tuk Tuk ficamos até um pouco perdidos, afinal, o movimento é intenso e tudo parece interessante. É preciso tempo para ir desvendando as lojas e conhecendo os produtos vendidos. Tem também música ao vivo, comidas típicas, objetos de decoração, roupas e muito mais. É um pouco de tudo!

Tudo é seguro e em todos os momentos andamos com uma câmera que vale milhares de reais pendurada no pescoço, sem nenhum perigo. Como em qualquer cidade do mundo, a dica é sempre evitar locais desertos e escuros, principalmente à noite.

Conheça o mercado noturno através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois voltamos para o noite para dormir e relaxar, na confortável cama. No dia seguinte acordamos cedo e ficamos na dúvida: café da manhã no Kasara Lounge ou no The Restaurant? São tantas opções no hotel que é difícil escolher. Como estávamos com pressa, fomos ao lounge, que é exclusivo para quem se hospeda em suas suítes.

O ambiente arrojado e o serviço impecável dão as boas-vindas aos hóspedes. Você tem à disposição um variado buffet e um menu à la carte. São opções locais e internacionais para que a refeição mais importante do dia seja aproveitada ao máximo.

Imagem

Imagem

Imagem

O motivo de acordarmos cedo? Patara Elephant Camp. É nele que você terá uma das melhores experiências junto aos elefantes da sua vida. O trajeto é longo, demorando em torno de duas horas, mas vale cada minuto. O conceito é: Seu elefante por um dia.

Em Chiang Mai vários locais oferecem interação com os elefantes, mas nem todos são muito legais, por isso é preciso escolher bem. Assim como o passeio dos tigres, esse dos elefantes também é muito criticado, pois há locais que torturam os elefantes durante o treinamento. O que fomos tratam muito bem dos elefantes, tanto é que eles recolhem animais que estão sendo maltratados ou foram abandonados.

A experiência dura praticamente um dia inteiro e você poderá:
- Conhecer mais sobre o trabalho realizado, que recolhe elefantes em péssimas condições.
- Tocar nos elefantes, inclusive nos filhotes.
- Dar comida para os elefantes.
- Dar banho nos elefantes.
- Andar em cima dos elefantes.

Durante o dia todo não vimos nenhum sinal de violência com os elefantes, que estavam bem tratados e ficavam soltos. O safári em cima deles é curto, pois a maior parte da atividade é a interação em si.

Veja como foi o nosso dia através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foi realmente incrível! Normalmente há mil precauções quando precisamos interagir com os elefantes, mas lá tudo parecia tão natural que podíamos fazer tudo, seguindo algumas recomendações básicas. O filhote, por exemplo, era muito fofo e brincava com todos.

A má notícia: quando voltamos já era 17:00, ou seja, o passeio é incrível, mas realmente acaba com o dia. Para piorar ainda estava chovendo e o cruzeiro no rio foi cancelado.

Imagem

Chuva sempre atrapalha qualquer viagem, por isso é sempre bom tentar evitar a temporada de chuvas. Nem sempre é possível e depende da sorte. Em Phuket e Bangkok tivemos dias lindos, de céu azul.

No The Service 1921 você também pode tomar o chá da tarde, que é muito comum no país, principalmente em um restaurante com passado britânico. O charme da louça usada pelo restaurante é apenas o início de uma agradável experiência. Seu horário de atendimento é de 14:00 às 18:00, então você escolhe a hora mais apropriada.

Sente-se na varanda, com vista para a piscina e o rio, e relaxe. Peça a sua bebida favorita e aguarde as saborosas opções, doces e salgadas. O custo é de apenas US$35 para o casal, com direito a um drink.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

À noite o Kasara Lounge oferece canapés e drinks, sendo uma excelente opção. Você acaba nem querendo jantar, diante de tantas opções oferecidas ao longo do dia.

Imagem

Imagem

No dia seguinte acordamos cansados, afinal, relaxamos a mente na viagem, mas muitas vezes esquecemos do corpo. Por isso nada melhor do que realizar uma massagem tailandesa, com toda a arte asiática. As mãos das terapeutas parecem mágicas e fazem o corpo e a mente relaxarem.

Não é exagero dizer que o Anantara Spa é um dos melhores da cidade. Ao pisar dentro dele você irá esquecer o mundo exterior. O ambiente agradável, com iluminação reduzida e música ambiente te envolve completamente. As boas-vindas são com um saboroso chá, enquanto você escolhe os produtos e aromas que deseja para o tratamento.

A atenção é incrível e você marca em um papel as partes que gosta de receber massagem e as que não gosta. Quer mais? Dá para escolher a música também. Depois é só deitar e relaxar, por 60 ou 90 minutos, como preferir.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quando termina, duas más notícias: além da massagem ter acabado, é hora de ir embora. Infelizmente chegou ao fim nosso tempo e nos despedimos já querendo voltar.

Com mais tempo teríamos ido a:
- Long Neck Women.
- Wat Phra That Doi Kham.
- Wat Sri Suphan.
- Wat Phra Singh.
- Royal Park Rajapruek.
- Wat Chiang Man.
- Wat Suan Dok.
- Wat Lok Molee.
- Wat Pha Lat.
- Wat Pan Tao.
- Art in Paradise, Chiang Mai 3D Art Museum.
- Museum of World Insects and Natural Wonders.

Como você deve ter percebido, a cidade é o paraíso para quem quer templos e cultura.

Antes de ir embora ainda tivemos tempo de aproveitar as salas vips da Bangkok Airways no Aeroporto de Chiang Mai. São duas, sendo uma delas para todos os passageiros e a outra para os passageiros vips, totalmente gratuitas.

Em um amplo e bonito espaço, você poderá pratos típicos na culinária local antes de se despedir.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois sentamos no avião e ficamos relembrando a viagem, além de torcer para que em Bangkok o tempo estivesse melhor. Foi curto, mas acendeu o desejo de voltarmos!

Decidiu viajar ao destino? Então lembre-se do seguro viagem, pois é necessário em todas as viagens internacionais e uma exigência nos países europeus. Problemas de saúde ou acidentes podem acontecer, então sempre é importante estar prevenido. O Falando de Viagem viajou com o seguro da GTA – Global Travel Assistance.

Gostamos muito de Chiang Mai! Na verdade, não conseguimos explorar bem o destino, por causa do pouco tempo disponível, da longa interação com os elefantes e da chuva. Faltaram os templos, que são incríveis e mostram muito sobre a cultura do seu povo, que ficará para uma próxima oportunidade.

Sentimos a energia da cidade e do seu povo. A fé parece estar presente em cada detalhe. Os mercados parecem inesgotáveis. As ruas são uma surpresa diária. Jardins, montanhas, massagens, meditação, culinária e até esportes radicais são opções para você curtir ao máximo cada momento.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou para Tailândia com o apoio da Bangkok Airways e com seguro viagem GTA – Global Travel Assistance.

E você, conhece Chiang Mai? O que mais gostou? O que recomenda? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Qui Set 17, 2015 10:36 am
Que máximo! Quando eu for, vou querer reservar 5 dias para explorar bemmm Chiang Mai.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Set 17, 2015 3:17 pm
Adorei o relato sobre o passeio com os elefantes. Já o dos tigres, eu acho que não faria. Com certeza eles ficam MUITO dopados pra interagirem com os turistas (inclusive crianças) com tanta calma.

Uma dúvida: por que a chuva impediu a visita aos templos? O cruzeiro pelo rio eu entendo o cancelamento, mas quando chove, a visita aos templos também é suspensa?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Set 17, 2015 3:21 pm
Pois é, os tigres ficam realmente muito calmos e várias vezes fecham os olhos, até serem cutucados.

Não, a visita não é suspensa. É que com chuva fica mais difícil, mas também dá para visitar.

Adriana Mensagens: 2231
Sex Set 18, 2015 5:22 am
Belo lugar, o elefante bebe é muito fofo!
Estes mercados asiáticos são muito divertidos.
Achei os tigres também caidinhos.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Set 18, 2015 12:01 pm
Destino bem exotico e interessante. Iria me esbaldar na culinaria local. Mas tambem nao visitaria os tigres por nao concordar com o que eh feito com eles.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Sex Set 18, 2015 5:07 pm
Chiang Mai parece incrível. Num hotel top então, nem se fala. Gostei de tudo e já tinha também essa impressão negativa sobre a interação com os tigres. Mas de resto tudo parece ótimo.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Set 29, 2015 2:25 pm
Adorei o dia com os elefantes. O máximo!!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Set 29, 2015 2:31 pm
O perigo de eu conhecer um lugar desses é querer levar um elefante comigo! Amo eles! rs :)

Adorei Chiang Mai! E bom saber essa questão dos tigres tb!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mar 30, 2017 6:56 am
Fui novamente e fiquei 3 noites. Foi bom para ver o que não tinha conhecido e para comprovar que é possível curtir bem a cidade sem interação com os animais.





Booking.com

Voltar para “Chiang Mai”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio