Grávidas podem viajar de avião? Regras das companhias aéreas brasileiras

Viagens, Serviços e Produtos para famílias.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Seg Ago 06, 2018 9:00 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/AviaoGravida.jpg]Gravidez não é doença, mas alguns cuidados são sempre necessários

Ao descobrir a gravidez surge um novo universo para as mulheres e com ele uma série de dúvidas e questionamentos. Uma das maiores dúvidas é: Grávidas podem viajar de avião? Até quando? Quais as regras? Se você está grávida e com essas dúvidas, nós vamos lhe ajudar!

A primeira resposta, de uma maneira geral, é: SIM, grávidas podem viajar de avião desde que esteja tudo bem com a saúde da mãe, do bebê e que seja liberada pelo médico. Antes de tudo, é preciso entender quais as regras e indicações para que ocorra tudo bem.

Leia também: Grávida tem prioridade nos Estados Unidos?

É permitido viajar em todas as companhias áreas no primeiro e segundo trimestre da gestação. No entanto, durante os primeiros 3 meses alguns médicos não aconselham viagens, principalmente longas, por esse ser um período de maior probabilidade de aborto espontâneo, muitas mudanças hormonais, sonolência e enjoos. Alguns destinos em específico não são recomendados nessa fase, como os de alta altitude ou muito remotos.

O segundo trimestre costuma ser a melhor fase da gravidez e consequentemente para viajar. Já passou o período de maiores riscos de aborto espontâneo, os enjoos passam, a disposição volta e a barriga não está tão grande e pesada, assim como inchaço e dores nas costas não são tão frequentes. Essa é a melhor época para aquela tão sonhada babymoon ou uma viagem para fazer enxoval.

Não é verdade que grávidas só podem viajar até o sétimo mês de gestação, mas a partir dessa época é preciso ficar bem atento as regras de cada companhia para não ser pego de surpresa. A maioria das companhias áreas brasileiras permitem viagens após esse período apenas apresentando atestado médico atual.

Leia também: Seguro viagem para grávidas

Veja abaixo as regras das companhias aéreas nacionais:

GOL

- Até 27 semanas de gestação: não é necessário apresentar atestado médico.

- De 28 a 35 semanas de gestação: a gestante deve preencher a Declaração de Responsabilidade fornecida pela GOL.

- Do início da 36ª semana até o término da 37ª: é preciso apresentar atestado médico com validade de 30 dias.

- A partir de 38 semanas: permitido o embarque apenas em situação de extrema necessidade e com a Declaração de Responsabilidade preenchida e o acompanhamento de um médico obstetra.

Clique aqui para ter informações completas, atualizadas e sobre gravidez múltipla.

Azul

- Até 28 semanas de gestação: não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.

- De 29 a 35 semanas de gestação: devem apresentar apenas o atestado médico autorizando a viagem.

- A partir da 36ª semana até o término da 37ª semana de gestação: devem preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea.

- A partir da 38ª semana de gestação: só podem viajar acompanhadas pelo médico responsável.

Clique aqui para ter informações completas, atualizadas e sobre gravidez múltipla.

LATAM Airlines Brasil

- Até 28 semanas de gestação: se a gestação transcorre sem problemas e você tem boa saúde, pode viajar sem a necessidade de apresentar um atestado médico.

- De 29 a 36 semanas de gestação: é necessário apresentar um atestado médico para um dos funcionários no balcão de atendimento.

- A partir da 36ª até completar a 39ª semana de gestação: É necessário enviar o atestado médico ou o formulário MEDIF para análise da equipe médica aeroespacial da companhia. O formulário deverá ser preenchido, assinado e carimbado pelo médico responsável e precisa ter sido feito no máximo 10 dias antes de sua viagem. O documento deverá ser apresentado no balcão de atendimento junto aos demais documentos necessários para a viagem.

O atestado médico precisa ter sido emitido no máximo 10 dias antes de sua viagem e deve conter as seguintes informações:
– Origem e destino de sua viagem;
– Datas e horários de saída e chegada;
– Tempo máximo de voo permitido;
– Estimativa da data de nascimento do bebê;
– Idade gestacional;
– Autorização expressa para viagem em avião;
– Parecer médico.

Como o seu atestado médico ou formulário MEDIF preenchido, envie por e-mail entre 10 dias até 72 horas antes da saída do seu voo pelo e-mail [email protected].

Clique aqui para ter informações completas, atualizadas e sobre gravidez múltipla.

Para que você tenha uma viagem tranquila e segura, consulte o seu médico e peça a orientação dele antes de iniciar os preparativos. Lembre-se que gestantes e lactantes têm direito a atendimento preferencial. Por isso, se você estiver nestas condições, solicite o serviço especial no balcão de atendimento no aeroporto.

Boa viagem e boa hora para as futuras mamães!

Texto: Juliana Magalhães.

E você, já viajou grávida? Com quantas semanas? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Ago 06, 2018 10:30 am
O mito dos 7 meses é muito forte e muitas grávidas desconhecem que cada companhia tem uma regra!

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Ago 06, 2018 10:33 am
O tipo de matéria que é utilidade pública!





Booking.com

Voltar para “Família”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio