Vai ter férias em julho de 2020?

Viagens, Serviços e Produtos para famílias.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Abr 07, 2020 9:48 am
Imagem

Em março de 2020 aconteceu algo que ninguém poderia imaginar: as escolas e universidades suspenderam as aulas. O motivo: a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que fez com que o mundo todo adotasse o isolamento social para conter o avanço do vírus. O que algumas escolas fizeram foi antecipar o recesso de julho, de mais ou menos 15 dias, ou seja, declararam férias de meados de março até o final do mês, retomando as aulas e/ou atividades, de forma on-line, em abril.

Leia também: Devo cancelar a minha viagem por causa do coronavírus?

Apesar de não haver uma previsão sobre quando será possível viajar novamente, tanto pelo Brasil quanto para o exterior, o mês de julho é sempre emblemático e muitos pais escolhem o mês para tirar férias, para viajar com os filhos. Julho, junto com janeiro, são dois meses importantes para as viagens em família - alta temporada.

Muitas empresas, que precisaram parar, também anteciparam as férias dos seus colaboradores. Muitas pessoas foram demitidas ou tiveram os rendimentos afetados. O cenário, infelizmente, não é animador.

200 dias de ano letivo

O presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória que suspende a obrigatoriedade do cumprimento de 200 dias letivos no ano em escolas e universidades, porém manteve a carga mínima de 800 horas para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). A medida vale para instituições públicas e privadas. Ainda não está claro sobre como ocorrerá essa reposição de aulas.

Aulas on-line ou apenas atividades?

As escolas estão adotando estratégias diferentes. Algumas estão dando aulas on-line, no mesmo horário de funcionamento da escola, usando plataformas de vídeo. Apesar de não ser o ideal, é a única forma no momento. Outras escolas estão apenas passando atividades e os pais ficam responsáveis por ensinar os filhos - geralmente uma revisão do que já foi aprendido.

As escolas que estão com aulas on-line precisaram de pelo menos uma semana para se adaptar e começarem as aulas, então essa semana foi perdida, e precisará ser compensada.

O que acha o Sinpro Rio

Conversamos com Afonso Celso Teixeira, vice-presidente do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro).
Consideramos que esse período de quarentena não pode ser considerado nem férias, nem recesso. Mesmo porque, professores estão trabalhando excessivamente neste período por conta das exigências de trabalho não presencial. Qualquer antecipação de férias ou recesso, praticada por alguma escola nesse período, tem nosso repúdio.
O que dizem as escolas

Conversamos com algumas escolas, como o CEL Intercultural School, que disse que as aulas estão acontecendo pela internet e, a princípio, confirmou que as férias do meio do ano serão mantidas para o Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. No entanto, creche e Educação Infantil, apesar de também ter acesso ao conteúdo on-line, deverão ter esses dias 'parados' compensados em outra ocasião, provavelmente nas férias.

A Educação Adventista no estado de SP antecipou as férias escolares para o período de 13/04 a 12/05, ou seja, não haverá férias no mês de julho, que será usado para compensar as aulas perdidas. Os professores terão o recesso no mesmo período, como seria em julho.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) informou que não fará alterações no calendário acadêmico nesse momento. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu aulas por período indeterminado, o que provavelmente irá impactar no calendário anual e nas férias.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo antecipou as férias e recesso escolar de alunos e professores da rede estadual. As duas semanas de férias que estavam previstas para o mês de julho, assim como as duas semanas de recesso que aconteceriam em abril e outubro, foram antecipadas e começaram dia 23 de março.

Quando voltam as aulas presenciais?

Até o momento, não há previsão. Tudo dependerá do que acontecer durante o decorrer do mês de abril. Caso haja um progresso muito grande na contenção da pandemia, a chance de normalização é maior. Mesmo acompanhando cenários do comportamento da pandemia ao redor do mundo, ainda não se pode afirmar como será o quadro da doença em seu pico no Brasil. Isso acontece porque nos países que foram foco da doença, como a Itália e a China, havia um epicentro claro - Lombardia e Wuhan, respectivamente. Já no Brasil, o que se espera é que existam múltiplos epicentros - como em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras metrópoles. Por isso, é provável que a volta às aulas aconteça em diferentes datas pelo país.

Devo continuar pagando a mensalidade da escola?

Segundo a PROTESTE, associação de consumidores, você deve continuar pagando. De acordo com a Juliana Moya, relações institucionais da PROTESTE, é importante lembrar que a mensalidade de refere à anuidade que foi contratada no início do ano letivo. Ou seja, os pais não pagam a cada mês usufruído, mas sim 12 parcelas mensais de um serviço anual. "Por isso, havendo aulas ou não, o ideal é que os responsáveis continuem efetuando os pagamentos mensais e exijam que a escola informe de que maneira irá ministrar os conteúdos pedagógicos que ficaram prejudicados durante a suspensão de atividades - por exemplo, através de aulas extras até o fim do ano letivo", diz Moya.

Quanto às aulas extras e alimentação, uma vez que são contratados em separado e os consumidores não estão usufruindo, o seu valor deve sim ser abatido da mensalidade durante este período de suspensão.

É melhor adiar as férias em família?

Nesse momento, onde o cenário ainda está bastante obscuro, adiar as férias para janeiro de 2021 não é um exagero. Cada escola ou universidade está adotando uma estratégia diferente. No caso das instituições que estão adiantando o recesso, a chance de haver férias no mês de julho é remota. Há, inclusive, chance de compensarem aulas durante os feriados.

O que podemos lhe dizer nesse momento é: vai demorar para a sua vida voltar ao normal.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Abr 07, 2020 10:17 am
Meu filho está tendo aulas pela internet todos os dias de manhã.

Se as próximas férias dele começarem em dezembro eu ficarei muito feliz.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 07, 2020 10:24 am
Meu filho não está com aulas on-line. A escola dele optou por enviar atividades diárias, que devem ser realizadas com a ajuda dos pais. Outras turmas (mais velhos) estão com aulas on-line.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qua Abr 08, 2020 3:06 pm
E pelo visto nem feriados teremos mais em 2020.

Gustavobl Mensagens: 260
Qua Abr 08, 2020 3:57 pm
idem aqui, meus filhos não tem aulas on-line. A escola manda atividades diárias, que devem ser realizadas com a ajuda dos pais.

Terrível...

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Abr 08, 2020 4:10 pm
Atualização da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro:
O recesso de julho foi antecipado, no mês de março, como medida de prevenção ao coronavírus.
Ou seja: nada de férias em julho nas escolas públicas.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Abr 08, 2020 6:11 pm
Voos internacionais da Delta Air Lines em abril de 2020 https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=200&t=18776" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Abr 11, 2020 4:37 pm
A escola do meu filho já está planejando o calendário começando em junho/julho. Disseram que até em janeiro poderá ter aulas.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Abr 16, 2020 2:59 pm
Medida Provisória Nº 948: tenho direto ao reembolso solicitado antes de 8 de abril de 2020? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=351&t=18810" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Abr 24, 2020 4:29 pm
INÉDITO: pacote de viagem permite alterações de graça e até troca de nome do passageiro https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=443&t=18856" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Família”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio