12 mitos sobre viagens com bebês e crianças

Viagens, Serviços e Produtos para famílias.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Ago 04, 2020 7:00 pm
Imagem

Está planejando uma viagem com crianças e está com medo de como será? Primeiro de tudo, saiba que sair da zona de conforto pode fazer muito bem tanto para a criança quanto para a família de uma forma geral. Conhecer novos lugares é uma maneira de abrir os olhos para diferentes situações no mundo, criando memórias afetivas que contribuem para o desenvolvimento e para criar vínculos familiares cada vez mais fortes.

Um dos segredos é encarar com leveza a viagem com crianças, fazer uma boa gestão das expectativas e se entregar por completo tendo tempo de qualidade com os pequenos. Nada como a sensação de mostrar o mundo ao seu filho. Entretanto, existem muitos mitos que rodeiam esse tema e nós vamos desvendar alguns aqui para que você não perca a coragem.

1- É complicado viajar com crianças

Não é que seja complicado ou difícil viajar com crianças, mas é diferente. Primeiro você tem que ter em mente que agora as coisas mudaram e que as viagens não serão mais como antes, mas isso não quer dizer que serão piores. Acredite: elas podem mais incríveis ainda. Tenha jogo de cintura, respeite o limite dos pequenos, não queira abraçar o mundo e esgotar o destino de uma vez e faça uma boa gestão das suas expectativas tendo em vista que estará com crianças. Você terá um pouco mais de trabalho com documentos e planejamento, mas certamente valerá cada segundo do esforço a mais.

2- Hotéis 5 estrelas não são para crianças

Por que não seriam? Se você gosta de luxo, conforto, um bom serviço, boa infraestrutura e um quarto agradável, seus filhos podem sim também gostar e usufruir disso tudo. O importante não é ser 3, 4 ou 5 estrelas e sim ser kids-friendly, ou seja, as crianças serem bem recebidas e bem tratadas no hotel. Inclusive, a maioria dos hotéis 5 estrelas preparam mimos especiais para os pequenos para darem ainda mais conforto para um estadia perfeita como, por exemplo, berços, banheiras, trocadores, cadeira para refeições, welcome gift no quarto e muito mais.

3- Crianças não são bem-vindas em restaurantes de alta gastronomia

Muitos restaurantes de alta gastronomia, inclusive com estrelas no Guia Michelin, aceitam crianças e elas são bem-vindas sim. A maioria possui um menu especial para os pequenos e alguns disponibilizam até atividades para que eles se distraiam, como folhas e canetas para desenho. Óbvio que é esperado que a criança tenha um bom comportamento para que não atrapalhe os demais clientes do restaurante. Caso o estabelecimento seja kids-friendly cabe aos pais julgar se é melhor ou não levar seu filho levando em conta o perfil da criança.

4- Existem destinos exclusivos para adultos

Podemos dizer que existem destinos que possuem poucas atividades e/ou infraestrutura para crianças, mas isso não quer dizer que sejam exclusivos para adultos. Crianças podem sim aproveitar muito destinos europeus, grandes centros urbanos, destinos de natureza e praias badaladas. Sem dúvidas, há sempre algumas opções para as crianças se divertirem, basta ter criatividade e pesquisar bastante sobre o local. Inclusive, destinos mundialmente conhecidos como perfeito para casais ou lua de mel, como as Maldivas, ao mesmo tempo são perfeitos para crianças também, como já pudemos confirmar aqui no Falando de Viagem.

5- Hotéis para famílias não são bons para os adultos

Claro que podem ser. Existem hotéis muito preparados e com ótima infraestrutura, gastronomia, serviço e conforto tanto para crianças quanto para adultos. Esses estabelecimentos sabem que precisam agradar as duas pontas e muitos não decepcionam. Nossa dica aqui é pesquisar muito antes de fechar o hotel. Leia na internet, tire dúvidas e só feche quando tiver certeza que será o local perfeito para férias em família.

6- O destino precisa ser próximo

Obviamente que quanto mais perto for o destino mais fácil será a viagem, seja ela de carro, avião ou qualquer outro meio de transporte. As crianças muitas vezes ficam entediadas, ansiosas, não dormem bem, mas é possível minimizar essas coisas sim e viajar para longe.

É preciso fazer um planejamento antes, escolher a melhor hora para viajar de acordo com perfil da sua criança e se possível escolher voos com menos conexões possíveis. Feito isso, o passo seguinte é driblar com criatividade e pensar em como entreter os pequenos. Leve brinquedos divertidos, livros, jogos, folhas para desenho e um tablet com filmes e desenhos já baixados. Fazer uma surpresa com um brinquedo novo que você dará durante a viagem pode garantir algumas horas de diversão para seu filho (lembre-se que não pode ser nada muito barulhento e que vá atrapalhar as pessoas ao redor). Lanchinhos gostosos também garantem o bom humor dos pequenos e ajudam a passar o tempo, então não esqueça de fazer uma boa lancheira. Além disso, deixe-os com roupas confortáveis e leve uma almofada ou algo que facilitará na hora do sono. Com essas técnicas facilmente a viagem passará bem mais rápido.

7- Só dá para viajar com crianças na época de férias

Certamente nas férias escolares as viagens podem ser mais longas, mas existem muitos feriados que são emendados e é possível fazer viagens curtinhas para destinos próximos e se você se programar com antecedência ainda encontrará ótimos preços. O lado bom de evitar as férias é fugir da alta temporada onde normalmente tudo fica mais cheio e mais caro.

Leia também: Feriados nacionais em 2021 | Se prepare para voltar a viajar!

8- O destino precisa ter muitas atrações infantis

Tenha sempre em mente que qualquer lugar do mundo pode ser interessante para as crianças, só depende dos pais e de um pouco de bom humor e criatividade. As crianças muitas vezes não precisam de muito para se divertir. Lugares diferentes e inusitados, uma nova cultura, pessoas falando outro idioma, um parque, uma praia e a atenção dos pais são exemplos de como tudo pode se tornar tudo muito interessante para eles. O sucesso da escolha do destino e da viagem como um todo depende muito dos pais e de como irão apresentar isso para as crianças. Comece a falar e planejar a viagem com os pequenos bem antes dela acontecer, fale como será, o que irão ver e fazer no destino, mostre fotos e vídeos na internet e desperte todo o interesse e sonho dos pequenos.

9- A viagem não pode ser longa

Pode sim, mas vale ressaltar que viagens longas com crianças precisam ser muito bem planejadas e organizadas para evitar erros que façam com que a família queira voltar para sua zona de conforto o quanto antes, estragando a tão sonhada viagem de férias. Por mais que você pense que seja mais cansativo uma viagem longa, existe um período de adaptação dos pais e crianças e até do fuso horário se for o caso (lembrando que quanto mais novo for o bebê/criança menos ele sentirá o fuso). Passado esse período certamente todos irão aproveitar muito. E quanto maior for o deslocamento para chegar ao destino, mais fará sentido que a viagem seja longa. A Juliana Magalhães do Falando de Viagem já passou 20 dias nas Maldivas com a Clara, com apenas 4 meses, e não considerou a viagem nem um pouco cansativa.

10- As crianças não irão se lembrar da viagem então não vale viajar

Provavelmente, eles realmente não lembrarão. Mas sinceramente e daí? Eles podem não lembrar da viagem em si, mas são tantos estímulos, tantas novidades, aprendizados, descobertas e momentos únicos em família que certamente isso estará acrescentando muito ao crescimento e desenvolvimento deles. Fora que as crianças podem não lembrar, mas os adultos certamente jamais esquecerão. Momentos únicos eternizados nas memórias. Um dia os pais mostrarão fotos e vídeos, contarão histórias, darão risadas com as lembranças e ficarão nostálgicos juntos com os filhos. Pense sempre que é uma semente que plantamos.

11- Viajar com crianças é muito mais caro

Não necessariamente. Óbvio que as despesas de uma viagem aumentam conforme o número de viajantes, mas com organização é possível economizar e não tornar a viagem tão mais cara por conta de uma criança a mais. Com pequenos inclusive a rotina será diferente e provavelmente com menos programas noturnos, menos bebidas alcoólicas e talvez até menos restaurantes, o que diminui gastos. Por outro lado, existem gastos que não temos como fugir, como o da passagem por exemplo. A boa notícia é que até 2 anos as crianças não precisam pagar a passagem aérea - no máximo uma pequena taxa em voos internacionais.

12- Crianças só vão gostar se a viagem for para a Disney

Óbvio que 99% das crianças amam ir para Disney, mas isso não quer dizer que outros destinos não são tão ou mais atraentes. Em Orlando os parques temáticos e personagens mexem com a imaginação dos pequenos, mas precisamos mostrar e apresentar a eles outros destinos que eles sequer imaginam que exista e que podem até mais bacanas. Tenha sempre em mente que o mundo pode ser um parque de diversões para as crianças, basta você querer. O Felipe, filho do Gabriel Dias, diz que a viagem que ele mais gostou foi para Paris, na Europa - e ele já viajou umas 10 vezes para a Disney.

Matérias do FDV sobre viagens com bebês e crianças

- Vale a pena viajar para Paris no inverno com crianças?
- Paris com crianças | Roteiro de viagem de 8 dias
- Como é viajar para as Maldivas com uma criança de 8 anos
- Como é viajar para Turks and Caicos com crianças
- Como é viajar para Maldivas com bebês e crianças
- 7 dicas para não perder as crianças em lugares movimentados
- 5 Dicas para conhecer Inhotim com crianças
- Louvre com crianças: 5 dicas para tornar a visita dos pequenos ainda mais especial
- 15 dicas para quem viaja com crianças para a Itália
- Dicas para curtir um fim de semana em Brasília com crianças
- 10 dicas para viajar para neve com bebês e crianças
- 7 dicas para sua viagem de avião com bebês ou crianças

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já caiu em mitos sobre viagens com crianças e bebês? Faltou algo na nossa lista? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Ago 04, 2020 7:24 pm
Viajo com meu filho desde os 3 meses de idade. E afirmo que todo destino pode ser legal com as crianças. O resto é mimimi de quem não quer ter trabalho :D

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Ago 05, 2020 3:29 pm
Tudo verdade. Viajar com meu filho é uma delícia, e sempre aproveitamos muito.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Ago 05, 2020 3:41 pm
Verdades BEM verdadeiras. As pessoas criam problemas antes mesmo deles acontecerem e fazem uma novela. Tendo jogo de cintura e fazendo uma boa gestão de expectativas, é possível conhecer o mundo com seu filho.

Adriana Mensagens: 2231
Qui Ago 06, 2020 5:28 am
Planejamento é algo que devemos normalmente fazer em uma viagem para adultos, com crianças este planejamento deve ser ainda maior. Assim a viagem será um sucesso e todos se divertirão muito.

manucaldas Mensagens: 1403
Qui Ago 06, 2020 3:22 pm
Apresentar os pequenos para o mundo é sempre uma delícia!





Booking.com

Voltar para “Família”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio