7 dicas para viajar com crianças

Viagens, Serviços e Produtos para famílias.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Set 10, 2020 9:47 pm
Imagem

Eu viajo com o meu filho, o Felipe Dias, desde os 3 meses de idade - sim, 3 meses, eu não digitei errado - quando fomos para Miami e Punta Cana na mesma viagem. De lá para cá, já perdi as contas de quantas viagens fizemos juntos, mas acho que foram mais de 50, tanto no Brasil, quanto no exterior. Por isso, todas as minhas dicas aqui foram testadas!

Leia também: 12 mitos sobre viagens com bebês e crianças

1) Escolha um destino que seja bom para a criança

No começo, até uns 2 anos, eu acho que tanto faz. O seu filho vai gostar de tudo, afinal, ainda é um bebê e não faz grandes exigências. Depois, as exigências começam, mas são exigências normais de crianças, como um parquinho para brincar, uma piscina para nadar, uma loja de brinquedos para explorar e por aí vai.

Você não vai querer levar seu filho de 4 anos, por exemplo, para ver obras de arte na Itália. A viagem será maçante para ele. Você também não vai querer levá-lo para uma viagem focada em gastronomia e vinhos na França, com almoços e jantares intermináveis. Ele vai odiar. Por isso, sempre digo que tem viagens para adultos, viagens para crianças e viagens para a família. É preciso entender essas diferenças para acertar na escolha e todos ficarem felizes.

2) Escolha sempre que possível um voo direto

Se conexões já são chatas para os adultos, imagine para as crianças. Elas ficam cansadas, ficam reclamando, não conseguem ficar quietas e perguntam o tempo todo se está chegando. Se as crianças ficam irritadas, você inevitavelmente também ficará, então o estresse está causado. Com o voo direto, o cansaço já diminui bastante, por isso digo que é um investimento totalmente válido, mesmo que seja mais caro. E vale ainda mais a pena com bebês, onde as chances de problemas são maiores.

3) O ritmo da viagem deve ser o da criança e não o seu

O ritmo de uma viagem de adultos é totalmente diferença do ritmo de uma viagem com crianças. Inclusive, se você não marcar horário para nada vai ser o ideal, afinal, atrasos são uma constante. A criança tem um ritmo mais devagar, quer fazer coisas que não estão no seu programa, quer cochilar à tarde, quer brincar por mais tempo no banho ou com o amigo que acabou de conhecer.

Tentar adotar um ritmo mais forte do que o seu filho aguenta vai gerar problemas, como irritação, cansaço excessivo e estresse. Você tem que pensar na viagem com foco na criança e não em você - só assim tudo terá mais harmonia. E se você não conseguir fazer algumas coisas que queria, é preciso paciência.

Evite também acordar seu filho cedo. Deixe ele acordar naturalmente, pois assim você saberá que ele dormiu o tempo suficiente para se recuperar do dia anterior.

4) Viaje na estação do ano certa

Viajar no calor ou frio excessivo é ruim para adultos e mais ainda para as crianças. O ideal, é procurar viajar sempre na primavera ou no outono, que são estações do ano com temperaturas mais agradáveis e com menos turistas. Viajar no inverno é sempre muito ruim, pois é preciso usar muitas roupas e os passeios ao ar livre ficam mais complicados ou até inviáveis. Já no calor, é preciso de proteções, como protetor solar e boné, pois o sol forte é um perigo.

Nem sempre é possível, afinal, precisamos viajar muitas vezes nas férias escolares, mas até seu filho entrar no Ensino Fundamental é mais tranquilo viajar fora das férias.

5) Hotéis all-inclusive são uma ótima ideia

Eu concordo que os hotéis all-inclusive não são os melhores para uma experiência gastronômica memorável, mas quando viajo com meu filho eu gosto de ter praticidade, com boas opções de restaurante a qualquer hora, além de lanches, bebidas e sorvetes ao longo do dia. Por isso, o hotel all-inclusive é uma ótima ideia. Além de você não precisar se preocupar com nada, também não tomará nenhum susto com a conta no check-out, visto que tudo está incluído. E as crianças curtem terem essa liberdade de poderem comer e beber sem limites nas férias.

Geralmente, os hotéis all-inclusive também oferecem recreação, que todas as crianças adoram, então é mais um motivo para realizar essa escolha.

No Brasil, minhas indicações são (nem todos são all-inclusive):
- Grand Hyatt Rio de Janeiro;
- Pratagy Beach All Inclusive Resort;
- Nannai Resort & Spa;
- Transamerica Comandatuba;
- Carmel Charme Resort;
- Vila Galé Eco Resort de Angra;
- Portobello Resort & Safári;
- Mavsa Resort;
- Le Canton Village;
- Club Med Rio das Pedras.

6) Invente brincadeiras

No avião, no trem, no quarto do hotel ou no restaurante você pode inventar brincadeiras para tornar a viagem mais divertida. Em época de smartphone, adultos e crianças acabam exagerando no uso, e durante a viagem é algo a ser evitado, afinal, vocês devem curtir a viagem e não o gadget.

Caça ao tesouro, guerra de travesseiros, montar um acampamento e jogos de tabuleiro inteligentes são boas opções para fugir do vício eletrônico.

7) Leve sempre todos os remédios

As crianças ficam doentes com mais facilidade e comprar um remédio, dependendo do destino, pode ser um desafio. Se for no exterior, se torna ainda mais complicado, pois é preciso entender as diferenças e às vezes precisa de receita médica. Fora isso, você pode precisar do remédio de madrugada, o que gera outro perrengue. Os principais remédios devem estar sempre com você, em qualquer viagem, assim como um termômetro.

Quais são bons destinos para viajar com crianças?

Orlando, claro, é campeão de audiência. As cidades da Flórida são ótimas, pois a estrutura é excelente e você vai alugar um carro, o que é sempre mais prático quando viajamos com crianças. No geral, todas as cidades americanas são bem preparadas para famílias, com muitas opções de lazer (gratuitas e pagas). Os hotéis e resorts no Brasil, voltados para famílias, também são boas opções, principalmente se forem pé na areia. Gramado e Foz do Iguaçu são cidades que também oferecem grandes opções para os pequenos. No caso de Gramado, a dica é ir durante o Natal Luz, que é a época mais especial.

Os destinos no Caribe também são boas opções, principalmente se você ficar hospedado em um resort com excelente estrutura. Na Europa, Paris é um destino interessante, e as crianças já conhecem a Torre Eiffel dos desenhos, como o da Ladybug e Cat Noir. Além disto, tem a Disneyland Paris e o Parque Astérix bem pertinho.

Criança paga passagem aérea?

Até os 2 anos, não paga nada em voos nacionais e paga apenas 10% + taxa de embarque nos voos internacionais (sem direito a assento – pode usar se houver assento livre). Quando fazem 2 anos, pagam um pouco mais barato do que os adultos. Fora isso, todas as atrações ou são gratuitas ou oferecem desconto para crianças.

Não deixe o seu filho em casa. Leve ele com você para explorar o mundo.

Matérias do FDV sobre viagens com bebês e crianças

:arrow: Vale a pena viajar para Paris no inverno com crianças?

:arrow: Paris com crianças | Roteiro de viagem de 8 dias

:arrow: Como é viajar para as Maldivas com uma criança de 8 anos

:arrow: Como é viajar para Turks and Caicos com crianças

:arrow: Como é viajar para Maldivas com bebês e crianças

:arrow: 7 dicas para não perder as crianças em lugares movimentados

:arrow: 5 Dicas para conhecer Inhotim com crianças

:arrow: Louvre com crianças: 5 dicas para tornar a visita dos pequenos ainda mais especial

:arrow: 15 dicas para quem viaja com crianças para a Itália

:arrow: Dicas para curtir um fim de semana em Brasília com crianças

:arrow: 10 dicas para viajar para neve com bebês e crianças

:arrow: 7 dicas para sua viagem de avião com bebês ou crianças

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Set 11, 2020 4:36 pm
Pontos muito importantes! É ter um pouco mais de organização pra curtir muito viagens em família.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Set 21, 2020 2:51 pm
Excelentes dicas. Acho que para ter sucesso em uma viagem com crianças temos que, além de uma bom planejamento, fazer uma gestão de expectativas e ter jogo de cintura pq imprevistos podem acontecer e talvez mudem totalmente os planos. Respeitar o limite dos pequenos é essencial.





Booking.com

Voltar para “Família”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio