
A Inglaterra é um dos países mais interessantes, bonitos e charmosos da Europa, por isso não é exagero planejar uma viagem englobando apenas as cidades inglesas. Normalmente a gente pensa sempre em Londres, que é a capital do país, mas se esquece que há outras cidades incríveis a uma curta distância.
Voando com a British Airways, que tem a melhor rota disponível, você chegará à Londres, o destino perfeito para começar a sua viagem. Você chegará de avião, mas para o seu roteiro de viagem a nossa recomendação é fazer os deslocamentos de trem, pegando o avião novamente na hora de retornar ao Brasil.
A vantagem do trem é:
- A passagem é mais barata;
- Não há franquia de bagagem;
- As estações são centrais (os aeroportos geralmente são longes);
- Os trens são confortáveis e oferecem duas classes de serviço;
- Em algumas rotas o Wi-Fi é oferecido.
A nossa sugestão de roteiro é:
Londres
O número de dias sempre será pouco tempo nessa incrível cidade. Os voos da BA chegam à Londres de manhã, para quem decola de São Paulo, e ao meio-dia, para quem decola do Rio de Janeiro. Com isso, dá tempo de chegar ao hotel e ainda almoçar, antes de começar a explorar a cidade.
Leia também: Londres | Uma cidade que encanta em todos os seus detalhes
Fique o número de dias que achar necessário. No último dia, você seguirá de trem até Liverpool, que é o melhor meio de transporte. A estação de trem que você usará é a London Euston. Do The London EDITION, onde estávamos hospedados, até a estação, são apenas 10 minutos de táxi ou Uber. É muito perto e você tem a vantagem de não precisar chegar com antecedência.
A Virgin Trains oferece a rota em vários horários do dia, com duração média de 2 horas, em duas classes de serviço. Por ser um trecho curto, não há tanta necessidade de viajar na First Class. A Standard é confortável. Encontramos tarifas a partir de 22 libras para compras antecipadas.
Liverpool
A cidade mundialmente conhecida por ter revelado a famosa banda de rock The Beatles. Quem é fã de futebol se lembrará também do Liverpool Football Club e Everton Football Club.
Você irá desembarcar na estação Liverpool Lime Street, que fica bem próxima aos principais hotéis. Escolhemos o Hard Days Night Hotel, que tem toda a temática dos Beatles, e está a apenas 5 minutos de distância de carro. Se não fosse a mala, daria até para ir andando.
O ideal é se programar para passar o final de semana na cidade, pois nas noites de sexta-feira e sábado tem show com uma banda cover dos Beatles no Cavern Club, que ficou mundialmente conhecido por ser o local inicial da carreira da banda. O show é realmente excelente!
O mínimo recomendável são duas noites na cidade. No último dia, você seguirá de trem até Manchester, que é bem pertinho. A empresa TransPennine Express oferece trens em vários horários e o trajeto dura apenas uns 40 minutos. Também são oferecidas duas classes de serviço, mas não há necessidade de pagar mais caro por um trajeto tão curto. Você encontra passagem a partir de 3 libras.
Manchester
Se Liverpool é para os fãs de música, Manchester é para os fãs de futebol, com dois grandes times: Manchester United e Manchester City. Além disto, ainda tem o National Football Museum (museu do futebol), que é gratuito e imperdível.
Você irá desembarcar na estação Manchester Oxford Road, que fica bem próxima aos principais hotéis. Escolhemos o The Principal Manchester, que é ótimo, e dá para ir andando, pois é literalmente ao lado da estação.
O ideal é ficar ao menos duas noites antes de retornar ao Brasil, de avião. Também é possível retornar de trem até Londres, dependendo do seu roteiro, ou até mesmo seguir viagem para outras cidades inglesas.
Como comprar a passagem aérea?
Para realizar esse roteiro o ideal é comprar a passagem da seguinte maneira:
- Ida: RJ ou SP até Londres;
- Volta: Manchester até RJ ou SP, com escala em Londres.
Para isso, você deve usar a opção de várias cidades, disponível no site da British Airways. Também é possível realizar a compra nessa maneira diretamente com seu agente de viagem favorito.
Planeje sua viagem pelo Reino Unido
Selecionamos empresas com os melhores preços e totalmente confiáveis para te ajudar em todas as etapas.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
Conclusão
A Inglaterra tem cidades incríveis, mas muitas vezes focamos apenas em Londres e nos esquecemos que há muito mais para conhecer. Viajar de avião internamente acaba sendo caro, perde-se tempo, e tem todos aqueles procedimentos burocráticos de segurança, por isso o trem é uma excelente opção, que alia facilidade e preços extremamente atrativos. Ao conciliar o avião com o trem é possível realizar inúmeros roteiros e deixar a viagem ainda mais interessante.
Também é possível, ainda que não seja ideal, fazer um bate e volta de Londres até Liverpool, saindo bem cedo e voltando à noite. Vai dar para conhecer o básico, fazer um tour para conhecer locais da história dos Beatles, e fazer compras.
Boa viagem!
Texto e foto: Gabriel Dias.
O Falando de Viagem viajou para o Reino Unido a convite do VisitBritain e British Airways, no Boeing 787-800, que está operando na rota do Rio de Janeiro até Londres seis vezes por semana. Viajamos com o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.
E você, já viajou ao Reino Unido? O que achou dos preços nas cidades? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!