Houve um tempo em que o inverno era tão intenso na Grã-Bretanha que até o Rio Tâmisa ficava congelado, mas nas últimas décadas a temperatura ficou mais amena e a neve passou a ser ansiosamente aguardada por muitos - especialmente na noite de Natal! Como brasileiros amam viagens de inverno, se você sonha em ver neve, conheça 10 lugares na Grã-Bretanha que ficam deslumbrantes quando os flocos começam a cair.
Antes da lista, um recado. Condições climáticas são sempre imprevisíveis e devem ser tratadas com cautela. Antes de aventurar-se em campo aberto ou subindo as montanhas, certifique-se de tomar alguns cuidados básicos: - Antes de sair, consulte sempre a central de meteorologia do Reino Unido, Met Office. O aplicativo para celular fornece detalhes importantes, como sensação térmica; - Vista-se apropriadamente para baixas temperaturas, com roupas resistentes à umidade e ao vento; - Não recomendamos a escalada de montanhas ou prática de esqui sem a presença de um guia local; - Consulte sempre os sites oficiais das atrações e regiões antes.
Agora sim, confira os destinos:
Escócia
Glencoe, Highlands
Você talvez reconheça esta paisagem de um dos filmes de James Bond, 'Operação Skyfall'. Este é provavelmente um dos pontos turísticos mais famosos das Terras Altas. Durante o inverno o vale fica especialmente belo - parece até uma pintura! Infelizmente, não é só a beleza que atrai os visitantes até o vale de Glencoe: a região foi palco de um dos maiores massacres da história do país, em 1692. Hoje, o episódio agrega história para o roteiro turístico.
Ben Nevis, Highlands
Ben Nevis é a montanha mais alta do Reino Unido e sempre fica coberta de neve no inverno, entre dezembro e fevereiro. Se você contratar uma excursão pelas Highlands, certamente passará por lá. Ben Nevis também é um bom destino para esportes e diversão na neve, com estações de esqui famosas.
Além de uma bela paisagem, a cordilheira Cairngorm nas Terras Altas conta com o resort de esqui mais bem equipado da Escócia. Além da estação Cairngorm, a cordilheira conta com outras duas, The Lecht e a estação Glenshee. O acúmulo de neve costuma ser mais que suficiente para manter as estações funcionando no inverno, mas caso você não goste de esquiar, pode apreciar as montanhas vistas da estrada, no caminho entre Inverness e Edimburgo.
Rannoch Moor, Highlands
Nas estradas cênicas das Terras Altas há sempre uma paisagem bonita o suficiente para fazer você descer do carro, mesmo que esteja um frio congelante do lado de fora. Rannoch Moor é um destes lugares, que aliás, é belo em qualquer época do ano. A incidência de neve por lá é comum, deixando tudo totalmente branquinho.
Inglaterra
Londres
Londres pode até não ter uma paisagem nevada selvagem, mas há algo de especial em ver a cidade se transformar quando a neve cai. Tudo fica mais calmo e silencioso, e aos poucos as pessoas entram no clima e começam a deixar rastros de bonecos de neve no caminho para o trabalho. Os melhores se concentram nos parques da cidade - dos mais centrais, como St James Park, aos mais afastados, como Hampstead Heath e Richmond Park.
O Distrito dos Lagos em Cumbria é sempre uma boa opção para quem gosta de caminhar e admirar belas paisagens. Quando cai, a neve vem em pouca quantidade, mas não se deixe enganar pelo céu limpo e dias ensolarados: de uma hora para outra as temperaturas podem cair drasticamente. Esteja preparado, mas aproveite.
Box Hill, Surrey
Trenós e tobogãs são itens obrigatórios para quem visita Box Hill, uma sequência de colinas que se estende de Farnham até as famosas White Cliffs de Dover. Como a região costuma ter acúmulos de neve, guerras de bolinhas são inevitáveis, fica o aviso! Se quiser fazer um passeio com vistas das North Downs, siga as winter walks sugeridas pela National Trust.
Oxford
As construções históricas de Oxford ficam ainda mais especiais cobertas de neve. Com uma universidade de mais de 900 anos, Oxford é sinônimo de história. O tour pelos colleges conta a história de alunos famosos como JRR Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, e Lewis Carroll, criador de Alice no País das Maravilhas, e mostra locações dos primeiros filmes da saga Harry Potter.
Uma das regiões mais belas do País de Gales, Brecon Beacons está a curta distância da capital, Cardiff. Se estiver de carro ou em excursão poderá fazer um ótimo proveito deste parque nacional, que é cercado por vilarejos adoráveis. Aproveite e dê um pulinho na destilaria Penderyn, famosa por seu puro malte produzido com as águas da montanha.
Parque Nacional Snowdonia
Em inglês arcaico, 'Snowdon' significa colina de neve, então já é de se esperar que a segunda montanha mais alta do Reino Unido fique branquinha durante o inverno. E o visual de todo o Parque Nacional do Norte de Gales é realmente deslumbrante: a paisagem de Snowdonia é marcada pelos picos encrespados e atmosfera selvagem, que fica simplesmente fascinante durante o inverno.
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.