A emoção de assistir um jogo de futebol (e eu não sou fanático) na Inglaterra

Troca de informações sobre Manchester.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 03, 2018 9:45 am
Imagem

Os brasileiros amam futebol. Eu, quando criança/adolescente, era fanático. Com a idade, deixei de ser fanático, mas sempre que há um bom jogo eu gosto de assistir, principalmente se for do Flamengo. Apesar de já ter viajado várias vezes para Europa, nunca me animei para assistir a um jogo de futebol. Em novembro de 2017 isso mudou e fui assistir a um jogo da Premier League.

Para quem não sabe, a Premier League é uma liga profissional de futebol da Inglaterra, sendo a principal competição de futebol do país. É nela que estão alguns dos melhores times de futebol do mundo, como:
- Manchester United Football Club;
- Chelsea Football Club;
- Arsenal Football Club;
- Liverpool Football Club;
- Manchester City Football Club.

Comecei a viagem por Londres, depois segui de trem até Liverpool, onde não assisti nenhum jogo, mas conheci o estádio do Everton Football Club, que é o mais antigo do mundo criado especialmente para o futebol. É preciso dar sorte, ou planejar o roteiro de acordo com o calendário de jogos, para assistir um jogo. Depois continuei a viagem de trem rumo à Manchester, que tem outras atrações ligadas ao esporte, como o The National Football Museum (Museu Nacional do Futebol), que tem entrada totalmente gratuita. Quando estive lá, ainda foi possível ver uma exposição temporária totalmente dedicada ao Pelé.

Manchester City x Arsenal

O jogo aconteceu no estádio do Manchester City, chamado Etihad Stadium (sim, é patrocinado pela companhia aérea). Comprar ingressos não é tão fácil, mas também não é impossível. É possível comprar na hora, mas é preciso tomar cuidado com ingressos falsos (sim, também acontece no primeiro mundo, e vi pessoas sendo barradas ao tentar entrar). O ideal é monitorar o site, para ver o que aparece. Pode ser liberado um mês antes ou uma semana antes, então tem que ficar acompanhando. Geralmente, os proprietários das cadeiras disponibilizam os ingressos em cima da hora, por isso é preciso ficar atento.

Caso você tenha um cartão de crédito que ofereça o serviço de Concierge, vale a pena entrar em contato com ele para checar a disponibilidade para o jogo desejado.

Para chegar ao estádio usei o Uber. Acredite: ele me deixou na porta, sem nenhuma confusão e sem nenhum trânsito. E o valor ainda é barato, o que faz valer muito a pena pela comodidade. No caminho até a bilheteria, tudo organizado e funcionando em confusões, apesar de estar bem cheio (o estádio estava totalmente lotado). Na saída, aconselharem usar o trem, e novamente tudo muito organizado e funcional. Acho que seria totalmente possível usar o Uber para ter mais concordo, pois a maioria acaba usando o transporte público.

Como cheguei em cima da hora, e havia uma fila considerável na bilheteria para retirar os ingressos, acabei perdendo o início do jogo. Chegar ao local correto foi relativamente fácil, pois sempre havia funcionários para ajudar. Mesmo com o jogo em andamento, os lugares estavam lá nos esperando, sem ninguém ter ocupado (ufa!).

Os ingleses assistem ao jogo sentados e basicamente só se levantam se for um lance muito claro de gol ou após o gol. Em geral, eles batem palma o jogo inteiro. Até se o jogador errar um passe, eles batem palma. É o tempo todo mesmo. Foram 3 gols para o time da casa e algo que me impressionou é que eles vibram muito pouco, em nada lembrando os brasileiros, que se "matam" de comemorar a cada gol. São todos muito contidos e educados. A torcida do Arsenal estava em um canto pequeno e separada, com policiais ao redor. Achei que eles gritavam mais e pareciam mais animados, talvez para incentivar o time que estava perdendo.

No intervalo, dá tempo de sair para comer e beber algo, mas é preciso ficar de olho no relógio. O intervalo é totalmente pontual e se você demorar poderá perder um gol. Neste jogo, logo após o reinicio do segundo tempo, houve um gol. Quem demorou, acabou perdendo.

No final do jogo, aplausos e todos educadamente, e sem nenhuma confusão, saíram do estádio. Eu demorei um pouco, para evitar a multidão, e uns 10 minutos depois sai quando o fluxo estava menor (quase inexistente, na verdade). Antes de ir embora, fui até a loja que vende os produtos oficiais do Manchester City. A loja estava literalmente lotada, então aprendi que o ideal é chegar mesmo mais cedo, para ver tudo com calma. Acho que quando o time ganha, os torcedores se animam e vão às compras.

Vídeo

No vídeo abaixo, feito em parceria com a Renata Araújo, do You Must Go, você pode sentir melhor como foi o jogo, desde o início até o final. Em um momento, meu iPhone quase voou na hora da comemoração. Ao final, aplausos (acho que mesmo se perdessem seriam aplaudidos).

[html]

[/html]

Vale a pena assistir um jogo?

Antes eu diria que não, mas depois desse jogão eu confesso que me animei, e achei que vale muito a pena. Até quem não gosta tanto de futebol entra no clima e começa a torcer. É tudo muito organizado, então dá para ir com a sua mulher ou seus filhos sem nenhum problema. O preço dependerá do jogo e do lugar escolhido. Nesse lugar que eu fiquei, que achei excelente, o custo foi de 100 libras. Dá para conseguir mais barato e a emoção será a mesma.

Achei impressionante como o tempo passou rápido! Quando assisto um jogo pela televisão, acabo levantando várias vezes e me distraindo com outras coisas, mas no estádio prestei atenção e vibrei torcendo pelo Manchester City (não ia torcer contra o time visitante, né?).

Para quem é fã, ainda é possível fazer um tour nos estádios ingleses, o que é muito legal. Para quem deseja experiências mais exclusivas, também é possível, dependendo do quanto você deseja desembolsar. É possível até se casar no estádio, além de visitar os vestiários, museus, segurar um troféu e conhecer os craques do passado.

GOAL!

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e foto: Gabriel Dias.
Edição de vídeo: Manoela Caldas.

O Falando de Viagem viajou para o Reino Unido a convite do VisitBritain e British Airways, no Boeing 787-800, que está operando na rota do Rio de Janeiro até Londres seis vezes por semana. Viajamos com o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, já assistiu um jogo da Premier League? Qual foi? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jan 03, 2018 10:27 am
Que legal! Eu ia amar assistir a um jogo assim também! Deu para sentir a vibe pelo vídeo! Mas achei que eles meio desanimados na torcida! Até gol eles comemoram pouco. Só batendo palmas! rs

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Jan 03, 2018 2:40 pm
Muito legal!
Deve ser uma atmosfera incrível :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qui Jan 04, 2018 3:32 pm
Que massaaa muita vontade de ver um jogo assim um dia.

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Jan 05, 2018 12:34 pm
Demais!!! Mesmo pra quem não alucinado pelo esporte, a experiência deve ser incrivel como programa mesmo





Booking.com

Voltar para “Manchester”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio