5 mudanças para além do óbvio que fizeram o meu nécessaire de viagem ficar mais leve

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Ago 26, 2020 11:09 am
Imagem

Sempre brinquei que o nécessaire era a maior concentração de peso na minha mala. A tríade da minha vaidade - pele, cabelo e maquiagem - não permitia que eu pegasse leve na escolha de produtos para viajar. Aos poucos, a experiência passa a apontar exageros, falhas e substituições, e a arte de montar o nécessaire perfeito torna-se mais apurada. Hoje, levo comigo dicas que se mostraram infalíveis. Esse não é um texto para quem já naturalmente se vê satisfeito em levar só um hidratante, um blush e uma máscara de cílios na bolsa. É para aqueles que não querem abrir mão de uma rotina cosmética pomposa, mas precisam maneirar no volume.

A máxima de levar produtos em miniatura ao invés da embalagem original você provavelmente já conhece. Muitos viajantes acreditam que essa seja a fase final da expertise do nécessaire de viagem ideal, mas tenho outros truques que levam a arrumação para outro nível.

Leia também: Como comprar de forma mais consciente em viagens - por uma (ex) consumista

1) Shampoo e condicionador sólidos

A mais nova febre do mercado é a melhor amiga dos viajantes. No universo dos cuidados capilares, a última década foi marcada por transições para o natural: desde a aceitação dos cachos até a escolha de ingredientes menos nocivos, nas técnicas de low e no poo, por exemplo. Com tanta informação disponível, a mera indicação do cabeleireiro não basta mais.

Após se livrar dos sulfatos e petrolatos, a pauta foi ampliada e chegou o momento de dar adeus às embalagens de plástico. É aí que entram os shampoos e condicionadores sólidos. Ao invés da textura líquida que conhecemos e usamos a vida toda, agora os produtos vêm em barra, e como um sabonete, ficam cremosos e prontos para o uso em contato com a água. Assim como os líquidos, as opções sólidas apresentam uma variedade de marcas, preços e especialidades - naturalmente mais tímida nesse momento introdutório no mercado, mas a crescente é garantida.

O facilitador para viajantes é evidente: duas pequenas barras ocupam e pesam significantemente menos que dois tubos, mesmo que em miniatura. A vida útil do produto sólido também ganha de lavada. Em dados gerais, uma barra de 100 gramas pode render até 40 lavagens, o equivalente a 350ml do shampoo líquido. É dizer adeus para o racionamento de produto em viagens mais longas ou o desperdício em escapadas curtas.

2) Mini porta perfume

Convenhamos, não dá para contar por muito tempo só com as amostras de perfume que recebemos de brinde nas lojas de cosméticos. Além de durar pouquíssimos usos, nada garante que você vá gostar da fragrância que ganhar. Para viajar com o seu cheiro, mas sem precisar adicionar o peso considerável de uma embalagem de vidro, compre um mini porta perfume recarregável. Em uma breve pesquisa no Google, você encontra diversas opções de cores e capacidade. Não caia na pegadinha dos preços altos das lojas de nome, os made in China fazem bem o serviço.

3) Produtos multiuso

Um produto, várias funções. É isso que buscamos aqui. Exemplos clássicos dessa categoria são o Bepantol e o Cicaplast, da La Roche-Posay. Esses cremes podem ser usados desde como hidratantes faciais, labiais e corporais até pontualmente para tratar machucados na pele. Outra modalidade que se encaixa perfeitamente na categoria é a dos óleos para cabelo, corpo e rosto. Um protetor solar não oleoso que pode ser usado no rosto e corpo também é chave. Ao entrar no universo das maquiagens, as possibilidades são infinitas. Falo mais sobre esse aspecto na matéria linkada abaixo.

Leia também: 3 passos para montar um nécessaire de maquiagem ideal para levar na viagem

4) Ampolas

Engana-se quem pensa que produtos em miniatura e ampolas são a mesma coisa. Ampolas não são simplesmente um produto que vem em menor quantidade, como é com os travel size. Os cosméticos vendidos no formato de ampola são mais concentrados, e por isso, oferecem um efeito mais potente com menos volume. Uma ótima ideia para quem não quer abrir mão dos cuidados com as madeixas durante a viagem é levar ampolas de hidratação. Assim, você trata os fios sem precisar adicionar mais peso no nécessaire. Mas as ampolas se tornam especialmente interessantes para quem faz tratamentos, seja de pele ou de cabelo. Usemos como exemplo a queda capilar e o melasma. Nesses procedimentos, a continuidade é chave. Para não interromper o tratamento durante a viagem, você pode substituir os cremes grandes por ampolas do mesmo ativo.

5) Itens para emergências

A não ser que você vá viajar para o meio do nada, pegue leve nos itens para possíveis emergências. Qual a necessidade de gastar espaço com uma caixa de band-aids, se, caso um acidente aconteça, o hotel prontamente vai te ajudar ou há uma farmácia em qualquer esquina? Para que levar um pacote de absorventes se você sabe que a viagem não colide com a data da sua menstruação? Precisa levar repelente para um destino metropolitano? Existe uma linha tênue entre viajar preparado e pirar querendo abranger todos os 'e se'.

Leia também: Turismo sustentável | 5 souvenires para você NUNCA comprar em viagens

Boa viagem!

E você, quais critérios usa na hora de montar seu nécessaire? Gostou das dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Ago 26, 2020 5:16 pm
Boas dicas! Eu nunca viajei com shampoo, condicionador ou sabonete. Sempre uso do hotel, mas sei que para mulheres isso não funciona.

manucaldas Mensagens: 1403
Qui Ago 27, 2020 4:11 pm
Mudar pra shampoo e condicionador sólido é revolucionário, recomendo pra todo mundo!

Adriana Mensagens: 2231
Seg Set 07, 2020 8:37 am
Gostei das dicas, ainda preciso me aventurar nos shampoos e condicionadores sólidos.





Booking.com

Voltar para “Coluna da Manoela Caldas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio