Colunas
Coluna da Manoela Caldas

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 2 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Jul 21, 2018 10:35 am 
Mensagens: 843
Madrid é uma cidade linda e merece ser visitada.

Mapas, redes sociais, check-in, reservas, ingressos, dicas de atrações e restaurantes. Hoje, praticamente tudo que você precisa em uma viagem está disponível na palma da mão, via celular. Porém, muitos destes dados e informações necessitam de uma conexão de internet para serem acessados. E mesmo assim, em pleno 2018, ainda há muitas pessoas que viajam sem um chip de internet e dependem do Wi-Fi alheio.

Em qualquer cidade do mundo, há certos lugares que são clássicos por oferecerem acesso público e gratuito ao Wi-Fi: Starbucks, McDonald’s, museus, aeroportos, shoppings e grandes lojas. Como boa millennial, um aspecto que me chamou atenção imediatamente em Madrid, foi exatamente o não funcionamento do Wi-Fi nestes tais lugares que são de se esperar uma conexão aberta e gratuita. A opção do Wi-Fi até aparece no celular, mas na hora de conectar ele simplesmente não funciona. Em nenhum lugar. De maneira alguma. Os estabelecimentos que mais me chamaram atenção por este ocorrido foram museus, aeroporto, Corte Inglés e o Parque Warner.

Leia também: Easysim4u faz parceria com Orange e passa a garantir 4G na Europa

Não tenho explicações do porque isso acontece, mas, ao conversar com outros turistas e até moradores da cidade, descobri que todos parecem notar e se incomodar bastante com isso. Afinal, Madrid é a capital da Espanha e uma das mais importantes metrópoles de toda Europa e talvez do mundo. Recursos e tecnologia, com certeza, não faltam por lá, mas o motivo segue um mistério.

Além de ser uma curiosidade que chama bastante atenção, acredito que seja importante informar esta situação para turistas que se encaixam no perfil de dependentes do Wi-Fi alheio. Eu viajei para a capital espanhola com o meu chip ilimitado da Easysim4u, que foi a minha salvação. Mas, mesmo assim, a falta de Wi-Fi me atrapalhou em um momento decisivo.

Leia também: Internet em viagens | Será que nunca teremos uma boa opção gratuita?

O meu chip da Easysim4u era 2G e me dava acesso sem problemas à mapas e WhatsApp. Mas para acessar dados mais pesados, a conexão de Wi-Fi ainda era indispensável. Neste período, eu viajei pela companhia aérea Ryanair pela primeira vez. Portanto, não sabia que era necessário fazer check-in e emitir o cartão de embarque on-line, no site deles. Eu sempre faço check-in on-line, mesmo que, ao chegar ao aeroporto, seja preciso realizar o check-in novamente nos totens das companhias. Desta vez, pela correria da viagem, me esqueci de fazer. Quando cheguei ao aeroporto, vi que não havia totens. A funcionária da companhia me informou que o procedimento era feito exclusivamente on-line, e que, se eu quisesse realizá-lo presencialmente, era preciso pagar 55 euros. E foi aí que a dor de cabeça causada pela falta de Wi-Fi realmente me pesou.

O Wi-Fi do Aeroporto de Madrid simplesmente não funciona. E a minha conexão 2G não era forte o suficiente para carregar o site da Ryanair. O resultado foi um desespero e uma corrida contra o tempo nos últimos 15 minutos que eu tinha para realizar o maldito check-in gratuito. A saída que encontrei foi pedir ajuda à funcionária da companhia, que, gentilmente, realizou o meu check-in no celular pessoal dela. Se não fosse por isso, eu teria que pagar os tais 55 euros, porque não teria conseguido acessar de forma alguma.

É claro que essa é uma situação extrema, mas a moral da história é: saiba que, no dia a dia em Madrid, você não poderá contar com o Wi-Fi público para se comunicar, acessar direções, informações ou qualquer tipo de dado on-line.

Leia também: Como usar o Tax Free em Madrid

Em alguns lugares, como nos Estados Unidos, o Wi-Fi dos estabelecimentos funciona perfeitamente. E apesar de depender da conexão alheia nunca ser o ideal, é possível viver por alguns dias desta forma. Em Madrid, não é assim. Parece que, assim como as obras nos museus, a tecnologia da cidade também é arcaica. Não me entendam errado! A cidade é linda, há muitos passeios incríveis a se fazer e é um destino incrível, mas não se pode ignorar que, em pleno 2018, precisamos do uso da internet para muitas coisas ao longo do dia. E a falta deste meio pode te fazer passar por alguns perrengues.

A moral da história é básica: É impossível ir para Madrid sem um chip com internet.

Texto: Manoela Caldas.
Foto: Gabriel Dias.

O Falando de Viagem viajou para Madrid com apoio do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance e do chip da Easysim4u.

E você, já precisou usar a internet gratuita em Madrid? Funcionou ou teve problemas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas



 Mensagem não lidaPublicado: Dom Jul 22, 2018 7:47 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 38528
Depender de Free Wi-Fi é furada. São sempre problemáticos e sempre há um monte de gente pendurada, então a conexão é ruim. Melhor pagar para não ter problemas e não perder tempo durante a viagem.

Manu, na próxima vez tem que usar o chip 4G da Easysim4u, com a operadora Orange. Velocidade excelente!

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
5 lugares para ver Dubai do alto

em Dubai

Última mensagem Seg Mai 06, 2019 2:14 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

3

6 lugares com pistas de patinação no gelo em Nova York

em New York City

Última mensagem Qui Fev 06, 2020 11:23 am GabrielDias Ver última mensagem

 

4

Stopover da Iberia em Madrid: o que é e como funciona?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Sex Nov 08, 2019 1:37 am emmanuelkalispera Ver última mensagem

 

3

Platea Madrid | Conheça o maior centro de gastronomia da Europa

em Madrid

Última mensagem Seg Jun 24, 2019 4:45 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Guia de Madrid | Informações, dicas e roteiro de viagem de 4 dias

em Madrid

Última mensagem Qua Out 09, 2019 12:16 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

3

 


Booking.com


Colunas
Coluna da Manoela Caldas

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes