LA Experience | Uma viagem pelo mundo do azeite a poucos minutos de Ronda, na Espanha

Troca de informações sobre destinos na Espanha.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Mai 30, 2019 10:26 am
Imagem

Existem vários locais e vinícolas espalhadas pelo mundo onde é possível conhecer sobre a produção do vinho e realizar degustações. E por mais que o processo de fabricação seja semelhante, cada estabelecimento tem uma proposta distinta, proporcionando momentos únicos. Mas o mesmo não pode ser dito de outro produto que está presente na mesa de milhões de pessoas: o azeite. Por isso ficamos muito surpreendidos quando fomos convidados a conhecer o LA Experience, localizado a apenas 5 quilômetros do centro da cidade espanhola, Ronda.

Trata-se de um projeto inovador que oferece uma experiência única, onde o visitante obtém informações sobre as plantações, produção e qualidades das oliveiras e do azeite. O projeto das áreas sociais, das latas de azeite e das obras de arte espalhadas pela propriedade são do mundialmente conhecido Philippe Starck, que se destaca pela audácia e criatividade em tudo que faz. Em meio à tradição e história da Andaluzia, o LA Experience é a oportunidade de explorar algo novo e moderno, que nos apresenta o azeite da mesma forma como as vinícolas fazem com o vinho.

Leia também: 7 atrações imperdíveis na Andaluzia

Preciso reservar antecipadamente? Como comprar os ingressos?

As reservas antecipadas são imprescindíveis, e podem ser realizadas diretamente no site, ao custo de 20 euros, sendo que a entrada de crianças abaixo de 8 anos é gratuita. Existem vários horários todos os dias, com opções de tours em inglês, francês e espanhol.

Como chegar?

A melhor forma de acesso ao LA Experience é de carro, num rápido trajeto de apenas 10 minutos desde o centro de Ronda. Caso esteja com um veículo alugado, utilize o GPS para chegar ao local, inserindo o endereço de destino que consta do site. Estando sem carro, a alternativa seria contratar um táxi, e deixar previamente agendado o horário de retorno à Ronda.

Leia também: Tudo que você precisa saber para andar de carro nas estradas da Andaluzia

Como é o passeio?

Logo ao estacionar o carro você irá se deparar com painéis gigantescos, contendo lindas fotos.

Imagem

Imagem

Após uma rápida caminhada chegará num belíssimo prédio, que se mistura na paisagem, e que já oferece um vislumbre de toda a magia que está por vir.

Imagem

Imagem

Lá dentro estão expostos os azeites, acomodados em latas e garrafas desenhados pelo Philippe Stark, um maquinário que já foi utilizado para extrair o azeite das uvas, espaço para degustação e um agradável bar. O ambiente é arejado, com pé direito altíssimo e linda decoração, sendo necessário alguns minutos para captar todos os detalhes do que se vê.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em poucos minutos tem início o tour, que começa com uma rápida explicação de como é extraído o azeite, bem como da evolução do método no decorrer dos anos. Em seguida, nos dirigimos para a área externa, e na medida em que avançamos por entre oliveiras, recebemos explicações sobre o cultivo, controle de pragas, cuidados na colheita e otimização da produção.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um aspecto muito interessante é que o Philippe Stark espalhou diversas obras de arte pelo caminho, que surpreendem e encantam. Durante o tour, lembre-se de jamais pegar uma azeitona do pé para experimentar, pois o gosto é extremamente desagradável e amargo. O sabor característico que conhecemos somente é obtido após um longo processo de cura.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aproximadamente 45 minutos depois retornamos ao prédio, onde teve início a degustação dos azeites. Primeiro, uma pequena dose do azeite puro, como se fosse um vinho, como forma de conhecer melhor suas características e aromas.

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida a degustação continua, mas acompanhada de pães, sendo possível notar as diferenças entre os variados tipos de azeite, bem como identificar o tipo que mais agrada seu paladar. Ao final, quem quiser ainda pode ir até o bar para tomar vinho, comer algumas tapas e continuar a explorar o mundo dos azeites.

Imagem

O passeio é apropriado para crianças?

Como dito, é possível comparar o tour à visita em uma vinícola. Se de um lado o LA Experience possui trajetos eminentemente externos, em meio a muita natureza e obras de arte, o que ajuda a entreter os pequenos viajantes, de outro exige um pouco mais de disposição para percorrer todo o trajeto a pé (aproximadamente 1 km).

Considerando tudo isso, avalie se é um programa indicado para os seus filhos, e caso fique em dúvida, considere que existe a possibilidade voltar à sede e aguardar as demais pessoas do grupo finalizar o tour, para depois juntos aproveitar o momento da degustação.

Conclusão

Adoramos o passeio, que nos apresentou algo único e inusitado. Para quem tem pelo menos 24 horas em Ronda e está de carro deve considerar incluir este tour no seu roteiro, pois é a oportunidade de expandir seus conhecimentos do mundo dos azeites, e ainda conhecer obras de arte peculiares. Recomendamos muito!

Leia também: 4 guias de turismo que testamos e recomendamos na Espanha

Bom passeio!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Espanha com apoio do Turismo da Espanha.

E você, conhece o LA Experience? Gostou do passeio? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Mai 30, 2019 12:42 pm
Um programa diferente e muito interessante.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Mai 30, 2019 8:28 pm
Que experiência incrível! Realmente um programa diferente que nem pensaria em fazer se não fosse essa dica.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 25, 2019 1:15 pm
Que delícia, hein? Adoro provar azeites diferentes e sempre trago alguns para casa.





Booking.com

Voltar para “Espanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio