Pueblos Blancos em Andaluzia, Espanha | Roteiro de viagem e dicas essenciais

Troca de informações sobre destinos na Espanha.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jun 04, 2019 7:52 pm
Imagem

Muitos viajantes que querem explorar a Andaluzia, no sul da Espanha, consideram a rota dos Pueblos Blancos para compor o roteiro de viagem, o que em nossa opinião é uma decisão muito acertada. Na verdade, a primeira informação que você precisa saber é que não existe uma rota propriamente dita, mas sim um conjunto de cidades, chamadas de Pueblos, localizados nas cercanias da Serra de Grazalema e do Parque Natural dos Alcornocales.

Uma característica comum das casas que formam os pueblos é a pintura branca das fachadas feita com cal, que ajuda a manter as temperaturas amenas durante o verão, e que ao longo dos anos se tornou a marca registrada. Alguns dos pueblos mais conhecidos e visitados são Arcos de la Frontera, Bornos, Algodonales, Setenil de las Bodegas, Zahara de la Sierra, Ubrique, Grazalema, Vejer de la Frontera, Medina Sidonia e Olvera, sendo que para conhecer todos são necessários alguns dias da viagem, mas o mais comum é explorar a rota no trajeto entre Ronda e Sevilha.

O passeio é encantador, mas exige um bom planejamento para que você possa extrair o máximo da experiência. A seguir, apresentamos algumas dicas que ajudarão na elaboração do seu roteiro.

Preciso de carro para fazer a rota?

O carro é essencial para fazer a rota, pois depender do transporte público tornaria a viagem extremamente longa, cansativa e pouco proveitosa. Outra opção é alugar uma van ou ônibus se você estiver em um grupo maior de pessoas, ou ainda contratar um serviço de excursão oferecido por agência de turismo.

Leia também: Tudo que você precisa saber para andar de carro nas estradas da Andaluzia | Espanha

Quanto tempo dedicar à rota?

Se o seu desejo é conhecer todas as cidades e explorá-las a fundo, serão necessários uns 4 ou 5 dias. No entanto, nós, pessoalmente, achamos que não valeria a pena dedicar tanto tempo, por isso decidimos fazer a rota em menos tempo e destinar mais dias para outros destinos da Espanha. Saímos de Ronda bem cedo, antes das 9:00, rodamos por 9 horas, e chegamos em Vejer de la Frontera às 18:00. Neste período tivemos condições de conhecer muitas cidades e consideramos que foi um tempo ideal.

Quanto tempo ficar em cada pueblo?

Estrategicamente programamos de dormir a primeira noite em Ronda, que mesmo não sendo um Pueblo Blanco propriamente dito tem muitas destas características, e merece ser explorada com mais calma. E ao final da Rota, passamos uma noite em Vejer de la Frontera, um dos pueblos que mais gostamos, e que mereceu ser conhecido com mais tempo. Nos demais pueblos, o tempo de permanência variou, pois naqueles que gostamos mais ficamos em torno de 1 ou 2 horas, enquanto que nos outros, que não nos encantaram tanto, não nos demoramos mais do que 30/40 minutos.

As distâncias entre os Pueblos Blancos são grandes?

As distâncias não são grandes, mas o tempo para percorrer o trajeto pode ser considerável em alguns casos. Pelo fato de muitos pueblos estarem encrustados na Serra de Grazalema, as estradas são sinuosas e estreitas, exigindo muita cautela e velocidades baixas. Considere esses fatores na hora de selecionar os pueblos que irá visitar, pois mesmo distâncias curtas de 40/50 km podem exigir mais de 1 hora para serem percorridas.

É importante conhecer o maior número de pueblos possível?

Definitivamente não, pois este tipo de passeio não é uma corrida onde você deve ir dando um check em cada atração. A melhor forma de percorrer a Rota é indo com calma, conhecendo com mais tranquilidade aqueles lugares que mais gostar, e sabendo que é melhor passar um dia todo num pueblo que te encantou, do que alguns minutos em vários outros que não te agradaram tantos. Além disso, incluindo muitos pueblos no mesmo roteiro, corre-se o risco de passar mais tempo na estrada entre eles do que conhecendo os lugares em si.

Leia também: 7 atrações imperdíveis na Andaluzia

Onde estacionar?

Isso varia muito, mas o melhor é procurar pelos estacionamentos, alguns públicos e outros privados, que ficam localizados próximos das entradas dos pueblos menores, e na região central dos maiores. Sempre existem placas azuis com um grande “P” indicando os locais onde se pode deixar o carro. Principalmente nos pequenos fique atento para não entrar nas áreas históricas centrais, pois as ruas são estreitas e pode haver certa dificuldade para transitar de carro.

Sugestão de roteiro

A rota a se seguir é uma escolha muito pessoal, pois cada pueblo possui características muito específicas. Por isso, indicaremos a rota que percorremos em março de 2019, com os ajustes que faríamos hoje com o intuito de deixá-la ainda melhor. Como mencionado, saímos de Ronda em direção a Vejer de la Frontera, e achamos que ambas as cidades foram ideais para pernoitar.

Nossa primeira parada do dia foi em Setenil de las Bodegas, que é muito conhecida por suas casas construídas praticamente dentro da rocha, criando uma visão única. A cidade em si é legal, mas não achamos incrível. O ideal é deixar o carro no estacionamento privado, cujo acesso é fácil, bastando seguir as placas azuis com o “P” que surgem logo na entrada da cidade. Em seguida, sigam até as Calle Cuevas de la Sombra e Calle Cuevas del Sol, que são as mais conhecidas.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma cidade que quase incluímos no roteiro foi Olvera, mas cortamos no final porque achamos que iria ficar muito corrido. Se fosse hoje, incluiríamos Olvera, logo após Setenil, em substituição a Grazalema, sobre a qual falaremos mais adiante.

Saindo de Setenil, pegamos uma estrada pela serra que mesmo sendo muito bonita exige cuidados redobrados, pois é tão estreita que em determinadas curvas precisamos aguardar que o veículo no sentido contrário passasse, para então prosseguirmos. Mas não é nada perigoso, sendo necessário apenas cuidado.

Nossa próxima parada foi em Zahara de la Sierra, que amamos. Deixamos o carro no estacionamento público situado na entrada da cidade, e percorremos suas ruas a pé, sem direção, apenas curtindo o local. De lá, tem-se vistas maravilhosas de um enorme lago e os viajantes mais animados podem subir até a fortaleza. No nosso caso, optamos por sentar num bar, comer algo e apreciar o movimento de turistas e moradores locais.

Imagem

Imagem

Imagem

Pouco depois do almoço fomos para Grazalema, que é bonitinha, tem uma praça bacana, mas que não conta com as interessantes casas na rocha de Setenil e nem o charme de Zahara.

Imagem

Imagem

Ficamos um pouco por lá e se fosse hoje, como já dissemos, trocaríamos Grazalema por Olvera. Seguimos para Arcos de la Frontera que é um dos maiores pueblos da região, e deixamos o carro no estacionamento da Plaza de España, localizada no centro da cidade.

De lá, fizemos uma caminhada até o Mirante del Cabildo, que oferece lindas vistas da região. Ainda existem outros mirantes na cidade (Peña Vieja, Abades e San Augustin), mas optamos por passear por Arcos e comer algo em um agradável bar que encontramos pelo caminho, acompanhado de uma deliciosa e refrescante sangria.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Gostamos de conhecer Arcos pois ela é bem maior, e oferece uma experiência diferente quando comparado com os outros Pueblos que havíamos visitado. Ao final do dia, a verdade é que estávamos cansados, mas encantados com tudo que tínhamos visto. Dessa forma, nos dirigimos para Vejer de la Frontera, o último pueblo e onde iríamos dormir Vejer é aconchegante e charmosa e na nossa opinião um dos pueblos mais acolhedores da região.

Imagem

Imagem

Imagem

Deixamos o carro em um estacionamento público, mas também existem algumas opções privadas. Tente encontrar um que seja mais próximo do hotel onde irá se hospedar. O melhor a se fazer em Vejer é andar por suas ruas e se surpreender a cada esquina com seus jardins, muralhas, museus, igrejas e praças. Um lugar inesquecível para encerrar sua visita a essa região tão peculiar e especial do mundo.

Leia também: 4 guias de turismo que testamos e recomendamos na Espanha

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Espanha com apoio do Turismo da Espanha.

E você, já fez a Rota dos Pueblos Blancos? Quais cidades escolheu? Gostou de todas? Conte para nós sua experiência.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jun 05, 2019 5:56 pm
Os Pueblos são incríveis e inesquecíveis. Vale muito a pena fazer esse roteiro durante uma viagem para a Espanha.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 10, 2019 9:36 pm
Que sensacional. Essa região oferece muito mais aos visitantes do que eu imaginava.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 25, 2019 12:52 pm
As cidades europeias são extremamente charmosas. Tem cada cidadezinha pequena e linda!

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Abr 15, 2020 4:41 pm
Roteiro de 17 dias pela Espanha | Barcelona, Andaluzia e Madrid https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=66&t=18799" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Espanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio