Guia de Granada, na Espanha | Dicas e roteiro de viagem de 2 dias

Troca de informações sobre destinos na Espanha.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Seg Jun 17, 2019 9:30 am
Imagem

Quem está planejando conhecer a Espanha já pensa de imediato em visitar Madrid e Barcelona, mas certamente, logo após começar suas pesquisas, descobre que uma das principais atrações do país é o complexo de Alhambra, localizado na cidade de Granada, na Andaluzia.

Só isso já seria motivo para incluir Granada em seu roteiro de viagem, mas acontece que a cidade tem muito mais a oferecer do que uma única atração. Por isso, vamos te dar dicas importantes para que você programe sua viagem, bem como um roteiro sobre o que fazer em Granada em dois dias.

Leia também: 7 atrações imperdíveis na Andaluzia

Quanto tempo ficar na cidade

É inquestionável que Alhambra é o que existe de mais fabuloso em Granada. Por isso, não é recomendado marcar a visita ao complexo no dia da chegada na cidade, pois sempre existe o risco de algum atraso e nem para o dia da partida, para que o passeio não seja feito apressadamente. Por isso, na nossa opinião, o ideal são pelo menos 2 noites, de maneira que se chegue tranquilamente, visite Alhambra no dia seguinte, e somente então, no outro dia, vá para o próximo destino. Caso o tempo esteja curto e possa ficar somente 1 noite, marque a partida para o final do dia, e dedique toda a manhã e parte da tarde a conhecer Alhambra.

Quando ir em Granada

Os meses de maio a junho (primavera) e de setembro a novembro (outono) são ótimos, pois são período com clima ameno e dias longos. No geral, pode-se visitar a cidade em todas as épocas, tentando-se evitar o calor intenso de julho e agosto, o frio extremo de dezembro, e as multidões da semana santa e o período de neve, pois muitas das pessoas que vão conhecer a estação de esqui de Sierra Nevada se hospedam em Granada.

Leia também: Pueblos Blancos em Andaluzia, Espanha | Roteiro de viagem e dicas essenciais

Onde ficar em Granada

O melhor lugar é no centro histórico, de onde é possível explorar praticamente toda a cidade a pé. Como ponto de referência, considere hotéis próximos da Catedral, caso prefira estabelecimentos menores, boutique e com mais personalidade, ou perto do Corte Inglês (loja de departamentos tradicional da Espanha) onde estão localizados hotéis tradicionais, com ótimo custo benefício em suas imediações. Muitas pessoas também se hospedam no bairro Albacín, que tem como ponto negativo as inúmeras ladeiras, principalmente para quem fica na parte mais elevada. É uma área que tem despontado com muitas opções de hostels e Airbnb.

Compra de ingressos para Alhambra

É essencial comprar os ingressos para Alhambra com 4 meses de antecedência, pois são extremamente concorridos. A partir do momento que decidir ir para Granada comece a monitorar os ingressos e compre o quanto antes. Temos uma matéria sobre Alhambra e lá damos todas as orientações a respeito desse assunto.

Leia também: Alhambra | Como comprar ingressos e como visitar

Como se locomover na cidade?

Granada não é grande, mas é bem maior do que o seu centro histórico. Ou seja, existe uma cidade extensa fora da área turística tradicional. Se você seguiu a nossa dica e programou sua hospedagem na área central, então fará praticamente tudo a pé. Precisará de táxi/ônibus apenas para chegar em Alhambra e eventualmente para subir o bairro Albacin. De resto, a melhor forma de conhecer a cidade é explorando suas ruelas a pé.

Leia também: Tudo que você precisa saber para andar de carro nas estradas da Andaluzia | Espanha

Onde comer em Granada

Se você olhar nos guias tradicionais encontrará muitas opções de restaurantes, mas a forma mais interessante de se comer é explorando os inúmeros bares de tapas que existem em Granada. Por se tratar de uma cidade turística e universitária, o movimento das ruas é sempre intenso, e é muito prazeroso andar sem destino pelo centro histórico, olhando os cardápios e parando onde mais agradar. Um costume da cidade é servir uma porção de tapas para quem pede uma cerveja ou vinho, sendo comum ver jovens que andam de bar em bar tomando uma bebida e aproveitando dessa tradição.

Imagem

Caso queira um almoço diferenciado ou um jantar inesquecível, vale a pena investir num dos restaurantes localizados no alto do bairro Albacín, com vista para Alhambra. Nós fomos no Mirador de Morayma e adoramos o ambiente e a comida, sendo um lugar ideal para uma ocasião especial e com vista simplesmente deslumbrante. Os preços variam muito, indo desde 5/10 euros numa porção em um bar de tapas, até 20/25 euros para um prato principal num restaurante.

Leia também: 6 restaurantes que você precisa conhecer em Andaluzia, na Espanha

Roteiro de 2 dias em Granada

Dia 1

Conforme nossas dicas, esse será o dia da chegada na cidade, e após deixar as malas no hotel dedique-se a explorar Granada.

O ponto de partida pode ser a Praça Nova, pois de um lado está o centro histórico, e a linda Catedral da cidade e do outro o bairro Albacín.

Imagem

Imagem

Imagem

Programe paradas em bares de tapas no caminho e aproveite para beber uma taça de vinho ou uma cerveja, acompanhada de croquetas de jamón (croquetes de presunto ibérico).

Em frente da Catedral é comum shows de artistas locais, sendo muito agradável sentar na escadaria e simplesmente apreciar o movimento.

Imagem

Se estiver com disposição extra, sua o bairro Albacín, apreciando alguns produtos típicos do Marrocos e tomando chá nas casas tradicionais.

Dia 2

A principal programação de hoje é conhecer Alhambra. Caso tenha marcado a visita aos Palácios Nasrid para as 11:30h/12:00h, que é a nossa recomendação, programe-se para chegar no complexo às 09:00h, e não esqueça de levar o passaporte, que pode ser exigido em alguns pontos de fiscalização.

Em termos gerais, o ideal é chegar em Alhambra 2/3 horas antes do horário de visita dos Palácios Nasrid. Nossa dica é ir de táxi, pois a pequena economia do ônibus e o cansaço da longa subida a pé não compensam. Conheça o Generalife, os jardins e a fortaleza, entrando nos Palácios Nasrid na hora designada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Você provavelmente deixará Alhambra por volta das 13/14h, e o indicado é ir descer a pé até a Praça Nova, passando por um lindo bosque. Coma algo leve, caso queira, e vá subindo bairro Albacín a pé, até o Mirador San Nicolás, de onde se tem lindas vistas de Alhambra. Lá perto está o Mirador de Morayma, que o local perfeito para um almoço saboroso e com uma vista inesquecível.

Imagem

Imagem

No restante do dia, ande um pouco mais pela cidade, e à noite faça mais um tour de tapas, aproveitando o ambiente vibrante e alegre da cidade.

Imagem

Conclusão

Granada é uma cidade com um centro histórico vibrante, lojas bonitas e ruas que proporcionam passeios deliciosos. Se não bastasse, Alhambra, a maior atração turística da Espanha está em Granada. Um lugar espetacular, que merece ser explorado com calma, dedicando-se tempo a passeios descompromissados pelas suas charmosas ruas.

Leia também: 4 guias de turismo que testamos e recomendamos na Espanha

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Espanha com apoio do Turismo da Espanha.

E você, conhece a cidade de Granada? Gostou? Como foi o seu roteiro? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jun 17, 2019 12:18 pm
Só Alhambra já justificaria incluir Granada no roteiro de viagem, mas a verdade é que a cidade é muito interessante, com passeios legais e muita vida.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 24, 2019 2:32 pm
Quanta coisa que eu não sabia! Espanha é um país encantador.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Abr 15, 2020 4:41 pm
Roteiro de 17 dias pela Espanha | Barcelona, Andaluzia e Madrid https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=66&t=18799" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Espanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio