É seguro viajar para Espanha? Entenda mais sobre o quadro do coronavírus e a reabertura do país

Troca de informações sobre destinos na Espanha.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Mai 14, 2020 1:45 pm
Imagem
Parque del Retiro, em Madrid.

A grande diferença da pandemia da COVID-19 para a de H1N1, em 2009, é o impacto social no dia a dia de cidadãos de todas as partes do mundo. Em 2009, apesar da doença ser extremamente séria e letal, não houve uma paralisação quase integral como vemos hoje, e um dos principais setores afetados com o coronavírus é o de turismo. Agora que todos estão se acostumando com as mudanças desse período difícil, acreditamos que seja uma boa hora para começar a olhar para o futuro.

Foi amplamente observado que regiões do mundo tiveram períodos de pico da doença diferentes. A Ásia e a Europa encararam as dificuldades da pandemia antes de nós, das Américas. A indicação absoluta neste momento é a de ficar em casa. Porém, é possível projetar que destinos asiáticos e europeus sejam normalizados antes do que os Estados Unidos, por exemplo. Entre os países em questão que já iniciaram o projeto de reabertura está a Espanha, um dos destinos mais amados pelos brasileiros e também um dos que mais sofreu com o coronavírus. Para te ajudar a programar a sua viagem pós-pandemia, vamos esclarecer os principais pontos sobre a reabertura turística do país.

Leia também:
- É seguro viajar para Portugal? Entenda mais sobre a pandemia de coronavírus e a reabertura do país
- É seguro viajar para França? Entenda mais sobre o quadro do coronavírus e a reabertura do país

Quando começaram os casos na Espanha?

O primeiro caso foi registrado oficialmente no dia 31 de janeiro de 2020. As primeiras aparições de infectados com a COVID-19 foram em turistas que passavam as férias na Espanha. Em meados de fevereiro, já haviam casos em espanhóis e transmitidos de forma comunitária.

O panorama do coronavírus na Espanha

O melhor meio para consultar os dados oficiais é no portal do Ministério da Saúde da Espanha. Você pode conferir clicando aqui a aba do site dedicada estritamente ao quadro da doença no país, com números atualizados.

No momento do fechamento desta matéria (13/05), os números oficiais são de 228.030 casos e 26.920 mortes acumuladas (números totais desde o início da pandemia). A Espanha é o quinto país com maior número de mortes.

O governo federal decretou quarentena obrigatória (lockdown) no país no dia 15 de março.

O início da retomada na Espanha

No dia 11 de maio, o governo espanhol começou o plano de reabertura gradual do país. A chamada fase 1 será válida para metade do país por 14 dias. A outra metade deverá esperar a fase 2, que só vai ser implementada caso o monitoramento dos resultados deste primeiro momento de reabertura seja positivo. Clique aqui para consultar na íntegra a lista oficial de regiões que entram ou não na fase 1 (páginas 18-20).

Imagem

Entre os países europeus que anunciaram o processo de reabertura gradual, pode-se dizer que a Espanha foi a mais criticada interna e externamente, por que o número diário de mortes no país ainda é alto.

Clicando aqui você pode conferir o guia oficial da fase 1 na íntegra, publicado em 9 de maio. As principais medidas do primeiro passo da reabertura são:

- A circulação nas ruas deve respeitar o limite mínimo de dois metros de distância entre pessoas. Não é permitido juntar grupos com mais de 10 pessoas;

- Velório pode ser feitos com um limite máximo de 15 pessoas em espaços abertos ou 10 pessoas em espaços fechados;

- Podem abrir comércios não-essenciais com área igual ou inferior a 400 metros quadrados. Todos estes devem respeitar as seguintes regras: usar apenas até 30% da ocupação total e oferecer horário preferencial para idosos;

- Restaurantes com área ao ar livre podem abrir com limite máximo de 50% de ocupação;

- Museus podem abrir com limite máximo de 30% de ocupação;

- Hotéis podem abrir. Mas está proibido o acesso a piscinas, spas, academias, kids club, boates, lounges e demais espaços que não são essenciais para hospedagem.

As fronteiras da Espanha estão abertas?

Estão fechadas. Em meados de março, a União Europeia fechou suas fronteiras para conter o avanço do coronavírus. A medida foi válida para os 27 países da União Europeia e mais 4 que fazem parte da zona Schengen. Até o momento, não há certeza sobre a data de reabertura. O receio é que viajantes de outros países possam viajar contaminados e espalhar novamente o vírus, causando uma nova onda de contaminação.

Atualização (27/05): O primeiro-ministro espanhol anunciou a reabertura das fronteiras para turistas internacionais a partir de junho.

Os países da União Europeia são:
- Bélgica;
- Bulgária;
- Chipre;
- Dinamarca;
- Alemanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Itália;
- Croácia;
- Letônia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Países Baixos;
- Áustria;
- Polônia;
- Portugal;
- Romênia;
- Eslovênia;
- Eslováquia;
- Espanha;
- República Tcheca;
- Suécia.

O Reino Unido não faz mais parte da União Europeia.

A Air Europa continua com os voos de/para o Brasil?

No momento, todos os voos estão suspensos, e a retomada começará em 15 de julho:
- De São Paulo para Madrid;
- De Salvador para Madrid;
- De Recife para Madrid;
- De Fortaleza para Madrid.

Ainda não temos informações atualizadas dos voos da Iberia.

Existe previsão de abertura para o turismo de lazer?

Ainda não. As fronteiras da Espanha permanecem fechadas. É preciso primeiramente observar se o controverso processo de reabertura vai obter sucesso para depois pensar em viajar para a Espanha. Especialistas afirmam que a chance de a Espanha enfrentar uma segunda onda de infecção é alta.

Viagens de lazer, provavelmente, só vão poder acontecer no segundo semestre. Inclusive, a Espanha já adotou uma medida de exigir quarentena obrigatória de 14 dias para quem entra no país.

Atualização (27/05): O primeiro-ministro espanhol anunciou a reabertura das fronteiras para turistas internacionais a partir de julho.

Matérias do FDV sobre a Espanha

- Barcelona ou Madrid?

- 6 coisas que você precisa saber antes de viajar de trem na Espanha

- 7 atrações imperdíveis na Andaluzia

- 10 passeios imperdíveis em Barcelona

- 10 atrações que você precisa conhecer em Madrid

Boa viagem - em breve!

E você, está com planos de viajar para Espanha em 2020? Ou preferiu deixar para 2021? Qual será o seu roteiro de viagem? Conte para nós os seus planos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mai 14, 2020 1:48 pm
Adoro a Espanha! Foram fortemente atingidos, mas vão superar.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Mai 26, 2020 10:07 am
Fronteiras devem reabrir em julho...

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Mai 28, 2020 11:53 am
De acordo com Oscar Almendros, Diretor do Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil, o governo espanhol anunciou a reabertura para 1º de julho e, para isso, iniciou em 28 de abril um plano para a nova normalidade, que prevê a transição das províncias para diferentes níveis conforme o cumprimento das medidas estabelecidas. O plano, porém, será assimétrico, já que alguns locais, como algumas das Ilhas Canárias e Baleares, por exemplo, o iniciaram mais cedo. Já as cidades que provavelmente reabrirão por último são as mais afetadas pela pandemia, como Valencia, Madri e Barcelona, que só devem passar por todas as fases no final de junho.

Na fase 1 foram abertas praias e na 2 restaurantes e bares, mas tudo com regras de distanciamento. Barcelona é um dos destinos que tem feito um bom trabalho. A avenida Passeig de Gràcia, por exemplo, foi fechada para carros para as pessoas poderem caminhar com segurança.

“O governo acha muito importante a reabertura do turismo porque é um motor econômico significativo, e eu acredito que tudo ficará pronto até 1º de julho, sim. O governo quer isso e está totalmente focado no combate a um novo surto, em colaboração com a União Europeia”, explica Almendros.

Até por isso os primeiros turistas a chegar provavelmente serão os do Espaço Schengen, a não ser que o cenário mundial seja ótimo e permita que não haja restrições a nenhuma nacionalidade. Porém vale lembrar que para a abertura das fronteiras foram feitas recomendações severas, inclusive critérios epidemiológicos. Tudo será coordenado em conformidade com o nível de óbitos, a contenção ao risco e ao isolamento que cada país registrar.

“Os países da Europa começaram e estão encerrando a pandemia paralelamente. Já o Brasil é uma incerteza. Não chegou ainda ao pico. O porta-voz do Ministério da Saúde da Espanha vai comprovar a contenção em cada país e o controle da doença. Depende de o Brasil ficar pronto para poderem retomar os voos, pois é necessário barrar a importação do contágio. Tem que haver reciprocidade nos esforços”, conclui ele. Ou seja, impossível saber se os brasileiros poderão viajar já em julho. Almendros espera que sim.

Por enquanto a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias após a chegada está em discussão, pois o setor turístico depende dos visitantes, e a princípio a quarentena acaba em 7 de junho, juntamente com a derrubada do estado de alarme, mas análises de risco bilaterais continuarão sendo feitas.

Para Almendros, o melhor é que haja um controle na origem. “Madri falou com a OMT (Organização Mundial do Turismo) para implantar um passaporte de saúde em colaboração com companhias aéreas, com testes e medição de temperatura, para autorizar ou não a viagem. Seria a melhor alternativa”, diz ele.





Booking.com

Voltar para “Espanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio