Como é voar na Classe Econômica do Boeing 787 Dreamliner da Royal Air Maroc

Avaliações de voos realizados na Royal Air Maroc.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Dez 17, 2017 11:10 am
Imagem

A Royal Air Maroc é uma companhia aérea do governo do Marrocos, que está aos poucos expandindo suas operações no Brasil. Hoje em dia ela opera voos diretos desde São Paulo e Rio de Janeiro até Casablanca, no Marrocos, utilizando modernas aeronaves Boeing 787 Dreamliner nos voos saindo de SP.

Um problema ainda enfrentado pela Royal Air Maroc é a ausência de codeshare com uma empresa brasileira, o que impossibilita emitir, no mesmo bilhete, passagens com origem em outras cidades que não São Paulo e Rio de Janeiro. Para quem mora fora destes centros urbanos isso pode se tornar uma grande dor de cabeça, na medida em que atrasos nos voos internos acarretariam no-show do trecho internacional. Por outro lado, a RAM compensa estas dificuldades com preços extremamente competitivos, tanto para destinos no Marrocos, como também na Europa.

Nós retornamos do Marrocos na Classe Econômica da Royal Air Maroc e vamos dividir com vocês como foi nossa experiência. A aeronave é nova, sendo um dos mais recentes lançamentos da Boeing, o que resulta em um ambiente mais silencioso, cadeiras confortáveis e itens exclusivos, como o sistema que escurece as janelas do avião, sem a necessidade da persiana manual.

O check-in foi realizado em Casablanca, sendo que tivemos que fazer os procedimentos iniciais no totem eletrônico, e somente então nos dirigir para o balcão para despachar as malas. Tendo em vista o grande número de totens e de guichês de atendimento, todo o processo foi rápido. O embarque foi feito de acordo com a separação por grupos, mas todo o procedimento foi bem organizado e iniciado com antecedência suficiente para que tudo fosse concluído sem pressa.

Um ponto negativo da Classe Econômica da Royal Air Maroc é a disposição 3-3-3 dos assentos, ou seja, quem viaja na janela necessariamente terá que incomodar dois passageiros ao lado sempre que quiser levantar. Por isso, diferente do que ocorre em outras aeronaves, a fileira central se torna uma opção mais interessante. As poltronas têm um bom espaço lateral e reclinavam pouco, como é comum nas Classes Econômicas.

Imagem

Imagem

O kit de amenidades é muito simples, formado apenas por um par de meias e uma máscara para os olhos. Outro ponto que pesa contra a Royal Air Maroc é o sistema de entretenimento, que não possuía nenhum filme dublado, e as legendas eram somente em árabe. E para piorar, o fone de ouvido é muito ruim, não permitindo ouvir os diálogos em inglês.

Imagem

Após a decolagem deram início ao almoço, cujas opções eram carne ou frango. Dentre as bebidas o viajante pode escolher água, sucos, refrigerante e até mesmo vinho branco ou tinto, que é servido em garrafinhas de 187ml.

Imagem

A comida não estava ótima, mas também não era ruim. O vinho era interessante e no geral a refeição cumpriu com o seu papel de apaziguar a fome durante o voo de 9 horas e 30 minutos até São Paulo. Pouco antes de pousarmos serviram um lanche e pouco tempo depois estávamos desembarcando no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos.

Conclusão

A Classe Econômica da Royal Air Maroc tem como destaque a ótima aeronave, o 787, mas no geral está abaixo de outras companhias aéreas que voam para o Marrocos, como Air France, KLM, Alitalia, Lufthansa e Turkish Airways, por exemplo.

Apesar de oferecer um péssimo sistema de entretenimento, isso é compensado por uma aeronave nova, bem mais silenciosa e moderna. Tendo em vista os preços promocionais praticados pela companhia aérea tanto para o Marrocos como também para a Europa, a Royal Air Maroc desponta como uma boa opção, desde que se consiga obter a passagem com bons preços.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para o Marrocos a convite da Royal Air Maroc e da Delegação de Turismo de Marrocos.

E você, já voou na Royal Air Maroc? Em qual classe de serviço? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Dez 18, 2017 12:58 pm
O avião é que faz a grande diferença. Mas o preço tem que ser bom para compensar o sistema de entretenimento ruim.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Dez 21, 2017 10:37 am
Econômica é sempre limitada, né? Isso do entretenimento realmente é algo péssimo.

Avatar do usuário
asnt70 Mensagens: 344
Sex Mar 02, 2018 11:53 pm
A tarifa ida/volta para quem compra com bastante antecedência gira em torno de quanto em alta temporada?

André Sant Ana
Ajudante Mensagens: 18088
Qui Abr 12, 2018 7:12 pm
Relato que recebemos da companhia aérea no WhatsApp:
já voei várias vezes. realmente algumas coisas são piores, mas se a diferença entre esse e uma cia aérea melhor for maior do q 7-10% eu voo de Royal de novo. aliás vou com eles na próxima.

o aeroporto de casablanca tem uma vibe de rodoviária mesmo. desorganizado, poucos restaurantes, wifi ruim. mas nada q atrapalhe muito.

os aviões são tranquilos, grandes, espaço normal pras pernas, parte interna um pouco mais largadinha. a equipe de bordo tmb é meio desorganizada, mas varia. boas opções de filmes. achei a comida boa! e como eles são menos organizados, rola de repetir se desenrolar! rs

não sei se é sorte, mas a maioria dos voos deles q fiz tinha assentos vazios pra se esticar.

fsorf9 Mensagens: 36
Ter Jul 10, 2018 1:05 pm
Olá.
Estou vendo passagens para Janeiro voltando de Portugal.
E a Royal Air Maroc está com um preço interessante no trajeto OPO-GIG.
Tenho duas dúvidas:
1-Dá pra marcar assento (na compra ou no check-in online/presencial) na RAM, em classe econômica? Pergunto pois vou em casal e essa configuração 3-3-3 não ajuda muito.
2-Esse voo tem conexão de apenas 1:10 em Casablanca. Apertadíssimo, eu sei. Mas se o voo OPO-CMN não atrasar é possível fazer essa conexão? Pelo que andei lendo o Aeroporto de Casablanca é pequeno e as conexões funcionam. Mas 1:10 é pouquíssimo tempo. Será que vale o risco?

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 10, 2018 1:21 pm
fsorf9, quando viajei com a Air Maroc consegui escolher o assento no momento do chek in presencial. Não sei se seria possível pelo site, antes do voo, mas vale a pena tentar. E veja também no telefone deles, pois explicando a situação é possível que deixem os assentos marcados.

A conexão é mesmo muito curta. Para dar certo você terá de sair voando do avião, pois logo depois tem um ponto de checagem com raio x. Se você não for um dos primeiros, provavelmente perderá a conexão.

Depois ainda tem um novo posto de checagem, mas com fila bem mais rápida.

E como você mencionou, o aeroporto não é grande, o que facilita a locomoção interna.

De qualquer forma, se perder a conexão por falta de tempo, a Cia terá que te realocar em outro voo. Mas é bom lembrar que talvez suas malas embarquem, e você fique para trás, por isso leve um conjunto de roupas na mala de mão.

fsorf9 Mensagens: 36
Ter Jul 10, 2018 1:52 pm
Muito obrigado Hugomarcio.
Bem esclarecedora sua resposta.
Vou ver pelo telefone deles, bem lembrado.
Essas promoções e as conexões curtas rsrs, tentações com risco

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jul 10, 2018 2:04 pm
fsorf9, disponha.

Depois nos conte se conseguiu marcar os assentos pelo telefone. E tente cadeiras o mais na frente possível.

fsorf9 Mensagens: 36
Qui Jul 12, 2018 3:52 pm
Conto sim, pode deixar.





Booking.com

Voltar para “Avaliações da Royal Air Maroc”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio