Página 1 de 1 [ 7 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 20, 2017 9:13 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18499
Administrador
Imagem

A Royal Air Maroc é uma companhia aérea do governo do Marrocos, que está aos poucos expandindo suas operações no Brasil. Hoje em dia ela opera voos diretos desde São Paulo e Rio de Janeiro até Casablanca, no Marrocos, utilizando modernas aeronaves Boeing 787 Dreamliner nos voos saindo de SP.

Um problema ainda enfrentado pela Royal Air Maroc é a ausência de codeshare com uma empresa brasileira, o que impossibilita emitir, no mesmo bilhete, passagens com origem em outras cidades que não São Paulo e Rio de Janeiro. Para quem mora fora destes centros urbanos isso pode se tornar uma grande dor de cabeça, na medida em que atrasos nos voos internos acarretariam no-show do trecho internacional. Por outro lado, a RAM compensa estas dificuldades com preços extremamente competitivos, tanto para destinos no Marrocos, como também na Europa.

Nós viajamos ao Marrocos na Classe Executiva da Royal Air Maroc e vamos dividir com vocês como foi nossa experiência. A aeronave é nova, sendo um dos mais recentes lançamentos da Boeing, o que resulta em um ambiente mais silencioso, cadeiras confortáveis e itens exclusivos, como o sistema que escurece as janelas do avião, sem a necessidade da persiana manual.

O check-in foi realizado no Aeroporto de Guarulhos de forma rápida, através da fila prioritária, exclusiva para passageiros da Classe Executiva. Um detalhe importante é que os voos utilizam o Terminal 2, cujo acesso é feito ao lado da entrada dos voos nacionais.

Já dentro da área segura, por estarmos viajando na Business Class, pudemos utilizar o GOL Premium Lounge, que foi inaugurado recentemente e oferece um bom espaço, ótima disponibilidade de pratos quentes e frios, além de um bar com as bebidas.

O embarque prioritário foi feito de forma calma, ordenada, e em poucos minutos estávamos em nossos assentos. Um ponto negativo da Classe Executiva da Royal Air Maroc é a disposição 2-2-2, ou seja, quem viaja na janela necessariamente terá que incomodar o passageiro ao lado sempre que quiser levantar. Essa configuração é ultrapassada e a maioria das companhias aéreas adota o 1-2-1, que oferece mais espaço e todos os assentos com acesso direito ao corredor. Os assentos reclinam em 180º, oferecem um bom espaço lateral e são novos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Algo inusitado é que durante a viagem os homens não receberam kit de amenidades, sendo este um benefício exclusivo das mulheres. Outro ponto que pesa contra a Royal Air Maroc é o sistema de entretenimento, que não possuía nenhum filme dublado, e as legendas eram somente em árabe. E para piorar, o fone de ouvido é muito ruim, não permitindo ouvir os diálogos em inglês. São características que precisam ser revistas, pois não condizem com o nível de conforto que se espera de uma Classe Executiva.

Imagem

Imagem

Logo na chegada foi servido um suco de maçã de boa- vindas, que estava muito bom:
Imagem

Após a decolagem, os comissários serviram bebidas, e alguns minutos depois deram início ao jantar. O cardápio entregue é bem variado e com boas opções. Nós pedimos uma salada de entrada, filé com molho de champignons, legumes ao vapor e polenta de prato principal e brownie de sobremesa.

Imagem

Imagem

Imagem

Tudo estava saboroso e harmonizou muito bem com o vinho tinto francês que escolhemos. No entanto, é válido destacar que o serviço foi muito lento, fazendo com que o jantar se encerrasse quase duas horas após o início do voo. E considerando que saímos de São Paulo por volta de meia-noite, estávamos todos cansados e querendo dormir. Após a retirados os pratos, bastou reclinar o assento e descansar até a manhã seguinte.

Considerando que o voo tem 9 horas e 30 minutos de duração, e que as 2 primeiras horas foram dedicadas ao jantar, e o café da manhã foi servido 1 hora e 30 minutos antes do pouso, tivemos quase 6 horas de sono tranquilo.

Logo cedo começaram a servir o café da manhã, com pães, frutas, iogurte e omelete. A qualidade em geral é mediana, mas foi o suficiente para podermos nos preparar para o longo dia que tínhamos pela frente. Em termos gerais o atendimento foi educado, mas sem muita cordialidade, sendo que nenhum dos comissários falava português.

Imagem

Conclusão

Gostamos da Classe Executiva da Royal Air Maroc, mas temos que reconhecer que ela ainda tem muito o que melhorar. Melhorias no sistema de entretenimento e uma maior dedicação dos comissários tornaria o voo bem mais agradável.

Tendo em vista os preços promocionais praticados pela companhia aérea, e considerando que mesmo com alguns defeitos, a Classe Executiva da Royal Air Maroc ainda está anos luz à frente do que qualquer econômica, é uma opção que deve ser considerada pelo viajante.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para o Marrocos a convite da Royal Air Maroc e da Delegação de Turismo de Marrocos.

E você, já voou na Royal Air Maroc? Em qual classe de serviço? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Qua Dez 20, 2017 2:15 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 3565
Uma boa opção, caso se consiga um preço promocional. Mas com poucas mudanças essa classe executiva pode melhorar bastante.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Dez 21, 2017 11:35 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 38608
Eu odeio a configuração 2-2-2. Pelas fotos, senti um pouco de aperto. Fiquei chocado pelo fato de não haver amenity kit para os homens. Como assim? O fone de ouvido também é tosco. Assim, acaba valendo mais a pena voar com outra companhia aérea, como Air France, e combinar Paris com Marrocos na mesma viagem.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Dez 21, 2017 5:30 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 3565
Verdade Gabriel, a melhor estratégia é a RAM praticar preços abaixo dos concorrentes, para compensar as deficiências.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Dez 22, 2017 9:27 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 5642
Não gostei da configuração também! Mas com preço acho válido! Business é Business, né?

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Dez 28, 2017 2:44 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 1801
Os pratos pelas fotos parecem apetitosos... chocada com isso do amenity kit.

_________________
http://fdv.im/BeatrizSoares


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Jan 17, 2020 5:19 pm 
Mensagens: 15882
A Royal Air Maroc passará a fazer parte da Oneworld a partir de 1º de abril de 2020, tornando-se o primeiro membro pleno da aliança do continente africano. A entrada da companhia aérea segue um programa de implementação de 15 meses. A Royal Air Maroc Express também entrará como membro afiliado.

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como é voar na Classe Executiva do Boeing 777 da LATAM Airlines Brasil para a Europa

em Avaliações da LATAM Airlines

Última mensagem Sáb Ago 10, 2019 7:52 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

5

Como é viajar na Classe Econômica da Aeromexico no Boeing 787-8 Dreamliner

em Avaliações de voos

Última mensagem Seg Ago 19, 2019 11:58 am fctenorio Ver última mensagem

 

6

Como é voar na Classe Econômica Comfort do Boeing 777-200 da KLM

em Avaliações da KLM

Última mensagem Ter Dez 17, 2019 9:57 am GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Classe Executiva da Turkish Airlines de São Paulo para Istambul no Boeing 777-300ER

em Avaliações de voos

Última mensagem Qui Jan 30, 2020 7:43 pm Ajudante Ver última mensagem

 

3

Classe Executiva da Emirates Airline de Dubai para Maldivas no Boeing 777-300ER

em Avaliações da Emirates Airline

Última mensagem Qua Out 09, 2019 6:56 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

3

 


Booking.com




Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante