Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes começa 18/9 em formato híbrido

Troca de informações sobre Tiradentes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qui Set 16, 2021 9:59 am
Imagem

O maior e mais tradicional evento de gastronomia do Brasil, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, acontecerá de 18 a 26 de setembro. O evento será em formato híbrido, ou seja, contará com ações presenciais na cidade mineira e com programação on-line através da Plataforma Fartura. Há várias atrações confirmadas: 13 grandes chefs preparando jantares, sete produtores na Mercearia Fartura presencial e 18 no e-commerce, 36 cursos virtuais, 32 shows musicais online e também lives.

Entenda mais abaixo como será o funcionamento das atrações e um pouco mais sobre a programação.

Festins

Os festins são os jantares criados a quatro mãos onde os chefs anfitriões de cada restaurante criam junto aos convidados pratos exclusivos para o Festival. Este ano, eles acontecem com vagas limitadas em seis restaurantes de Tiradentes: Mia, UaiThai, Ora, Pacco & Bacco, Gourmeco e Tragaluz. Apesar disso, todos os restaurantes da cidade estão convidados a criarem pratos exclusivos para o evento.

Os festins acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro e as duplas, escolhidas pelas curadoras Morena Leite e Carolina Daher foram:
-Matheus Paratella (Tragaluz) e Bel Coelho (Clandestino – São Paulo – SP);
-Rafael Pires (Mia) e Roberta Ciasca (Miam Miam - Rio de Janeiro, RJ);
-Ricardo Martins (Uaithai) e Paulo Shin (Komah - São Paulo, SP);
-Felipe Oliveira (Ora) e Jorge Ferreira (Olivia - Belo Horizonte, MG);
-Juliana Ferreira (Gourmeco) e Bruna Martins (Birosca - Belo Horizonte, MG);
-Gustavo Baccarini (Pacco & Bacco), Katia Barbosa (Aconchego Carioca - Rio de Janeiro, RJ) e Ronie Peterson (SENAC).

Mercearia Fartura

A Mercearia Fartura será virtual, contando com 18 produtores que irão aceitar encomendas de todo o Brasil e também presencial no Largo das Forras, de 17 a 19 e de 24 a 26 de setembro.

O destaque será para os produtores da Serra da Mantiqueira, onde foi realizada uma expedição recente que visitou seis produtores de café, pé-de-moleque, azeite, geleia, queijo e mel. Os seis restaurantes participantes dos festins irão criar pratos com esses produtos.

Assim, tanto na Mercearia, quanto nos restaurantes, os clientes poderão acessar a partir de um QR Code um vídeo que mostra a origem de cada ingrediente, passando pela cozinha do chef até a mesa.

Também estarão disponíveis produtos do projeto Origem Minas.

Cursos Gastronômicos

Haverá aulas com a chef Mariana Gontijo ensinando a fazer Comida de Reinado, enquanto André Pagannini apresentará comida de buteco. Já os segredos do tropeiro perfeito serão revelados pelo chef João Lombardi, enquanto Flávio Trombino irá preparar sua caponata de jiló e Vanessa Vicente uma bela torta de maçã.

O público também poderá conferir diversas palestras com temas e profissionais diversos, como “Cozinha Afetiva - A gastronomia como ferramenta de reaproximação”, com Bruno de Oliveira “Bolinho de Porco com Pão de Queijo” e “Feijão de Capitão”, com Adriano Vilhena; “Cobu, tradição e possibilidades”, com Renato Lobato; “Língua com Quiabo da Lapa – Técnicas e sabores de quintal”, com Luciano Avelar; “Bolos Artísticos – Desafios do sabor regional”, com Djenane de Souza Guimarães e muito mais.

Dica culinárias

Na seção online “Dica do Chef” terá vários vídeos com dicas culinárias de profissionais que sabem tudo sobre cozinha e gastronomia.

Atrações culturais

Mais de 30 shows e apresentações teatrais selecionadas pelo curador Pedro Crivellari estarão disponíveis na Plataforma Fartura.

Entre elas estão: Mestrinho, sanfoneiro que compõe a banda de Gilberto Gil; Duo Mitre – das irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão); a flautista e compositora Marcela Nunes; Daniel Souza e seu quarteto, entre outros.

Redes Sociais

Além da Plataforma Fartura, você também pode acompanhar mais sobre o evento pelo YouTube e pelo Instagram.

Matérias do FDV sobre Tiradentes

:arrow: Tiradentes: 10 dicas para a sua viagem

:arrow: Guia de Tiradentes | Dicas e informações para a sua viagem ser ainda melhor

:arrow: Tiradentes: a cidade mais aconchegante do interior de Minas Gerais

:arrow: 7 incríveis atrações em Tiradentes

:arrow: Compras em Tiradentes | O que comprar e onde ir

:arrow: Onde comer em Tiradentes: 6 restaurantes imperdíveis

:arrow: Onde se hospedar em Tiradentes: Pousada Aromas da Montanha

:arrow: Semana Criativa de Tiradentes | Arquitetura, arte e artesanato no mesmo lugar

Boa diversão!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Tiradentes”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio