Tiradentes: a cidade mais aconchegante do interior de Minas Gerais

Troca de informações sobre Tiradentes.
manucaldas Mensagens: 1403
Dom Out 22, 2017 7:42 pm
Imagem

As cidades mineiras carregam uma grande parte da história brasileira. O dentista Tiradentes é um herói nacional e tem uma pequena cidade nomeada em homenagem a ele. A cidade, que fica no interior de Minas Gerais, ganhou o título de Patrimônio Histórico Nacional por ser um dos centros históricos de arte barroca mais bem preservados do Brasil. A cada ano que passa, mais turistas procuram Tiradentes como destino, e cada vez mais a cidade se adapta para receber pessoas do Brasil inteiro. Tiradentes é uma cidade linda, aconchegante e com muita história. É uma ótima opção para casais ou para toda a família, que querem comer muito bem, aproveitar as paisagens e os monumentos históricos.

O que fazer em Tiradentes?

Igreja Matriz de Santo Antônio

Um dos principais pontos turísticos de Tiradentes. É a segunda maior igreja de ouro do Brasil e um dos maiores nomes da arquitetura barroca. O Chafariz de São José, que fica na mesma praça, também é um dos principais marcos da cidade. Apesar da Matriz de Santo Antônio ser o ponto central de Tiradentes, também há diversas outras capelas, como Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora do Rosário e São João Evangelista. Independente da religião do visitante, as igrejas são monumentos históricos e exemplos da arquitetura da região.

Maria-Fumaça

A Estrada de Ferro-Oeste de Minas foi fundada por Dom Pedro II e funciona até hoje. O trem a vapor é popularmente conhecido como Maria-Fumaça, e faz o trajeto de Tiradentes até São João del-Rei. É um passeio imperdível! Mesmo que não for para viajar na Maria-Fumaça, conhecer a estação, o trem em si e os trilhos vale muito a pena.

Centro Histórico

O coração de Tiradentes. Ao redor da praça e nas ruelas de pedras, encontra-se restaurantes e bares tradicionais, lojas de artesanato, pousadas, lojas de doces mineiros e belas casas no estilo colonial. Também há passeios de charrete disponíveis na praça. Estacionar o carro e sair andando por aí para desvendar o que Tiradentes oferece é o melhor jeito de conhecer a cidade. É o ponto mais animado de Tiradentes, tanto de dia, como de noite, quando se encontra bares com música ao vivo.

Artesanato

Tiradentes é um ótimo destino para quem quer fazer compras de decoração. Muitos visitantes, inclusive, vão à cidade só com esse propósito! Há inúmeras lojas de artesanato, tanto de móveis de madeira até de pequenos itens decorativos. Os produtos de madeira artesanalmente feitos são belíssimos e têm um preço imperdível. A maioria das lojas oferece frete dos móveis para a sua cidade. A Rua Direita é um dos mais famosos pontos de lojas de artesanato da região, mas elas também estão espalhadas por toda a cidade.

Tour de Jardineira

A jardineira é um veículo de 1935 que parece com um bondinho, só que sob quatro rodas. O passeio é um tour exclusivamente noturno por Tiradentes. Se você gostar de conhecer o seu destino de uma forma mais tradicional, com a explicação de um guia durante todo o percurso, é uma boa opção - ainda mais na jardineira, que é um diferencial divertido e a cara da cidade! O percurso do tour não passa por nenhum lugar que você não possa conhecer por conta própria. Então, se esse não é o seu perfil turístico, pule esse passeio.

Bichinho

O distrito de Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, fica a apenas sete quilômetros de Tiradentes e é um passeio imperdível. O lugar é absolutamente adorável e tem uma das maiores concentrações de lojas de artesanato de Minas Gerais: móveis, tapetes, quadros, fuxico, esculturas, bordados e vitrais colorem as ruas de Bichinho. Mesmo que comprar não seja o objetivo da sua viagem, a ida à Bichinho é quase obrigatória, mesmo que apenas para apreciar as artes e apurar o gosto. Uma atração divertida é a Casa Torta, que é, literalmente, uma casa que é torta, e tem como proposta resgatar a inocência e criatividade da infância com elementos teatrais.

Ecoturismo

Cavalgadas, trilhas e caminhadas ainda são pouco exploradas por lá, mas definitivamente são um ótimo passeio para quem gosta de aventura.

Onde comer em Tiradentes?

Pau de Angu

Um dos restaurantes mais conhecidos do interior de Minas, no caminho de Tiradentes para Bichinho. A deliciosa comida tradicional mineira feita em forno a lenha, porções grandes e preço justo. Parada obrigatória!

Virada’s do Largo - Restaurante da Beth

Mais uma opção de comida tradicional mineira, no centro de Tiradentes. Preços um pouco mais elevados que os outros restaurantes da região.

Atrás da Matriz

Localizado atrás da Matriz de Santo Antônio, tem bacalhau como carro-chefe em um ambiente aconchegante. Apesar do cardápio fugir do tradicional mineiro, com massas e carnes, é um restaurante muito conhecido em Tiradentes.

Tragaluz

O tradicional mineiro, porém mais chique. Gastronomia refinada servida à luz de velas, mas sem perder a cultura local. Preços mais elevados e ambiente romântico.

Noi Tre Pizzaria

Ótima opção para quem quer dar uma pausa na comida mineira, principalmente no jantar. Ambiente rústico simpático e ótimas pizzas de massa fina e caldos para as noites frias.

Angatu

O restaurante mais exclusivo de Tiradentes. O cardápio oferece ingredientes brasileiros de forma refinada. O ambiente é romântico e tem a cozinha aberta. Preços são condizentes à proposta do restaurante, portanto, são elevados.

Na Venda Pão de Queijaria

O pão de queijo é um dos protagonistas da culinária mineira. O Na Venda serve um hambúrguer que tem pão de queijo no lugar do pão tradicional! Diferente, delicioso e imperdível. Ótimo para jantar ou lanchar.

Chico Doceiro

Os doces mineiros mais famosos de Tiradentes. Chico é um personagem da cidade, junto com seus produtos. Comer o famoso cone de doce de leite de lanche ou de sobremesa é indispensável!

Onde se hospedar em Tiradentes?

Tiradentes está cada vez mais turística. A cidade oferece pousadas para todos os bolsos, das mais simples até opções mais luxuosas. Muitas pousadas estão localizadas no centro de Tiradentes, sendo uma ótima opção para quem prefere passear a pé. Há muitas opções ótimas mais afastadas também, mas saiba que, dessa forma, será preciso estar sempre carro para conhecer a cidade.

Vale a pena alugar um carro?

Se você tiver interesse em apenas conhecer o centro histórico de Tiradentes, se hospede em uma pousada da região e faça os passeios a pé dentro dessa área. Saiba que Tiradentes é uma cidade com ruas de pedra e muitas ladeiras. Se tiver disposição, o carro é dispensável. Para conhecer locais mais distantes, ir em restaurantes legais mais isolados, conhecer Bichinho, a Maria-Fumaça e outras atrações afastadas do centro, o carro é essencial. Há um ponto de táxi no centro de Tiradentes que pode te levar até esses locais. Na volta, você provavelmente irá precisar combinar um horário com o taxista. É possível, mas não é prático, por isso recomendamos ir de carro ou alugar um carro.

Leia também:
- Inhotim: atração de excelência do Brasil para o mundo
- 10 atrações para você conhecer em Belo Horizonte e seus arredores

Planeje sua viagem para Tiradentes

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Vale a pena viajar para Tiradentes?

Tiradentes é, com certeza, uma cidade no Brasil que todos deveriam conhecer. A hospitalidade mineira, as ruelas apaixonantes e a deliciosa gastronomia fazem de Tiradentes um ótimo destino para casais ou para a família toda. A cidade do interior mineiro tem o ar do campo e ao mesmo tempo tem muitas atividades de dia e de noite. Uma excelente opção de destino para descansar e aproveitar em feriados na medida certa.

Boa viagem!

E você, conhece Tiradentes? O que mais gostou? O que recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Out 23, 2017 8:42 am
Fui para lá na época de escola, em uma viagem. Não me lembro de quase nada, mas todos que vão gostam. Adorei as dicas!

soares Mensagens: 504
Seg Out 23, 2017 9:05 am
E ainda tem a Mostra de Cinema, geralmente em janeiro. Evento imperdível, mas a cidade fica lotada.
Tem também o Festival de Cultura e Gastronomia (em agosto) para os apaixonados por gastronomia.
Vale a pena uma visita.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Out 23, 2017 10:36 am
Passei um dia em Tiradentes há mais de 20 anos atrás, tenho que voltar para relembrar e quem sabe agora ficar alguns dias para aproveitar bem.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Out 23, 2017 11:26 am
A cidade é incrível. Muita coisa para fazer, mas um dos programas que mais gosto é simplesmente andar sem rumo pelo centro histórico.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Out 23, 2017 12:37 pm
Eu amo a cultura mineira e Tirandentes tem um pedacinho do meu coração <3 Fui em um feriado esse ano após muitos anos sem ir e me surpreendi. Pra uma cidade de interior, Tiradentes se atualizou muito! Restaurantes, comércio, hotelaria, lazer.. Há muitas opções boas

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Out 23, 2017 12:46 pm
Fui a Tiradentes quando eu era muito pequena e não tenho lembranças! Preciso voltar urgentemente. Pelo que vejo lembra muito o estilo de Paraty!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Out 23, 2017 4:38 pm
Juliana, Tiradentes realmente lembra um pouco Paraty. O Centro histórico não chega a ser fechado para os carros, como é em Paraty, mas o clima bucólico e o charme são os mesmos.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Out 23, 2017 4:54 pm
Exatamente isso, Hugo! clima bucólico, muito charme, ruas de paralelepípedo, igrejas...

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Fev 19, 2018 9:30 am
Pousada Aromas da Montanha | Uma das melhores opções de hospedagem em Tiradentes/MG https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=661&t=15393" onclick="window.open(this.href);return false;

Guia de Tiradentes | Dicas e informações para a sua viagem ser ainda melhor https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=661&t=15557" onclick="window.open(this.href);return false;

Onde comer em Tiradentes: 6 restaurantes imperdíveis https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=661&t=15494" onclick="window.open(this.href);return false;

7 incríveis atrações em Tiradentes https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=661&t=15412" onclick="window.open(this.href);return false;

Compras em Tiradentes | O que comprar e onde ir https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=661&t=15511" onclick="window.open(this.href);return false;

Semana Criativa de Tiradentes | Arquitetura, arte e artesanato no mesmo lugar https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=661&t=15395" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Tiradentes”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio