Compras em Tiradentes | O que comprar e onde ir

Troca de informações sobre Tiradentes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19843 Administrador
Ter Jan 23, 2018 8:26 am
Imagem

Tiradentes é uma cidade do interior de Minas Gerais, localizada a 200 quilômetros de Belo Horizonte e 450 quilômetros do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, o destino vem se destacando como um importante polo de compras. Andando pelas ruas você encontrará uma grande variedade de produtos, mas os itens mais diferenciados e procurados são os móveis, adornos, obras de arte e alimentos típicos.

A seguir, iremos passar para vocês algumas dicas de compras que podem e devem ser feitas nesta encantadora cidade mineira.

1. Móveis de demolição e adornos

Se você está precisando de móveis de madeira de demolição, como uma mesa ou banco, irá encontrar ótimas opções em Tiradentes, por preços inferiores àqueles praticados pelas lojas de primeira linha dos grandes centros. Inclusive, não precisa nem mesmo se preocupar com o transporte, pois as lojas já estão acostumadas a atender pessoas de todo o Brasil, e exatamente por isso remetem os itens através de transportadoras diretamente para a casa dos clientes.

Importante é apenas ter em mãos as dimensões dos espaços, pois mesmo que não encontre algo já pronto, é possível fazer encomendas em tamanhos especiais. Os adornos, por sua vez, têm uma proposta mais rústica, sendo que vários deles são produzidos por artesãos locais.

É necessário destacar que em determinadas lojas mais simples, alguns itens não são de artesanato, mas sim industrializados, o que fica evidenciado em face da qualidade inferior e aspecto mais comum. Por isso, fique atento na hora da compra, de forma que você adquira exatamente aquilo que está procurando.

Onde comprar: são várias lojas espalhadas pela cidade, mas você terá uma grande variedade na Rua Direita, localizada no centro da cidade, na Av. Governador Israel Pinheiro, que é a avenida que faz a ligação da rodovia com a região central, e também no distrito de Bichinho, que está a apenas 5 quilômetros de Tiradentes. A Oficina de Agosto, em Bichinho, é conhecida nacionalmente e oferece itens de grande beleza.

Imagem

Outros locais que merecem a visita é o Empório Patrícia Barbosa (Rua Resende Costa nº. 48), com muitos adornos e móveis, e o Atelier Romer Resende (em frente ao Chafariz de São José), que se destaca pelas miniaturas de casinhas mais perfeitas da região.

Imagem

Imagem

Imagem

2. Obras de arte

É impressionante como uma cidade pequena como Tiradentes reúne um grupo de ateliês de tanta qualidade. São quadros, cerâmicas, joias e esculturas que encantam pela beleza e se destacam pela exclusividade. Muitas das obras que você vê por lá, já foram apreciadas em galerias de Paris, Nova York e diversos outros locais do mundo.

Um dos grandes diferenciais dos ateliês de Tiradentes, frente às galerias de arte das grandes cidades, é que muitas vezes você tem a oportunidade de conversar diretamente com o artista, trocar ideias, discutir qual a melhor opção para o seu espaço. Com o objetivo de facilitar a vida dos viajantes, os 14 principais artistas de Tiradentes criaram a Rota dos Ateliês, através da qual se pode visualizar a localização de cada estabelecimento e o melhor caminho para se chegar lá. Existem outros artistas que não estão nessa rota, por isso fique atento durante as suas caminhadas, pois novos lugares e experiências podem surgir de onde menos se espera.

Imagem

No que se refere aos preços, vale ressaltar que os ateliers trabalham apenas com obras de arte únicas e exclusivas, e por isso mesmo os preços são compatíveis com a qualidade recebida. Tais objetos, no entanto, devem ser vistos como verdadeiros investimentos, pois um quadro de um grande artista tende a se valorizar no decorrer dos anos.

Onde comprar: qualquer das lojas da Rota dos Ateliês é uma boa opção de compra. Nós estivemos no Atelier Sérgio Ramos, próximo à Matriz de Santo Antônio, e nos encantamos com tudo que vimos, além de termos sido atendidos pelo próprio Sérgio.

Imagem

Imagem

Imagem

Outros lugares, como a Fundação Oscar Araripe, mesmo estando fora da rota, merecem ser visitados, pois reúnem muitas obras lindas e diferenciadas.

3. Itens da culinária mineira

Os produtos típicos mineiros são uma tentação, principalmente os queijos e doces, que são deliciosos e fáceis de levar na mala. Em Tiradentes você verá lojas com muitos produtos, sendo até mesmo difícil escolher qual comprar. Exatamente por isso os melhores estabelecimentos fazem degustações, para que você prove e decida qual é o melhor para o seu paladar.

Onde comprar: são diversas lojas, tanto em Tiradentes como em Bichinho, mas um local que visitamos e podemos indicar de olhos fechados é a loja Ouro Canastra, especializada em queijos e produtos mineiros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esteja preparado para uma verdadeira aula sobre os diferentes queijos locais e de outros estados. Tudo devidamente acompanhado por uma agradável degustação, o que demonstra a confiança dos proprietários na qualidade dos seus produtos. Sem medo de errar, podemos afirmar que lá tivemos a oportunidade de conhecer alguns queijos artesanais que são tão, ou até mais saborosos, do que alguns clássicos franceses. Tanto é assim, que não é incomum encontrar opções de queijos que não apenas concorreram, como venceram competições realizadas na Europa e em outros países.

A Ouro Canastra está localizada em uma galeria chamada Rampa das Flores, cujo acesso é feito logo nos primeiros metros da Rua Direita.

Planeje sua viagem para Tiradentes

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

Como vimos, Tiradentes também se destaca quando o assunto é compras, mas o principal foco da cidade são itens únicos e de elevada qualidade. E nem por isso são caros, pois alguns itens, mesmo de excelente qualidade, possuem preços tentadores.

Fato é que as obras de arte, os móveis de madeira de demolição, o artesanato, queijos especiais, dentre outros, são fruto de uma constante busca pela qualidade de excelência. E quem quiser levar um pedacinho de Tiradentes na mala, certamente não irá se arrepender.

Boas compras!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, fez compras em Tiradentes? Gostou das lojas? E dos preços? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Ter Jan 23, 2018 10:30 am
Os produtos de decoração em madeira têm um custo benefício incrível, vale muito a pena!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jan 23, 2018 4:21 pm
Verdade manucaldas. Quando estive lá comprei um banco e uma bandeja, ambos de madeira de demolição, pagando uma fração do preço que pagaria em Belo Horizonte.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Dez 26, 2018 11:31 am
Com certeza, eu me focaria nos itens da culinária mineira.





Booking.com

Voltar para “Tiradentes”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio