Tiradentes: 10 dicas para a sua viagem

Troca de informações sobre Tiradentes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jan 14, 2020 6:13 pm
Imagem

Andar por entre o chão de pés de moleque, admirando o casario colonial, de olho nas igrejas barrocas, escolhendo museus para entrar, absorvendo uma cidade que foi construída, basicamente, no século XVIII, e pouco alterada desde então, é voltar ao nosso passado, ao Brasil colonial. Tiradentes é um destino riquíssimo, que vem crescendo e desenvolvendo toda a sua infraestrutura turística. Selecionamos 10 dicas para a sua estadia nessa acolhedora cidade mineira.

Leia também: Onde comer em Tiradentes | 6 restaurantes imperdíveis

1) Escolha a melhor época para ir

Tiradentes fica só a 190 quilômetros de Belo Horizonte e tem uma extensa agenda de festivais e eventos. Assim, a cidade fica bem cheia em determinados períodos e aos fins de semana e feriados, especialmente os religiosos. A época de maior chuva na região é o verão, com dezembro e janeiro com as maiores precipitações. Para quem gosta de friozinho, o inverno tem médias de 20° a 24° graus ao longo do dia e máximas de 11° no período noturno.

2) Fique pelo menos quatro noites

A cidade é cheia de entretenimento. São museus, passeios e restaurantes, que vão encher a agenda do viajante por pelo menos três dias. Se estiver procurando um roteiro mais calmo, além de curtir a hospedagem, o ideal é incluir um dia a mais.

3) Esqueça o carro

Os principais passeios estão no centro histórico de Tiradentes, que é bastante fácil de ser explorado a pé. A dica é ir com sapatos muito confortáveis - nada de saltos -, além da grande diversão por aqui é fazer tudo a pé, o calçamento de pé de moleque da cidade exige um cuidado extra, especialmente nos dias chuvosos.

4) Experimente a história

Tiradentes é história pura, então tire da cabeça a ideia que história é chato, e aproveite, e claro, explore muito, a oportunidade de conhecer algumas das igrejas mais importantes do período barroco brasileiro, sítios que contam a Inconfidência mineira, olhar monumentos do período mais importante do ciclo do ouro nacional, o catolicismo e como ele é parte intrínseca da cultura mineira, e tudo isso com um delicioso café e pão de queijo no meio da tarde.

Leia também: Guia de Tiradentes | Dicas e informações para a sua viagem ser ainda melhor

5) Mergulhe em novos sabores

Minas Gerais tem uma genuína história gastronômica. Daquelas de abraçar a gente, com cara e cheirinho de casa de avó. É a comida conforto mais autêntica e Tiradentes não é diferente: encanta os mais exigentes paladares. Desde comida original da roça, passando por clássicos da cozinha mineira e um imenso número de restaurantes espetaculares que fazem a tradicional culinária com olhos no século XXI. Tiradentes é antes de tudo uma experiência gastronômica.

6) Invista em um guia

Uma dezena de igrejas, um punhado de museus e algumas casas que viraram história. Sem um guia ao lado, todo esse rico patrimônio histórico se perde e vira só um ponto a ser olhado e fotografado em uma lista. Para curtir, o ideal é investir em guia, ao menos por um dia, para zanzar pelo centro histórico. Ele contará histórias e causos deliciosos da cidade, da vida cotidiana, além de, claro, os importantes acontecimentos que Tiradentes foi palco.

7) Abrace a cultura mineira

O mineiro sabe receber, apresentar uma esplêndida refeição e contar, com um imenso colorido, toda a sua história. Isso posto, vale lembrar também do delicioso “mineirês”, o sotaque carregado de sabor e cheio de expressões, que são um deleite para quem é de fora aprender. O escritor João Guimarães Rosa disse que Minas são muitas, assim, escancarando a riqueza e diversidade que sempre se viu por ali. Com fronteiras com Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul, o estado-síntese nacional, imprime a sua faceta mais encantadora em Tiradentes: um caldeirão cultural, brasileiro, traduzido em herança histórica, conforto e raízes, tudo açucarado com um potinho de doce de leite, feito em casa, ao fim da sua jornada. Aproveite cada segundo.

8) Faça um passeio na natureza

Além do centrinho histórico e todo o entorno da cidade, Tiradentes conta com uma série de passeios no seu entorno rural. Envolta pela Serra de São José, uma cadeia montanhosa de 12km, no sul de Minas Gerais, circunda as cidades de Tiradentes, São João del-Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves e Santa Cruz de Minas. A região tem diversas cachoeiras e, claro, trilhas, para os viajantes mais dispostos. Desde atividades mais leves, de poucas horas, até as mais exaustivas, passeios a cavalo e charretes, pedaladas e rapel. Escolha a sua e mãos à obra, você não vai se arrepender.

9) Ande de Maria Fumaça

O nome oficial é pomposo - Estrada de Ferro Oeste de Minas -, e não poderia ser de outra forma, já que foi inaugurada em 1881, pelo Imperador Dom Pedro II. Mas esse charmoso trecho de ferrovia, são 12km em funcionamento atualmente, transporta o viajante em um verdadeiro passeio no tempo. Com a locomotiva original, puxada a vapor, daí vem o nome de Maria Fumaça, o trajeto vai de Tiradentes, onde a manobra é feita em uma rotunda giratória, até São João del-Rei. O Funcionamento é de 4ª a 6ª - de 9h às 11h e 13h às 16h. Sábado: de 9h às 11h e de 14h às 16h, aos domingos de 9h às 13h.

10) Desconecte

Nós adoramos compartilhar as nossas experiências de viagem em redes sociais, certo? Por aqui, alguns pontos, especialmente fora do perímetro da cidade, tem internet bem lenta ou completamente inexistente. É um ótimo momento para soltar um pouco as notícias ou as redes sociais e aproveitar ao máximo a experiência maravilhosa que é viajar. Não existe investimento maior que podemos fazer.

Leia também: 7 incríveis atrações em Tiradentes

Planeje sua viagem para Tiradentes

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e foto: Viviane Auerbach.

E você, conhece Tiradentes? Viajou em qual época do ano? O que mais gostou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Jan 15, 2020 12:33 pm
Boas dicas! Tiradentes é uma cidade apaixonante

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 17, 2020 3:02 pm
Sem nenhuma dúvida é uma das melhores cidades para conhecer em Minas Gerais.





Booking.com

Voltar para “Tiradentes”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio