Durante vários anos, com o fim do ciclo do ouro e o tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, Tiradentes passou por um período de decadência. A ausência de uma atividade econômica regional e a impossibilidade de os moradores manterem os imóveis tombados com suas características originais, que exige investimentos elevados, fez com que a cidade passasse por uma grave crise.
No entanto, tudo mudou nos últimos 30 anos, quando começaram os investimentos no turismo local. E nesse momento, o tombamento, que aparentemente teria sido prejudicial para a economia da cidade, se mostrou como um dos seus maiores trunfos, pois as características originais encantam os visitantes.
Aos poucos foram surgindo hotéis e pousadas de charme, além de restaurantes de alta gastronomia, atraindo um público com maior poder aquisitivo, vindo de diferentes regiões do Brasil e até de destinos internacionais.
Apesar disso Tiradentes tem a característica de receber bem todos os turistas, e nas ruas, lado a lado, convivem e são bem recebidos, tanto aqueles que investem R$ 1.500,00 em uma diária de hotel, como quem gasta R$ 100,00 para pernoitar na cidade.
A gastronomia, da mesma forma, tem estabelecimentos que cobram 100 reais em um prato e outros que oferecem buffet por 40 reais o quilo. E quem quiser economizar ainda mais, pode adquirir produtos diretamente dos mercados locais. Vale lembrar que o café da manhã costuma ser gratuito nas pousadas da cidade.
É importante registrar que a história de Tiradentes, contada em suas ruas, becos, igrejas e monumentos públicos, está sempre à disposição de todos, gratuitamente, 24 horas por dia, sendo necessário apenas um pouco de disposição para andar.
O mineiro tem fama de receber suas visitas sempre com um queijo na mesa e um café no bule. E é exatamente assim que Tiradentes acolhe os seus visitantes, com um sorriso no rosto de seus moradores e um ambiente pelo qual todos se apaixonam.
Nessa cidade, que já teve ouro, por onde escravos andaram, que já vivenciou o nascimento e a morte de uma Inconfidência, todos os turistas, sejam aqueles que queiram gastar menos ou mais, e de todas as idades, se sentem muito bem-vindos. Por tudo isso, podemos afirmar que Tiradentes é cara e barata ao mesmo tempo, e tudo vai depender da forma como você deseja explorá-la.
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.